Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram, nesta quinta-feira (20), o deputado federal Cássio Taniguchi (DEM-PR) por mau uso de dinheiro público, quando ocupava a prefeitura de Curitiba no Paraná, entre 1997 e 2000.
Pela decisão do pleno, Taniguchi teria que cumprir seis meses de prisão, mas considerando a pena aplicada, o crime já prescreveu. Com isso, o tribunal não terá como punir o deputado. Taniguchi também não pode recorrer da decisão.
A quitação da dívida ainda teria sido feita com dinheiro recebido por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em transportes na cidade.Em sua defesa, os advogados do deputado do DEM alegaram que não havia elementos para comprovar a responsabilidade do ex-prefeito sobre as acusações. “A figura do prefeito não tem poder sobre o pagamento de qualquer precatório. O simples fato de ser chefe do poder Executivo municipal não presume a sua responsabilização penal”, diz a defesa.
Depois de publicada a condenação e passado o prazo para questionamentos, Cássio Taniguchi passará a ser um parlamentar ‘ficha suja’, mesmo não cumprindo pena. Leia matéria completa no G1...
Nenhum comentário:
Postar um comentário