quinta-feira, 13 de março de 2008

Lectio I


comarchus fur est.

O prefeito é ladrão.


1 - Vocabulário

comarchus – é um substantivo masculino da segunda declinação. Aqui aparece no nominativo e significa chefe ou prefeito de aldeia (Comarco). Genitivo: comarchi.

fur – é um substantivo masculino da terceira declinação. Aqui aparece no nominativo e significa ladrão, mas no sentido daquele que rouba às ocultas; velhaco, patife. Em Latim, existe também a palavra latro, neste caso, o ladrão que assalta. Genitivo: furis.

est – terceira pessoa do indicativo presente do verbo sum (ser). Conjuga-se: sum, es, est, sumus, estis, sunt – sou, és, é, somos, sois, são.

2 - Pronúncia

“Cómárkus fúr éste.”

Obs: Em Latim não existem sinais gráficos de acento, portanto, os acentos que aparecem são somente para marcar a pronúncia.

Em Latim todas as letras são pronunciadas, portanto, atenção na pronúncia de est.

Usamos aqui a pronúncia reconstituída.


3 - Gramática

Aqui temos uma das frases mais simples em Latim ou em qualquer língua: substantivo + verbo de ligação + predicativo do sujeito, que pode ser um substantivo ou adjetivo. Neste caso, o verbo está ligando dois substantivos, ou nomes (nominativo). Portanto, temos comarchus como sujeito e fur como seu predicativo. Só para lembrar, verbos de ligação têm predicação incompleta, portanto, estes verbos exigem predicativo, jamais objeto.

Obs: como veremos com mais detalhes nas próximas lições, a ordem das palavras na frase latina não compromete o sentido daquilo que se quer dizer. Mesmo que o verbo apareça no final da frase, como quase sempre aparece, o sentido da frase não muda.

Por hoje é só!

Nenhum comentário: