terça-feira, 19 de outubro de 2010

C'est la vie, mes camarades

Creia, ela é de verdade! - Lembro-me de um texto de L. F. Veríssimo em que ele dizia que só acreditava naquilo que podia tocar, portanto não acreditava em Luiza Brunet, que aqui (na foto) aparece aos 48 anos na quadra em que se escolhia o samba enredo da Imperatriz para o Carnaval 2011, no Rio de Janeiro.

Petiscos Jesus te chama! - Vi um anúncio hoje de um restaurante oferecendo petiscos com "80% Off". Sempre desconfiei de descontos, ainda por cima em restaurantes. E neste caso, o "off" é para jogar fora mesmo.

Llosa em Curitiba - Ainda em meados da década de 90, Mario Vargas Llosa (74) esteve aqui em Curitiba a convite, se não me engano, do então prefeito e seu amigo Rafael Greca. Entrevistamos Llosa e não saiu uma linha sobre literatura. Infelizmente, a nossa pauta era sobre política, pobreza de nossos pauteiros que pensavam ser mais importante para o leitor notícias sobre o hoje esquecido Fujimori do que os imortais personagens de Llosa.

Curitiba polaca - Sempre fui crítico da administração Grega na prefeitura de Curitiba. Mas hoje tenho que reconhecer que a cidade era outra na época dele: bela e bucólica como uma polaca de rosto rosado. Curitiba respirava cultura e no presente respira o cheiroso ar do lago do Parque Barigui. Desta época, somente nos sobram monumentos abandonados pela atual administração do prefeito que ninguém sabe o nome, como o erguido em homenagem a Belarmino e Gabriela, no centro da capital paranaense.

Greca, o democrata - Outra diferença que marcou a vida de Greca como prefeito, deputado e ministro. Brigava com os críticos, porém nunca censurou ou tentou calar quem quer que fosse. É um democrata. Resmungão, mas democrata.

Pergunte ao Takeuspa: O país planejado por Serra seria fundamentalista cristão em contra posição aos fundamentalistas que seguem linha por linha do Corão?

Pergunte ao Xunda: o Sol vai continuar se comportando como turista em Curitiba? É assim: ele aparece por aqui iludido pela propaganda, dá uma olhadinha nos nossos rios poluídos, no lixão da Caximba, nos buracos das ruas, nos engarrafamentos e sem avisar ninguém, se manda para as lindas praias de Santa Catarina.

Nenhum comentário: