quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ducci, o prefeito asterisco de pé de página e o ingrato calor glúteo



É do costume e tradição do Magna Curitiba apor dísticos e títulos de nobreza aos nomes de nossos ilustres governantes. O ex-prefeito Carlos Alberto Richa, o Berto Richa, por exemplo, foi o nosso queridíssimo putus bonus - no velho latim, "o bom menino".

Como Luciano Ducci o sucedeu no trono, porém insiste em ser prefeito, mas não no lugar do prefeito, por sugestão dos leitores deste blog, ele ganha o direito de ter aposto ao seu nome o título de prefeito asterisco, ou seja, um cidadão que vai ser citado por algum tempo nos livros de história apenas como um asterisco referente a uma nota de pé de página.

Assim, enquanto for de interesse histórico, o nome de Ducci aparecerá desta maneira nos livros escolares: "Na funesta administração do tucano Berto Richa (*) a cidade foi entregue à barbárie da propaganda enganosa e à farra das empreiteiras".

Notem que este asterisco é o Luciano Ducci que será o sujeito no pé da página que assumiu o mandato renunciado de Berto Richa e que fez questão de enfatizar que era apenas um eventual substituto, sem luz própria e destinado ao esquecimento histórico.

Notem ainda, que a comunicação de Berto, a mesma de Ducci, sempre colocou o vice com igual importância que tem o nada. Tanto é que a foto de Ducci raramente figurava nos "press releases" distribuídos pela prefeitura.

Depois que ele assumiu, a "sua equipe de comunicação", por pura falta de opção, começou a mostrar a foto do prefeito asterisco, mas só distribui material da prefeitura que tenha pelo menos uma citação ao vitaminado ex-prefeito Berto Richa - agora, com um novo título modestamente oferecido por nós: Berto Richa, o ingrato.

Nada sai da prefeitura de material para a imprensa em que Ducci não faça pelo menos uma citação a Berto, um elogio, um lembrete de que a cadeira da prefeitura ainda recebe o calor glúteo do ingrato.

Mas vamos mudar de assunto, alguém aí conhece a fábula dos dois asnos, um carregado com fardo de algodão e outro com um pesado fardo de sal?

3 comentários:

Anônimo disse...

Zé,
Fico contente que v. tenha gostado da minha idéia, mas acho que um título melhor seria Ducci, o tampão. Ele tem cara disso, não acha? Tampão!
De sua amigona! Ontem v. errou e disse "amigão". abç e bjs.

Prof. José Fernando disse...

Prefeito Tampão, as pessoas vão demorar para entender. Talvez Tampax ou O.B., mas são marcas registradas, emboram vivam em lugar bacana, embora com função desconfortável.
abraço, amigona!

Prof. José Fernando disse...

Troféu digitando o futuro!

O correto é: embora vivam em lugar bacana, porém com função desconfortável.

Abç