segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A reforma do "sifu"

Iniciamos a semana sob a égide das novas regras que regem a ortografia da Língua Portuguesa, que os "acadêmicos" conseguiram transformar num código burocrático que não está de acordo com o que é falado em Portugal e suas ex-colônias. Ora, esquecemos o que rege a formação de qualquer língua: a grafia não pode ser objeto de adivinhação na hora da fala, pois as novas regras não são claras, lógicas e não possuem fundamentação histórica.

O que causa espanto não é fato do Brasil ter assinado o acordo ortográfico. Afinal, isso é natural para um país que conta com Paulo Coelho e já contou com Roberto Marinho na Academia de Letras e que tem Lula presidente, muito conhecido pelo seu domínio do idioma de Camões.
Agora, Portugal aceitar a desfiguração de nossa língua, isso ninguém jamais entenderá.

Aliás, boa parte da imprensa transcreveu a expressão "sifu", de magnifico discurso de Lula, de forma errada, o correto seria "sifo". Mas no caso não importa, estamos "fodidos" desde o descobrimento e mais um pouco, quem liga?

Tentativa de alfabetização do Lula aos sete anos de idade:

Professora: Lulinha, o que é ortografia?

Lula: Companheira Fessora, estou convencido que é a fotografia do horto florestal ou da horta lá de casa que, aliás, o bode comeu!!!!!

Nenhum comentário: