terça-feira, 22 de abril de 2008

Como vai você, Otário?


Ele nasceu Otávio lá no Uberaba, nos idos dos anos 70. Ganhou o mesmo nome do pai. A mãe quis homenagear o maridão, homem íntegro e crente em tudo. O marido, polaco da cara vermelha, era tão crente que tinha a sua loiríssima mulher como santa. Com esses predicados ela gerou Otávio, negro como a noite sem lua, mas crente, muito crente, tal e qual o pai corno.

No começo teve muita conversa e fofoca. Mas, ninguém mais ligou para a cor do guri quando de fato se constatou que Otávio havia puxado o pai em matéria de fé. Já na infância, o moleque acreditou que Jaime Lerner era apenas um arquiteto bem intencionado e que o Negão – também conhecido como “Sem Futuro” - malandro das redondezas e que lhe dava doces e outras bugigangas, passava as tardes com sua mãe só para arrumar o encanamento da casa.

De tão crente, na escola, de Otávio para Otário foi um pulinho.

Hoje, aos 35 anos, Otário ainda acredita em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, duendes e que os vereadores trabalham. E mais, Otário não tem dúvida alguma que a musiquinha da propaganda de Curitiba na TV foi feita para ele.

É lógico que as rádios, TVs e jornais já descobriram a homenagem da prefeitura ao crente dos crentes. Em recente entrevista ao suplente de vereador Montanha – mais um erudito em busca de uma cadeira na Câmara – , Otário não escondeu nada, foi de uma sinceridade contundente. Banhado em lágrimas, disse ser muito feliz na cidade do prefeito Beto, o Breve.

Confira um trecho da entrevista:

MONTANHA – Caro cidadão Otário, eu preciso saber da sua vida, como vai você: a “Linha Verde” é um empreendimento imobiliário disfarçado?

OTÁRIO – Com fome, sem emprego, sem saúde, mas vou muito bem, obrigado. Quanto a pergunta queria dizer que a Linha Verde não é um empreendimento imobiliário. Como você pode dizer isso, a Linha Verde veio para resolver o problema de trânsito em Curitiba e que mal há se ela resolver também o problema do bolso dos empresários do ramo imobiliário?

MONTANHA – Você sabe que faltam 45 mil vagas em creches na cidade?

OTÁRIO – A prefeitura pensa no povo. As crianças têm que ficar com suas mães. Onde já se viu, deixar a gurizada em creche. Essas mães que reclamam são umas desnaturadas!

MONTANHA – Todas as pesquisas apontam a reeleição do Breve...

OTÁRIO – Eu acredito em pesquisas, principalmente na do Vox Populi e qualquer uma que tenha sido encomendada pelo pessoal do Beto. Acredito até, Montanha, que você fez muita caridade dando chance para as moças da noite aparecerem no seu programa. Você é uma grande alma, Montanha! A Câmara não sabe o que está perdendo!

Nenhum comentário: