sexta-feira, 27 de março de 2009

Vereadora quer exposição de esculturas de fundadores de Curitiba



Seis esculturas que representam as principais figuras da fundação da cidade de Curitiba, feitas em bronze e com quase dois metros de altura, aguardam um parecer de órgãos públicos para serem colocadas à visitação. Após mais de um ano sem definição, a vereadora Julieta Reis (DEM) cobrou nesta semana, na tribuna da Câmara Municipal, “uma solução para o impasse do local mais apropriado, conforme indicação da Fundação Cultural de Curitiba e o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).”
As esculturas, viabilizadas através de incentivo cultural, pretendem atrair a população para que conheça os responsáveis pela história da cidade, que completa 316 anos neste domingo (29). A vereadora Julieta Reis lamenta que ainda neste aniversário de fundação as esculturas não estejam num local adequado. Conforme suas explicações, a primeira sugestão de local, o espaço público no Centro Cívico, tornou-se um problema. Tudo indica que o Conselho do Centro Cívico não permite, alegando modificações no projeto paisagístico original. A parlamentar, entretanto, questiona a alegação. “Já são tantas as modificações na Praça Nossa Senhora de Salete que não se justifica essa argumentação”, reclamou. Na opinião de Julieta, “a colocação das esculturas no Centro Cívico iria valorizar o espaço em frente ao Palácio Iguaçu e facilitar a visitação pública das peças, que se encontram em estado de abandono.”
Para os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Pedro Paulo (PT) e Omar Sabbag Filho (PSDB), o assunto precisa ser analisado com brevidade, considerando uma possível deterioração das peças e negligência ao trabalho realizado com dinheiro público, através do incentivo cultural.

Um comentário:

Julian disse...

A gente perdeu a classe! Já fomos melhor nestes assuntos. É preciso ter uma política municipal para esculturas públicas.
Não se trata do projeto específico.