terça-feira, 17 de março de 2009

Câmara discute "assistência religiosa" a doentes de Curitiba

Enquanto a população se bate nas filas dos postos de saúde da cidade para conseguir uma consulta, nossa brava Câmara de Curitiba ocupa-se em salvar a alma dos doentes.Vejam que discussão realmente do interesse da cidade que se deu no plenário daquela casa de leis na última segunda-feira, as notas são da assessoria de imprensa da Câmara:


Assistência

Mais de um vereador discutiu, na Câmara de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (16), a votação de proposta pelo vereador Jair Cézar (PSDB) para alterar lei que permite a assistência religiosa em hospitais civis, militares ou outras casas de internação coletiva.

Agenda
Atualmente, conforme a lei decorrente, de proposição do vereador Valdemir Soares (PRB), as visitas são permitidas apenas em acordo com a agenda da entidade hospitalar. Jair Cézar quer ampliar para a possibilidade de ser solicitada pelo paciente.

Essencial
Na opinião do parlamentar, a assistência espiritual é muitas vezes essencial para a recuperação do paciente. O projeto propõe liberdade para a definição deste tipo de visitas, sem horário específico, aos que estiverem em estado crítico ou terminal.

Bem-estar
Na visão do vereador Paulo Frote (PSDB), que discutiu o assunto na tribuna, “a assistência tipifica o bem-estar que muitas entidades hospitalares preconizam.”

Atitude
Para Noemia Rocha (PMDB), a atitude é transformadora. A parlamentar é integrante da comunidade evangélica Assembléia de Deus, embora o projeto seja de cunho ecumênico.

Líder
Abrir possibilidade do atendimento em momentos de dor, para auxílio e conforto, foi a opinião do líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSDB). “É Importante, nessa hora, ter um religioso, seja ele qual for, para levar o conforto necessário”, considerou o parlamentar. O parlamentar sinalizou que a matéria deve ser sancionada.

Adiamento
Diante de tantas opiniões, foi sugerida maior reflexão sobre critérios referentes ao assunto, com adiamento das discussões por três sessões.

Nenhum comentário: