quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O estelionato eleitoral das pesquisas em Curitiba

No próximo domingo vamos ter os verdadeiros números nas urnas. Para os institutos de pesquisa, o que se anuncia é a desmoralização. Nunca, eles abusaram tanto. O Vox Populi tem o mesmo resultado desde maio, quando anunciou que Beto Richa ganharia as eleições em Curitiba. Ontem, o Vox Populi voltou a insistir em seus números absurdos, 71% para Beto e 14% para Gleisi, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um número ínfimo de entrevistados.
Hoje, o Datafolha revela números diferentes, com o crescimento de Gleisi (PT), que passa de 15% para 20% e Beto cai de 72% para 68%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.
Notem a diferença entre as duas pesquisas realizadas praticamente na mesma época.
Tudo caminha para que tenhamos no domingo números bem díspares do que os apurados pelos institutos e só restará aos candidatos de oposição o choro e a possibilidade de alguns processos judiciais. Pouco, levando-se em consideração que o estelionato estará consumado. Eis, pois, o crime perfeito em virtude de uma legislação capenga.

P.S: P. Q. P.!!! Caros colegas, de uma vez por todas, Platão não é aumentativo de prato e muito menos percentual é o mesmo que pontos percentuais! 3 pontos percetuais não é a mesma coisa que 3%. Caso você não tenha atendado para este detalhe, não tente fazer qualquer análise, estude antes.

Nenhum comentário: