Os dois principais institutos de pesquisa do país apontam a vitória de Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial deste domingo (31). Tanto no Ibope quanto no Datafolha divulgados neste sábado (30), a petista permaneceu estável em relação aos últimos levantamentos e manteve uma dianteira de pelo menos 10% sobre José Serra (PSDB). Se as previsões dos institutos se confirmarem, Dilma será eleita o 42.° presidente da história e a primeira mulher a ocupar o posto político mais importante do país.
Na pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, Dilma aparece com 52% das intenções de voto, contra 40% de Serra. Brancos e nulos somam 5% e indecisos são 3%. O levantamento anterior, divulgado na última quinta-feira, mostrava a petista com 52% e o tucano com 39%.
Considerando-se apenas os votos válidos -- que excluem brancos, nulos e indecisos --, Dilma tem 56% e Serra, 44%. Os números mostram uma pequena oscilação em relação à pesquisa anterior, quando a petista tinha 57% contra 43% do tucano.
De acordo com o levantamento do Ibope, 86% dos entrevistados afirmaram que seu voto é definitivo e 11% admitiram que ainda podem mudar o voto.
Datafolha
Nos votos totais levantados pelo Datafolha, Dilma aparece com 51% contra 41% de Serra. Ambos oscilaram positivamente um ponto cada em relação à pesquisa divulgada na última sexta-feira. O porcentual de indecisos continua em 4%. E há também 4% de eleitores decididos a votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Segundo o Datafolha, a petista chega ao dia do segundo turno das eleições com 55% dos votos válidos, aparecendo dez pontos à frente de Serra, que tem 45%. No levantamento anterior, Dilma tinha 56% e Serra estava com 44%. LEIA MAIS NA GAZETA DO POVO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário