segunda-feira, 12 de maio de 2008
Prêmio Magna Curitiba de Aritmética Elementar
Noventa e nove por cento dos jornalistas que conheço têm enormes problemas com a Matemática. Não, minto, com a Aritmética Elementar mesmo: aquela das quatro operações fundamentais. Por isso estamos instituindo o prêmio Magna Curitiba de Aritmética Elementar, para incentivar nossos colegas ao estudo desta disciplina tão essencial a nossa profissão. Na realidade, de tanto ver besteira escrita e calculada, o Magna Curitiba defende a introdução desta cadeira na grade curricular das nossas faculdades de Jornalismo. O prêmio é um pacote de bolacha Maria que deve ser consumido num sábado à tarde no Passeio Público após o assovio do hino de Curitiba. Uma garrafa de Cini, sabor framboesa, também acompanha a premiação.
Resolva os problemas e nos encaminhe a resposta:
1- A frota de carros em Curitiba cresce a uma taxa de 9,7% ao ano. Em abril, a frota registrada em Curitiba era de 1.054.535 veículos. Pergunta-se: quantos anos serão necessários para a frota da capital paranaense dobrar, considerando a taxa de crescimento constante?
2- O mesmo problema, mas agora com números absolutos. Curitiba recebe aproximadamente 500 veículos novos todos os dias em suas vias. Quantos anos serão necessários para que a frota dobre seu número atual? Considerar para efeito de cálculo 1.054.535 veículos.
3- Qual diferença encontrada entre os dois cálculos. Quais os fatores que podem ter determinado esta diferença?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário