terça-feira, 26 de maio de 2009

Usina de lixo revela primeiro mistério


O vereador Tico Kuzma (PSB) conseguiu desvendar um mistério. Ao visitar a Usina de Valorização de Rejeitos, em Campo Magro, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, o parlamentar encontrou, no Museu do Lixo, um busto sem identificação. A única informação era que a peça tinha sido recolhida pelos caminhões da prefeitura. Depois de dois meses de pesquisa, descobriu-se que o busto é de Gottlieb Müller, o fundador da Metalúrgica Müller.
A busca por informações começou em março, quando Kuzma visitou o Museu do Lixo, espaço reservado para reunir objetos de valor e interesse histórico recolhidos pelos caminhões do Lixo que não é Lixo e do programa Câmbio Verde, da prefeitura. Após a publicação da foto num jornal da cidade, Carlos Alberto Brantes e Rosy de Sá Cardoso, do Instituto Histórico e Geográfico, conseguiram identificar o busto, seguindo informações do ex-prefeito e atual presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Rafael Greca.


Muito bem, vereador Tico. Mas para estes outros grandes mistérios de Curitiba o vereador ainda não tem respostas:

Por que o IPCC, uma ONG, funciona dentro da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), presidida pela mulher do prefeito, Fernanda Richa ?
Por que o lixo reciclável da cidade é encaminhado para esta ONG?
Por que o lixo reciclável de Curitiba não é licitado?

Quanto é que esta ONG fatura com o lixo separado pelo cidadão curitibano?

Quem controla este faturamento?

Quem elege a diretoria desta ONG?
Por que a Câmara nunca fiscalizou esta ONG? Quantos funcionários desta ONG trabalham hoje sob o regime CLT na Prefeitura de Curitiba?
Qual a função destes funcionários em época eleitoral e como eles garantem seus
empregos?


O Ministério Público poderia dar uma mãozinha para nossos vereadores caso eles se atrapalhem nas respostas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em relação à prefeitura de Curitiba, a única coisa que o Ministério Público oferece é uma GAVETINHA, José, uma GAVETINHA.

Edson Luiz Vieira disse...

Virou um cabidaço de emprego. Tá saindo empregado pelo ladrão. É só conferir...