quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Zumbis curitibanos nas unidades de saúde

Com gente morrendo nas Unidades de Saúde de Curitiba, sem remédios e médicos, é de muito mau gosto a "notícia" distribuída pela prefeitura dizendo que o município vai financiar bloco de zumbis no Carnaval. Veja que beleza de abertura de "matéria": É domingo de Carnaval, você anda a pé ou de ônibus por Curitiba e de repente topa com um morto-vivo que parece saído de um filme de terror? Não se assuste, é gente do bem. É apenas um zumbi da quinta edição da Zombie Walk, uma caminhada carnavalesca diferente, à luz do dia".
O povo curitibano também espera um apoio "estrutural" nos postos de saúde, consulta com especialista prazo mínimo é de seis meses, não tem consulta para o mesmo dia, não tem medicamentos básicos. Assim, nem zumbi sobrevive na cidade. 


Carnaval 2013

Zombie Walk sai no domingo com apoio da Prefeitura

06/02/2013 09:25:00
É domingo de Carnaval, você anda a pé ou de ônibus por Curitiba e de repente topa com um morto-vivo que parece saído de um filme de terror? Não se assuste, é gente do bem. É apenas um zumbi da quinta edição da Zombie Walk, uma caminhada carnavalesca diferente, à luz do dia.
Organizada por meio das redes sociais, a Marcha dos Zumbis teve tentativas anteriores, mas acontece pra valer mesmo desde 2009, integrada ao Psycho Carnival e sempre no domingo da folia. Este ano, portanto, está marcada para o dia 10, com concentração a partir do meio-dia na Praça Osório/Boca Maldita. A saída será às 14h30 e segue em direção às Ruínas de São Francisco.
Desta vez, a Zombie Walk conta com o apoio da Prefeitura na parte da segurança e ano que vem “estaremos oficialmente no calendário do Carnaval de Curitiba”, comenta Docca Soares, organizador junto com Flávia Nogueira.
O evento nasceu em Toronto, Canadá, mas existe mundo afora e em várias capitais e cidades brasileiras, conta Docca Soares. A inspiração vem do cinema, do cineasta novaiorquino George Romero, realizador de filmes como “Zombie, o Despertar dos Mortos”, “Terra dos Mortos” e outros do gênero. Curitiba perde em tamanho para a de São Paulo, mas advoga para si o status de “melhor e mais organizada Zombie Walk do Brasil”.
Ficou com vontade de participar e tem vergonha de andar zumbizado até chegar ao local da concentração? Pode optar pela compra da maquiagem, na barraca que estará no local. Leve uma esponjinha para limpar o próprio rosto e, pagando entre R$ 10 e R$ 20, o pessoal deixa você com cara de zumbi, de simples base e olheiras até isso e mais sangue, ou isso e mais ainda uma cicatriz pequena. Depois é caminhar meio descoordenado, feito zumbi, mas com muita educação e respeito e sem abusos, que a festa é de família.
A expectativa é de ter a participação de 7 mil pessoas este ano, já que as confirmações via internet ultrapassaram 4 mil. “A festa não nasceu com a intenção de reunir multidões, mas sim amigos pra fazer barulho. É extremamente familiar, vêm até pessoas com bebês no colo”, diz Docca. E lembra um dos cartazes de promoção da festa: “Somos Zumbis... Mas somos conscientes! Vamos manter nossa festa livre de ocorrências, nada de objetos que possam ser usados como armas, drogas, álcool. E respeito ao trajeto, para que continuemos com orgulho de um evento sem incidentes, como em todos os anos!”.
A 5ª Zombie Walk faz parte do 14º Psycho Carnival, um festival de bandas nacionais e estrangeiras que vai da Festa do Esquenta,sexta-feira (8), até a terça-feira (12), no Espaço Cult. É um grande evento do gênero musical psychobilly, mistura de punk rock com rockabilly - que, por sua vez, é o rock americano anos 1950 com pitadas de country 1940-50, chamada nos EUA de hillbilly.
Este grande evento psychobilly trará a Curitiba mais de 30 shows com bandas nacionais – como “Os Cervejas” e “Ovos Presley” – e internacionais – entre as quais “Demented Are Go” (País de Gales) e “The Swampys” (Bélgica). Também terá exposição do designer gráfico Beto Janz, Bazar Kultura Kustom ePsychoCARCarnival – carros antigos, hot rods, muscle cars –, além da Zombie Walk, a marcha dos zumbis no domingo de carnaval.

Nenhum comentário: