sexta-feira, 31 de julho de 2009

Belinati quer passe-livre para desempregados


Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Antonio Belinati (PP) pretende criar no Paraná o passe-livre para desempregados. De acordo com a proposta, as empresas que operam o transporte de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado deverão fornecer 30 passagens gratuitas por mês para trabalhadores que estejam sem trabalho.

Para receber o benefício o interessado precisa estar procurando emprego. O controle para que isso realmente aconteça deverá ser feito por um órgão designado pelo governo do Estado, segundo o projeto. Este órgão ficará encarregado de cadastrar os desempregados interessados e fiscalizar para que os passes-livres sejam efetivamente usados para a procura de emprego.

Segundo Belinati, o projeto é importante porque beneficia pessoas que estão passando por dificuldades. “A maioria das pessoas desempregadas geralmente não tem dinheiro, nem mesmo para pagar a passagem de ônibus. Muitos moram longe da empresa onde poderiam ir, na expectativa de conseguir o trabalho desejado”, diz.

O deputado acredita que o passe-livre para os desempregados terá pouco efeito na economia das empresas concessionárias do transporte metropolitano. “Mas para quem está sem emprego, o benefício será de grande valor social”, justifica.

O projeto deverá ser analisado pelas comissões especiais da Assembleia, antes de ser levado para votação em sessão plenária.

Nenhum comentário: