sexta-feira, 24 de julho de 2009

Prefeitura de Curitiba exclui PT das reuniões sobre a Copa


O vice-líder da bancada do PT na Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo, diz que não tem sido convocado para as reuniões da Comissão Especial de Assuntos da Copa 2014 com a prefeitura. O parlamentar, que é o relator da comissão, questiona a falta de debate sobre o metrô com os municípios da região metropolitana.
"Do ponto de vista dos investimentos públicos, o Brasil vive momento excepcional. O PAC da Copa, que será lançado pelo governo federal, garantirá recursos para obras com sustentabilidade e a garantia de sua execução e conclusão até um ano antes da Copa. A sustentabilidade do metrô curitibano está na sua integração com a região metropolitana e, até o momento, não soube de nenhuma reunião envolvendo as prefeituras das cidades vizinhas neste debate", explica o vereador.
Pedro Paulo já agendou audiência em Brasília, nos próximos dias, para buscar informações no Ministério do Planejamento. O ministro Paulo Bernardo disse à imprensa que tem dúvidas quanto ao cumprimento das metas. “Se a prefeitura de Curitiba demorou mais de um ano só para licitar o projeto básico (do metrô), não dá para ter certeza que esse prazo será cumprido”, disse o ministro.
O Ministério das Cidades anunciou nesta semana o repasse de R$ 3 bilhões para investimentos em obras para a Copa de 2014. Os recursos são do Pró-Transporte, programa de financiamento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e serão destinados à realização de obras estruturantes destinadas exclusivamente à Copa no Brasil.
Segundo o ministro Márcio Fortes, o governo federal também prepara o anúncio de pacote de obras, o chamado PAC da Copa, que prevê parcerias com as prefeituras e governos estaduais, além do setor privado.

Nenhum comentário: