segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Faltou investimento em trânsito e transporte em Curitiba


Especialistas em trânsito acreditam que faltou investimento no setor. “Várias gestões se preocuparam apenas com o pontual, vendo só dois, três anos à frente. Ninguém quis investir a longo prazo”, aponta o engenheiro civil Eduardo Ratton, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele diz acreditar que com a baixa qualidade do transporte, quem puder, vai migrar para o carro, o que deixará o trânsito um caos ainda maior. Como solução, Ratton diz que há medidas pontuais, como a construção de trincheiras, viadutos e a sinalização inteligente. A longo prazo, deveriam ser criadas soluções para evitar o deslocamento das pessoas e descentralizar a vida na cidade, criando pólos nos bairros. Professores da UFPR, Pedro Akishino e Camilo Borges Neto afirmam que é difícil solucionar o problema. “O metrô é caro. Para haver financiamento é preciso que as empresas tenham certeza de retorno. E o tempo de obra é muito extenso”, dizem. Ao contrário de Curitiba, em Bogotá, na Colômbia, as vias exclusivas dos biarticulados permitem ultrapassagem, o que garante mais eficiência e rapidez ao sistema. “E agora, como vão alargar a República Argentina?”, questionam os pesquisadores. Mais...

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