sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Encontramos mais uma análise de pesquisa


O Magna Curitiba ficou dois dias de plantão num bar do bairro da Barreinha esperando encontrar o melhor analista de pesquisas desta capital inventada. O grande Estanislaw Takeuspa, doutor em Matemática Pelo Método Confuso, e especialista em Álgebra da Picaretagem.
O nosso calculista foi achado somente hoje quando passava pelo terminal do Barreirinha, com uns bagulhos debaixo do braço. Perguntado porque não foi ao bar para acompanhar o resultado da pesquisa do Ibope, disse:
"Oras! Táva vendo uns lance aí. E eu já sabia o que ia dar!"
"E o que achou?"
"Tá aqui a análise", tirando um papel branco do bolso (foto ao lado, clique na imagem e amplie).
Examinamos o papiro com cuidado e logo percebemos que era uma fotocópia da análise do Datafolha.
"Mas... Takeuspa, isto é uma cópia do Datafolha!"
"Então, tá aí minha análise!"


Para quem não conseguiu ler a análise do Takeuspa sobre a enquete do Datafolha, trata-se de radicalizações da margem de erros. A análise 45, e não 15, acrescentou 3 pontos percentuais sobre todos os candidatos de oposição, brancos, nulos e indecisos. o resultado, dentro da "margem de manipulação" é que tudo soma 71%.
A margem de errro do Ibope é maior, 4 p.p.
"Então pode dar variação, mas o que importa é a tendência que se confirma: continuamos sendo enrolados", afirmou nosso brilhante Takeuspa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ou vc começa a sair dos botecos mais cedo e pedir votos contra ou então o Richa vai chegar aos 99,9% de inenção de votos.
Mexa-se.