segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Empresa de radares de Curitiba e que antende à Urbs, é alvo de denúncias

A Dataprom, única empresa a apresentar proposta para administrar o serviço de radar de velocidade em Londrina numa licitação em março deste ano, tem sede em Curitiba. No site da empresa, a informação é de que a companhia existe desde 1988 e oferece "soluções tecnológicas inteligentes". Esta empresa também costuma freqüentar os editais da Urbs, empresa que gerencia o trânsito em Curitiba e é responsável pelos radares.

Em março, o Londrix denunciava:

A Prefeitura de Londrina é alvo, mais uma vez, de suspeita sobre uma licitação aberta pelo Município e que estaria "viciada". Na manhã desta segunda-feira (26), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) abriu a proposta única da empresa que quer fornecer por locação radares de velocidade em Londrina e administrar o serviço. Trata-se da Dataprom.
O problema é que o Conselho Municipal de Trânsito protocolou em cartório no último dia 23, sexta-feira, um documento com o nome justamente desta empresa, que estaria "marcada" para vencer a licitação. Hoje, durante a abertura das propostas, das 27 empresas que retiraram edital e das seis que fizeram visitas técnicas aos pontos de instalação dos radares, somente a Dataprom apresentou-se para a "disputa".
Fábio Theóphilo, presidente do Conselho, pede providências do Ministério Público e também medidas administrativas por parte da Prefeitura de Londrina, que pode ser alvo de ação por improbidade administrativa - que envolveria o presidente da CMTU, Francisco Moreno, e o prefeito Nedson Micheleti.
A Prefeitura pretende alugar 47 radares e fixou preço de R$ 3,8 mil, por aparelho, durante 30 meses. Além disso, a empresa terceirizada teria participação da receita gerada pelas multas. Para Theóphilo, existem duas irregularidades: o preço, superfaturado em relação à media paga por outros municípios, e o rateio da receita com autuações.

No site da Dataprom são identificados os seguintes clientes do Sistema de Tráfego Urbano:


CCTT
CET RIO – Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro
ECOVIAS dos Imigrantes
FOZTRANS
IPPUL
Prefeitura Municipal de Joinville
Secretaria de Transportes
Secretaria Transportes de Maringá
SEMTUR - Secretaria Municipal de Transportes Urbanos
URBS - DIRETRAN

Nenhum comentário: