quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ditadores tremem, manifestações crescem no Norte da África e atingem a Líbia

Cartaz de Mouhamad Khadafi na Líbia, culto à personalidade

O terremoto de revoluções na Tunísia e Egito levanta tremores em todo o mundo árabe, a Jordânia, Iêmen e Irã. Nem mesmo a Líbia escapou dos tremores dos últimos dias e já pipocam manifestações contra o regime do ditador Mouhamad Khadafi em várias cidades do país.

A polícia líbia dispersou à força, nesta noite de terça para quarta-feira, um protesto contra o poder em Benghazi e outras cidades. Trinta e oito pessoas ficaram feridas nos confrontos em Benghazi, a segunda maior cidade líbia, que fica a mil quilômetros a leste da capital Tripoli.As informações, segundo o jornal francês l'Humanité, foram dadas pelo diretor do Hospital de Benghazi Al-Jala, Guebaili Abdelkarim.

De acordo com uma fonte do jornal, as autoridades líbias lançaram nesta quarta-feira uma "campanha de detenções" na cidade rebelde de Benghazi, um reduto dos opositores ao regime. Os comitês revolucionários, a espinha dorsal do regime líbio governa o país com mão de ferro há 42 anos e têm como chefe supremo o coronel Kadafi, que já alertou a população líbia que "não permitirá as agitações noturnas e saques que ameaçam as conquistas e a segurança do povo e a estabilidade do país ".

Nenhum comentário: