sexta-feira, 23 de maio de 2008
Deputado aponta especulação imobiliária na Linha Verde e prevê o caos em Curitiba
O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) pretender convidar os engenheiros da URBS, técnicos em trânsito e outros profissionais para debater a obra que pode ocasionar o maior caos da história do trânsito do Paraná: a Linha Verde, trecho na Região Metropolitana de Curitiba da BR-476, antiga BR-116, entre o Atuba e o Pinheirinho. O parlamentar assinalou ainda que a mudança imobiliária no trecho não pode ser fator determinante para manter os erros do projeto original.
"Queremos entender e que seja justificado o porquê de não aceitarem as mudanças que estou propondo, com adesão do sindicato de taxistas, motoristas de ônibus, transportadoras e de centenas de cidadãos que já se manifestaram apoiando o projeto", explicou Kielse. Segundo o deputado, a busca por parcerias e recursos com o governo do Estado e o governo federal mostram que seu objetivo não é atrapalhar a Linha Verde. "Quero ajudar a solucionar o congestionamento permanente e também o futuro, que vai ser muito pior".
Kielse aponta que a ausência de trincheiras e viadutos e a instalação de mais semáforos no trecho irão travar o trânsito, principalmente em horários de pico. "Querem transformar a BR numa avenida como a Visconde de Guarapuava, mas ninguém calculou o volume de tráfego nem fizeram os estudos necessários", explicou o parlamentar. O projeto original da Linha Verde não prevê a construção de trincheiras, viadutos nem alças de passagem aos já existentes.
A explicação do deputado é confirmada pelo relatório do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), divulgado na última semana em plenário da Assembléia Legislativa. O documento do órgão federal aponta 43 irregularidades no projeto do Eixo Metropolitano e sugere 53 modificações, incluindo a construção de viadutos e trincheiras nos cruzamentos necessários. "A BR não pode ser transformada numa avenida só ao bel prazer por causa de especulação imobiliária. Em pouco mais de um ano, teremos o maior congestionamento do Brasil num trecho de BR quer corta uma cidade", alertou Kielse.
O deputado afirmou que pretende resolver o problema através de discussões e sem pretensões de ocasionar um embate político com o prefeito Beto Richa. "Minha posição é embasada num problema viário da Região Metropolitana de Curitiba, independente de quaisquer questionamentos de ordem partidária. Mas não posso fechar os olhos enquanto os problemas da Linha Verde e o aumento do fluxo de veículos na capital paranaense por ano, o maior de todas as capitais brasileiras, causarão problemas ainda maiores caso as soluções não sejam colocadas em prática", esclareceu Kielse.
Kielse explicou que as obras devem ser interrompidas o mais rapidamente para realizar as adequações necessárias. "Nosso projeto é viável, já que usaríamos a obra que está iniciada para adaptar as mudanças. Não queremos que tudo seja destruído depois de pronto, o que seria um desperdício de dinheiro público e uma irresponsabilidade ainda maior por parte da Prefeitura de Curitiba", finalizou.
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