quinta-feira, 19 de março de 2009

A França está parada: greve geral



A segunda greve geral convocada em menos de dois meses paralisa a França nesta quinta-feira, afetando transporte público, aeroportos, escolas, correios, empresas de setores de energia e telecomunicações e outros serviços do país, como rádios e TVs estatais. Em meio à crescente tensão social no país, os grevistas reivindicam que o governo francês tome medidas para proteger o emprego e adote iniciativas para melhorar o poder aquisitivo da população.
A paralisação conta com o apoio de 74% da população, segundo pesquisa, e também deve afetar empresas privadas, como montadoras, supermercados, bancos e grandes multinacionais que anunciaram demissões recentemente.

A situação social vem se deteriorando desde a última greve geral, em 29 de janeiro, a primeira de grande porte enfrentada pelo presidente Nicolas Sarkozy. Mais de 90 mil pessoas ficaram desempregadas em janeiro, número sem precedentes registrado em apenas um mês - e que representa o dobro do total registrado em dezembro de 2008. Desde então, outras grandes empresas anunciaram centenas e, em alguns casos, milhares de demissões.

Acima, cartaz do Partido Comunista convocando a greve.

Nenhum comentário: