Nesta terça-feira é a vez do Vox Populi divulgar sua pesquisa. Na realidade nem precisa, pois no final de março ele já antecipou os números. Recordemos, a partir da nota abaixo da coluna da jornalista Maria Cristina Fernandes, do jornal Valor Econômico.
Veja que primor de nota:
Ansiedade de cidade grande - Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivesse uma obra por dia para inaugurar em Curitiba até outubro não evitaria a reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) e a derrota da candidata petista Gleise Hoffmann, ex-diretora de Itaipu e mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A aposta é do diretor do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra. Veterano em eleições, Coimbra até arrisca um placar em Curitiba - 70% (Richa) a 10% (Gleise) - em defesa de sua tese que não é presidente que elege prefeito.
Para sabermos realmente de quem é esta voz, vamos ter que gastar nosso latim:
vox populi, vox dei...
vox pecuniae.
vox – (a) voz. Nominativo singular da terceira declinação. Genitivo: vocis.
pecuniae – (do) dinheiro, (do) pagamento. Genitivo singular do substantivo feminino pecunia (nominativo, primeira declinação). Outra tradução para vox pecuniae seria : A voz do pagamento.
populi – (do) povo. Genitivo singular do substantivo masculino populus (nominativo, segunda declinação). vox populi = a voz do povo. vox dei = a voz de deus. vox populi vox dei = a voz do povo é a voz de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário