sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ MINUTO NOVO!!!


Mudam-se os calendários,
Trocam-se as folhinhas,
Que nos marcam os dias
Vividos entre intervalos
Decisivos a nos definir.

E, tolos, esperamos grandes
Mudanças determinadas
Pelos astros, pelos deuses
E ignoramos as velhas leis
Que regem os anos siderais.

Os ciclos são invenções humanas,
Somente nós podemos contá-los
Na busca do que está por vir.
E a veterana Terra gira para mim,
Também para ti, a nos gastar.

E gastos pelo velho ano,
Esperamos um novo ano,
Menos tirano a nos matar.
Um ano bom, um ano feliz,
Próspero em nossas preces.

Forjamos mil esperanças
Justificadas em crendices,
Porque somos a revolta,
A inconsciente revolta
Contra nosso próprio fim.

E essa revolta nos consome
Porque esperamos o grande,
A grandeza da eternidade.
E esquecemos que a grandeza
Está nas eternidades pequenas.

Não sejamos tolos! Acordem!
Comemoremos o minuto de agora
Apenas, pois essa é a escala
Que nos cabe neste mundo
Medido em milhões de séculos.

Olhem à volta. Estão vendo?
A felicidade está no arrastar
Do caracol. Na rosa que se abre,
No botão que promete outra rosa,
No menino que brinca com a mãe.

Olhem ao redor próximo e sintam
Que a verdade está neste minuto,
Que a esperança está neste minuto...
No anterior já não somos mais,
Assim como não somos no seguinte.

Feliz Minuto Novo, eis o que vale!
Um ano inteiro é apenas promessa
Que pode enganar nossas almas.
O que vale mesmo é este minuto
Em que podemos amar e sentir a vida!

(JFN)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Centro de distribuição de doenças funciona em Campo Comprido e é da prefeitura

Atenção Ministério Público: na unidade de saúde de Campo Comprido, que pertence à Prefeitura de Curitiba, o pessoal de enfermagem não sabe o que é limpeza e muito menos o que é uma luva ou máscara cirúrgica. Lá, eles vivem no maior desconhecimento dos velhos ensinamentos de Pasteur. Lavar as mãos entre um paciente e outro nem pensar. A ordem é: se chegar são tem que sair doente.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A jovem estrela

A imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble mostra Sh 2-106, uma região formadora de estrelas. Uma jovem estrela chamada S106 IR expele material a uma velocidade muito alta, espalhando gás e poeira em seu redor. A estrela, que tem aproximadamente 15 vezes a massa do Sol, vai se estabilizar em breve e começar sua fase adulta. Ela continua dentro de sua nuvem-mãe, mas 'se rebela' contra ela. O material expelido deixa o hidrogênio em volta muito quente – até 10 mil graus Celsius – e turbulento. (Foto: Nasa/ESA/Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conselho de arquitetos e urbanistas empossa diretores no PR


  
Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (14), em Curitiba, os conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-Paraná). “Com o CAU, os arquitetos e urbanistas trazem à sociedade brasileira o compromisso com a construção de um espaço nacional mais harmônico, justo e de qualidade”, disse Jeferson Dantas Navolar, presidente da nova entidade.
No discurso de posse, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, Jeferson Navolar citou a Carta de Recife, elaborada no último congresso dos arquitetos e que destaca o papel das cidades dentro do novo contexto econômico do Brasil, que se prepara para dois grandes eventos mundiais, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “As obras previstas não podem ser pontuais, observou o presidente do CAU. “Todo investimento e toda ação no território devem objetivar a redução da pobreza, a coesão social, a qualificação do ambiente e a preservação da memória, matriz de nossa identidade.”
Para Álvaro José Cabrini Júnior, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) o CAU veio para defender o cidadão pela arquitetura. “O sistema se divide, mas caminhamos lado a lado com as parcerias que devemos fazer”, disse Cabrini.
Por sua vez, em nome do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná, Claudio Menna Barreto Gomes afirmou que sentia muito orgulho pela criação do CAU. “Em nome do sindicato reconhecemos a legitimidade desta diretoria”, disse Claudio Menna.  
Durante a cerimônia, também fizeram uso da palavra o arquiteto e vereador Jonny Stica (PT-Curitiba) e a arquiteta Eneida Kuchpil, da Câmara Especializada do CREA-PR.
CONSELHEIROS - O primeiro Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná tem os seguintes conselheiros titulares: Jeferson Dantas Navolar (presidente), Laércio Leonardo de Araújo (conselheiro federal), Orlando Busarello, Carlos Hardt, Cláudio Forte Maiolino, Dalton Vidotti, João Virmond Suplicy Neto, Marli Antunes da Silva Aoki, Manoel de Oliveira Filho, Luiz Becher, Ricardo Luiz Leites de Oliveira, André Luiz Sell, Alexadre Faber Hulsmeyer, Eli Loyola Borges Filho, Glauco Pereira Júnior e Bruno Soares Martins.
Os conselheiros suplentes são: João Carlos Diório, Luís Salvador Petrucci Gnoato, Flávio de Oliveira Carvalho Neto, Antonio Carlos Zani, Adolfo Sakaguti, Silvana Weihermann Ferraro, Carlos Domingues Nigro, Leandro Teixeira Costa, Ideval dos Santos Filho, Taila Felleiros Lemos Schimitt, Antonio Ricardo Nunes Sardo, Carlos Antonio Galbe Domingues, Aníbal Verri Júnior, Jucenei Gusso Monteiro, Luiz Fernando Gomes Braga e Luiz Henrique Werlang Roncato.
Os conselheiros estaduais eleitos do CAU, mais o conselheiro federal, com seus respectivos suplentes, terão mandato até 31 de dezembro de 2014.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Arquitetos deixam o CREA e passam a ser fiscalizados pelo CAU a partir do dia 1º



No dia 14 toma posse o Conselho do Paraná, conforme legislação federal. Presidente do CAU-PR vai exigir arquitetos em prefeitura e que obras sejam executadas dentro de padrões técnicos de qualidade       

A partir de 1º de janeiro, caberá ao Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU) fiscalizar o exercício da profissão de arquiteto e urbanista; influir na formulação das políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade, planejamento territorial urbano, preservação do patrimônio edilício e natural. Também será responsabilidade do CAU regulamentar a organização da profissão, desde a formulação dos currículos mínimos das universidades, o cálculo da quantidade de profissionais a serem formados a cada ano; até as campanhas de esclarecimento à sociedade sobre o papel da arquitetura e urbanismo.
De acordo com o arquiteto Jeferson Dantas Navolar (foto), presidente eleito do CAU/Paraná, a criação do Conselho é um momento histórico para os profissionais da arquitetura. “Poucas profissões têm uma oportunidade como a nossa de criar um Conselho moderno e que nasce junto com a lei que regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo". 
Navolar adianta que entre as principais bandeiras do novo Conselho está a defesa de que as prefeituras mantenham pelo menos um arquiteto em seus quadros. “Ao regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista e definir pela criação do CAU, a Lei 12.378/2010 estabelece que caberá ao Conselho zelar para que a população disponha de projetos e serviços arquitetônicos executados dentro de padrões técnicos de qualidade. E isso só viabiliza desde que as administrações municipais contratem profissionais habilitados para fiscalizar a execução dos serviços”, esclarece o presidente do CAU.
Nesta quarta-feira, dia 14, no Plenarinho da Assembleia Legislativa os arquitetos e urbanistas paranaenses empossam os primeiros conselheiros do recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Os 15 conselheiros estaduais eleitos do CAU, mais o conselheiro federal, com seus respectivos suplentes, terão mandato até 31 de dezembro de 2014.
 Após 52 anos de luta os arquitetos e urbanistas de todo Brasil foram beneficiados por um dos últimos atos formais do ex-presidente Lula no final do seu governo. No dia 30 de dezembro de 2010 ele sancionou a Lei Federal nº 12.378, que regulamentou a profissão do arquiteto e urbanista e que autorizou a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.  


SERVIÇO:
Cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR)
Data: 14 de dezembro
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, S/N – Centro Cívico)
Hora: 10h
Informações: IAB-PR, telefone 3243-6464

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Feminista, socialista e polêmica, morre em Berlim escritora Christa Wolf

"Quem sou eu, de fato, e o que me impede de ser eu mesma?" A frase pode ser considerada a questão primordial de todos os livros escritos por Christa Wolf. Com ela, a autora começa seu romance Nachdenken über Christa T. (Em memória de Christa T.), a obra que marcou seu sucesso como escritora na então Alemanha Ocidental. Na RDA (República Democrática Alemã), ela já tinha uma carreira consolidada como personalidade aliada ao socialismo.
Seu conto Der geteilte Himmel (Céu dividido), uma história de amor inserida na questão da fidelidade ao Estado e da fuga do país, com uma pitada de crítica ao sistema cuidadosamente dosada, sedimentou para a especialista em literatura e editora de então, no ano de 1963, o caminho rumo ao ápice da literatura socialista. Em 1965, contudo, quando ela se posicionou contra a censura e a homogeneização da literatura, na famigerada sessão do SED, o partido único da então Alemanha Oriental, sua carreira vertiginosa no país foi de súbito cessada.
Os livros de Christa Wolf se tornaram artigos raros nas livrarias da RDA. Em contrapartida, sua reputação no lado ocidental foi se consolidando. Com Kindheitsmuster (Modelo de uma infância), seu romance publicado em 1976, a escritora da Alemanha Oriental se transformou em um nome comum entre os clássicos da literatura alemã dos dois lados do Muro. Continue lendo na DW...