quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Artigo: Osmar Dias e o PDT

Edson Feltrin

Logo após as eleições e a derrota nas urnas de Osmar Dias, escrevi o artigo, aqui publicado,  “Campanha permanente”- como reconquistar Curitiba e o estado do Paraná até 2014. Nele tentei demonstrar a importância de partirmos imediatamente para a luta, organizando o PDT, fazendo campanha e , mais que isso, fazer oposição a Luciano Ducci e a Beto Richa.
O artigo que escrevi teve por base um estudo de Sidney Blumenthal jornalista, assessor do Partido Democrata norte-americano ,onde ele analisava a derrota acachapante do Partido Democrata nas eleições parlamentares de 2010 nos Estados Unidos. Disse Blumenthal que o Partido Republicano ganhou as eleições porque logo após a vitória de Obama, em 2008, começou uma feroz oposição ao governo e suas políticas e, apesar de todo os esforços de Obama em conduzir políticas reformistas, teve derrota humilhante nas eleições.
Em Curitiba e no Paraná não será diferente: primeiro, porque nossos adversários são despreparados e vulneráveis; segundo, porque Beto Richa já começou a enganar o povo, nomeando quase toda sua família para cargos no governo do Estado e na prefeitura e pior, começa o governo não só com política enganosa de nomeação de parentes, mas de privatizações dos serviços públicos essenciais, causando indignação para os beneficiários desses serviços e para a população em geral. Suas primeiras atitudes como governador demonstram que, enganou a população do Paraná com um discurso de campanha demagógico, mentiroso, que teve objetivo apenas de vencer as eleições. A mentira tem perna curta. O tempo dirá.
Na prática, a minha tese começa, em pouco tempo, dar bons frutos e a prova maior é que um dos campeões de voto de Curitiba e do Paraná, por se sentir traído no PSDB e por Beto Richa dá sinais claros que deixará o barco tucano e perfilará ao lado da oposição. Com seus 650.000 votos só em Curitiba, tem todas as condições de ser candidato a prefeito da cidade e ganhar com folga as eleições do ano que vem. Falo de Gustavo Fruet que, ao que parece, já começou a campanha fazendo palestras nas universidades, reunindo-se com os movimentos sociais e associações de moradores e ganhando a simpatia da população e dos partidos de oposição, numa clara demonstração que será candidato e colherá retumbante vitória em 2012.
Gustavo Fruet deverá se filiar ao PDT de Osmar Dias e formar um grande aliança de partidos que não concordam com as políticas retrógradas de Luciano Ducci e Beto Richa e, a partir daí, comandar a grande virada em Curitiba. Sua vitória irá alavancar uma candidatura forte e vitoriosa em 2014, quando Beto Richa e sua trupe será apeada do poder por um candidato dessa aliança e, esse candidato poderá , e deve ser, Osmar Dias que já provou ser um político respeitado, íntegro, bom de voto ( vide eleições de 2006 e 2010) e, poderá ser o governador do Paraná . Com Gustavo em Curitiba e Osmar Dias estaremos sendo governados por pessoas de bem, Curitiba e o Paraná terão um novo perfil de confiança e credibilidade e, minha tese, da “campanha permanente” terá triunfado.
Em razão disso, temos que agir com firmeza, conduzindo o processo com inteligência, sem espaço para arroubos emocionais que possam nos tirar do caminho correto. A estratégia é clara,  não só trazermos Gustavo Fruet para nosso campo mas, conduzirmos imediatamente Osmar Dias a presidência do PDT do Paraná. Osmar, na condução do PDT do Paraná será o grande timoneiro para a reconquista do poder em Curitiba e no Estado.

Edson Feltrin é advogado, militante do PDT e dos movimentos sociais

Nenhum comentário: