segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem aí! MEC dá mais uma mancada

Há uma coisa que professor e a escola não podem errar: aplicação de prova. Quem está no magistério sabe disso, porque o que está em jogo é a eficácia do sistema de ensino (tanto do avaliador quanto da instituição que aplica a prova). Mas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Ministério da Educação (MEC) parecem ser a negação do óbvio. As mancadas são tantas que podemos creditá-las à incompetência inocente ou à incompetência intencional. Depois do escândalo do ano passado, o Enem de 2010 apresentou provas em quatro versões, de cores diferentes. O caderno amarelo foi o que apresentou o maior número de problemas. Ele trazia folhas da prova branca encartadas de forma errada e, por esse motivo, faltavam questões. Havia perguntas repetidas com numerações iguais e perguntas iguais com numerações diferentes. De acordo com dados preliminares do MEC, cerca de 1% das provas tinha esses erros, o que significa que 20 mil estudantes, aproximadamente, foram afetados. E no melhor estilo e nem aí, o MEC não apresentou ainda uma posição clara de como resolver o problema desses alunos e, principalmente, uma boa explicação para o problema. Educação é coisa séria e muitos desses estudantes estão decidindo suas vidas justamente na prova do Enem.

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