segunda-feira, 22 de junho de 2009

O fantástico Caixa 2 do Beto Richa e o fim do 3º Reich Tingui


É notável o esforço da turma do jabá na defesa do guardador de fantasma, Beto Richa. Perderam a vergonha de vez. Mas é bom acompanhá-los, afinal, diante de tal espetáculo, dizia Virgílio, nada mais nos resta além do riso.
Lembremos, pois, nosso velho amigo Nicolau: metade do sucesso depende da virtude e a outra metade da fortuna. O que fazer quando as duas resolvem abandonar o barco? Beto sempre contou com a sorte, ou seja, com a inconstante fortuna, e com a propaganda comprada a preço de ouro para destacar as virtudes que jamais teve. A fortuna não aguenta desaforo e um dia cansa. E a propaganda tem lá seus limites.
Cassio Taniguchi também usou da mesma fórmula e foi jogado no limbo político de Curitiba e do Paraná por meia-dúzia de páginas escritas a lápis, no que se configurava um suposto Caixa 2. Não havia imagens. Não havia outros documentos e praticamente só a Folha de S. Paulo tomou para si as denúncias.
Para Cassio, não houve Fantástico em horário nobre, não houve Gazeta de Domingo. A repercussão na imprensa local fora praticamente nula. Mas eis a força da mídia nacional tão menosprezada pelos defensores do indefensável: inocente ou não, Cassio carrega na testa a marca de Caim, o que inviabiliza quaisquer projetos políticos no Paraná e por isso ele está em Brasília.
Mas o que deixa atônito o povo instalado no Palácio 29 de Março é não saber exatamente de que sítio atira a artilharia inimiga - e até mesmo quem é o inimigo. O que dificulta sobremodo a instalação da defesa. Está claro que, por arrogância e incompetência política, os amadores generais de meia estrela do desafortunado prefeito foram construindo o abismo que está a meio passo deles todos. A pergunta é, neste momento de crise aguda, como conter os vários grupos de guerrilha, inclusive os internos, que prometem ações mais espetaculares ainda?
Embora queira demonstrar que não, o pessoal do jabá sabe que exércitos de mercenários só têm compromisso com a própria pele e o salve-se quem puder é o primeiro sinal do fim do projeto do Terceiro Reich Tingüi.

Nenhum comentário: