sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alain Gresh: "Nada será como antes"


Alain Gresh é vice-diretor do Le Monde Diplomatique e autor de inúmeros livros sobre o Oriente Médio. Aqui, ele faz uma varredura para o l'Humanité da situação na Líbia durante os tumultos 
que envolvem 
 todo mundo árabe.



Entretien réalisé par 
Françoise Germain-Robin
Tradução: José Fernando Nandé

l'Humanité - Antes de fazer um panorama das revoluções no mundo árabe, gostaria de sua opinião sobre o ponto mais quente hoje, na Líbia. Após o discurso violento e ameaçador de Kadafi nesta terça-feira à noite, o que podemos esperar? Há meios dele levar a cabo suas ameaças?
 

Alain Gresh - É difícil dizer. O que é certo é que há grandes rachaduras no regime. Elas tornaram-se evidentes com a demissão de vários ministros e embaixadores  em outros países. Kadafi está agora isolado internacionalmente, mas também regionalmente. Os países árabes, que, na maioria dos casos, estão relutantes em intervir nos assuntos de seus vizinhos em nome da política de não interferência. A Líbia foi suspensa da Liga Árabe que a condenou firmemente pediu-lhe para escutar a população. E há a condenação da Organização da Conferência Islâmica. Isto irá agravar as fissuras no regime.
 
l'Humanité - Com que apoio ele permaneceria lá?
 
Alain Gresh - Ele ainda tem suportes tribais, especialmente em Trípoli. Mas há também os líderes tribais que têm apelado para a luta. É difícil em um país onde tudo é tão opaco e onde as tribos têm um papel tão importante saber exatamente com que e com quem ele realmente pode contar.Há também mercenários procedentes de outros países africanos. Isto não é novo,  faz tempo que Kadafi desenha construir o que ele chama de "Legião islâmica". Ele então voltou sua ambição de dominação para a África e é recompensados pelo recrutamento de tropas para o conflito. Mas, novamente, é difícil medir a importância disso e sua confiabilidade.

 
l'Humanité - Desde domingo, a maioria das cidades libertou-se fora da esfera de Tripoli. Há um risco de divisão do país?
 
Alain Gresh - Não se esqueça que a Líbia foi formado a partir de áreas que não tiveram a mesma história. Então eu não estou dizendo que o risco não existe. Mas hoje, todos os adversários que falam sobre como eles encaram o futuro, tanto os exilados e os que estão dentro, reforçam o seu compromisso de preservar a unidade do país.
 
l'Humanité - Quem são os insurgentes? Ao contrário do que aconteceu na Tunísia ou Egito, vemo-los em imagens de televisão em acenos de braços. E nós vemos que não há quase nenhuma mulher entre eles. Será este um sinal de um crescente islâmicos, como afirmam alguns?
 
Alain Gresh - Eu não acho. A oposição da Líbia é muito desigual. Há nacionalistas, democratas, os islamistas e monarquistas. Mas devemos lembrar que houve precisamente em Cirenaica e região de Benghazi, um exército forte insurgência islâmica que foi reprimida no sangue por Kadafi em 1990. Isto não foi esquecido e os islâmicos têm mantido alguns cargos e influência na região. Quanto às armas, na Líbia cada um tem a sua, é como no Iêmen. Gadafi, aliás salientou isso no seu discurso na terça-feira pedindo às pessoas para entregar suas armas ou então haveria um massacre.
 
l'Humanité - E a falta de mulheres?
 
Alain Gresh - Acho que isso reflete o fato de que a sociedade líbia continua altamente conservadora, é uma sociedade tribal, onde as pessoas tendem a não deixar as mulheres na rua, especialmente quando há perigo, quando o exército e Polícia disparam. Não obstante o fato de que foram feitos alguns esforços para dar às mulheres o mesmo status do homem, com o acesso à educação. Isso no esforço político de orientação socialista, que desenvolveu Kadafi nos primeiros anos da revolução.
 

l'Humanité - Existe um risco de que a Líbia se torne um Afeganistão, com os islamistas muito duro e áreas tribais quase incontroláveis, o que alguns observadores já estão prevendo?
 
Alain Gresh - Eu não penso assim, porque como eu disse, existem correntes muito diferentes na oposição, que parecem organizarem-se para assumir as cidades libertadas. Além disso, o princípio Islâmico da Líbia renuncia à violência. É verdade que há aí um componente a ser considerado, o Al-Qaeda e outro grupo de líbios que lutaram na AQIM (al-Qaeda no Magrebe islâmico). O colapso do Estado líbio, pode ser uma situação de anarquia, onde tudo pode acontecer. E este também é o caso de muitas outras partes do mundo árabe, especialmente na região do Sahel ou Iêmen.
 
l'Humanité - Especificamente, qual o reflexo do caos Líbia no mundo árabe?
 
Alain Gresh - Pode realmente ser assustador. Infelizmente, embora tenha havido mortos e feridos no Egito e na Tunísia, as revoltas do povo que conseguiu caçar os tiranos em seus países ocorreram de forma relativamente pacífica, incentivando, assim, as revoluções em outros países. Agora, o foco da mídia sobre a Líbia e a violência terrível podem ser assustadoras, mas não são representativas. São as circunstâncias, as situações diferem de um país para outro. Podemos temer o caos num país como o Iêmen, onde há também uma forte composição de tribos e divisões internas entre o norte e o sul, com a presença da Al-Qaeda. Por outro lado, isso pode ser um obstáculo para a revolta em um país como a Síria, onde há divisão entre sunitas e alauitas. Os sírios também não precisam seguir o exemplo da Líbia, com medo do caos em suas portas, o Iraque. Mas isso não pára por aí, em todo o mundo árabe há componentes comuns que levam as pessoas a levantes.
 
l'Humanité - Quais são eles?
 
Alain Gresh - O autoritarismo do Estado e o fato do arbítrio absoluto, em que qualquer um pode acabar espancado e torturado em uma delegacia de polícia, por motivos políticos ou não. Problemas sociais e econômicos, com uma deterioração da situação ao longo dos últimos dez anos pelas políticas ultra-liberais. Um estado de bem-estar corroído quando fortunas são criadas de maneira insolente. A população jovem - 50% têm menos de 25 anos - e formam ondas que caem no mercado de trabalho e não encontram emprego. No Egito, um milhão e meio de jovens comemoraram seus 20 anos em 2010. Esta juventude, mais educada do que as gerações anteriores, adquiriu outros padrões de pensamento. Ela cresceu em um mundo mais aberto, com acesso à TV, Al Jazeera, e à
 internet. Ela está imbuída com os ideais dos direitos humanos e liberdades fundamentais, que, ao contrário da crença anterior, não eram cultivadas pelas camadas intelectuais 
 e pequenos-burgueses. Foi adicionado a isso, também, a transmissão quase instantânea das experiências de outras nações: vimos como os tunisianos explicarem para os egípcios como se fazia para contornar a censura no YouTube e Facebook.
 
l'Humanité - Não é isso, por si só uma revolução, a possibilidade de um pensamento individual  em um mundo onde, tradicionalmente considerado,  isso era do chefe da família ou grupo?
 
Alain Gresh - Inquestionavelmente. E isso também afeta a esfera religiosa. Mesmo em relação ao Islã o pensamento se tornou individual, pessoal, como vimos no Egito. Os jovens têm uma consciência muito mais individual do que os mais velhos. É um movimento que levou muito tempo, que ainda é longo, mas que parece irreversível.
 
l'Humanité - Qual é o impacto dessas revoluções nos árabes palestinos?
 
Alain Gresh - Eu creio que os países árabes serão forçados a assumir posições mais firmes. O Egipto, em particular, que se tornou o nariz falso de Israel e dos Estados Unidos. Assim, o futuro não está escrito ali nem alhures e a contínua luta do povo e muitas coisas ficam intocadas. Mas qualquer que seja o futuro governo, ele deve ter em conta o parecer do público, a opinião pública que se pensava não existir, porque ela não tinha maneira de ser expressada. Todo mundo sabe o caminho ao qual se inclinava, e é por isso que Israel gostava tanto das ditaduras árabes. 
 Eu também acho que a queda de Mubarak é boa para a unidade palestina. O Egito, que foi  oficialmente o mediador entre o Hamas eo Fatah, realmente fez de tudo para impedir a reunificação. Internamente, os exemplos da Tunísia e Egito, também podem ser de esperança para uma juventude palestina que busca novas formas de luta, enquanto, obviamente, a geração que dirige a Autoridade chega a um fim. O governo israelense está plenamente consciente disso, como podemos ver em suas reacções.
 
l'Humanité - Israel não esteve sozinho no apoio as ditaduras árabes ...
 
Alain Gresh - De fato, para os governos ocidentais, o apoio a esses ditadores foi considerado como garantia da segurança do Ocidente e de Israel. Claro, você não pode ter uma política externa baseada unicamente em direitos humanos, mas não somos obrigados a endossar ditaduras como fizemos com o Ben Ali na Tunísia e no Egito com Mubarak, sem mencionar Gaddafi, na Líbia. Parece-me que a França e Itália conseguiram  se distinguir na proa deste barco, literalmente, desde que Berlusconi chegou ao ponto de se curvar à Kadafi e beijar sua mão, como mostra uma foto na sala dedicada à este evento histórico, no Museu de Tripoli.
 
l'Humanité - Mas em toda a União Europeia tem um acordo com ele, para conter os potenciais migrantes africanos e jogá-los em acampamentos.
 
Alain Gresh - Não é isso somente. Na Líbia, como em outros países árabes, a UE tem sido a força por trás da liberalização das empresas públicas, fingindo não ver que isso leva ao estabelecimento de uma economia levando a uma pilhagem predatória de recursos feito por grupos da elite a um nível inacreditável.
 
l'Humanité - Por que Barack Obama tem respondido mais rapidamente do que os europeus vis-à-vis à revolução árabe; entretanto, as atitudes dele foram rápidas em relação a Ben Ali e Mubarak no início, ao contrário da atitude contra Gaddafi, agora? Será que é porque ele não tem alternativa?
 
Alain Gresh - Os Estados Unidos foram os primeiros a fortalecer esses regimes no financiamento até mesmo de Mubarak. Se eles responderam rapidamente, é porque esperam continuar a orientar as futuras políticas nestes países de uma forma coerente com seus interesses. Mas não vamos cair na teoria da conspiração e ver a interferência dos norte-americanos por toda parte. Mesmo em países que estão totalmente sob seu controle, como o Afeganistão, eles não são o controle de tudo e que enfrentam constantemente Karzai. Dito isso, eles continuam a tentar orientar as coisas na direção de seus interesses, que têm um peso considerável, especialmente no Egito. No que diz respeito à Líbia, há uma dimensão particular, pois é um importante país produtor de petróleo que eles desejam que permaneça instável.

 
Alain Gresh, vice-diretor do Le Monde Diplomatique, é particularmente sensível às revoluções no mundo árabe, pois nasceu no Cairo, em 1948 .Ele é filho do militante comunista e internacionalista Henri Curiel e foi criado por um pai adotivo e pela mãe, coopta russa. Profundamente envolvido na luta pela libertação da Palestina, ele é o autor de vários livros sobre o Oriente Médio eo Islã
: les Cent clés du Proche-Orient (Hachette 2006), avec Dominique Vidal ; Israël, Palestine : vérités sur un conflit (Fayard, 2010) ; De quoi la Palestine est-elle le nom ? (Les Liens qui libèrent) ; l’Islam en questions, dialogue avec 
Tariq Ramadan et Françoise Germain-Robin (Actes Sud 2001). 

Entrevista realizada por FrançoiseGermain-Robin 
para o jornal francês l'Humanité 23/02, tradução de José Fernando Nandé.

Nenhum comentário: