sexta-feira, 29 de julho de 2011

Livro de sociólogo retrata a Street Art




Durante o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, foram lançados ou relançados vários livros e dentre eles o “Em Busca do tempo perdido” do fotógrafo e sociólogo José Angelo da Silva. Uma das particularidades desse livro é que ele possui uma edição única de apenas 200 exemplares numerados e assinados pelo autor.
As imagens clássicas associadas ao Koan (公案) e ao Satori (悟り) são, por certo, as do imaginário religioso japonês: monges de cabeças luzidias, tigelas, bastões e a atitude “tranquila e infalível” a que se refere Caetano Veloso em “Um Índio”. Nenhuma dessas imagens passa, definitivamente, pela metrópole efêmera, que não merece de seus habitantes maior atenção exatamente porque eles a vivenciam em uma pressa eterna. Pois é nesse cenário que o fotógrafo e sociólogo Angelo José da Silva (foto) descobriu e revelou uma série de possíveis Koans, apresentados em seu livro.
O núcleo da obra são imagens de Street Art – grafites, pichações, lambes, estênceis, stickers e suas combinações na cena urbana – que, ao serem capturadas, mostram uma insuspeita porção Koan. Isso porque, normalmente invisíveis, são capazes de revelar um poderoso conteúdo a quem abandona o olhar blasé. Como verdadeiro Koan-e-Satori, enfim, que não estala o chicote por um Buda entronizado, mas por uma transformadora experiência de subjetividade.
Alquimia – Se há Satori, é sinal de que o Koan foi bem-sucedido. Partindo dessa premissa, encontramos no livro muitos traços de “iluminação”. As imagens que a ilustram, afinal, são leituras e devoluções elaboradas em termos ao mesmo tempo sutis e firmes, subjetivos, algo que transparece no próprio processo de produção: inicialmente percebidas pelo olhar, depois fotografadas em filme, digitalizadas, convertidas em serigrafia e repostas no mundo como algo novo, original e precioso. Um trabalho, enfim, digno do aplauso de uma mão só.
Em Busca do Tempo Perdido, de José Angelo da Silva. Editado por Daniel Barbosa (Editora Caderno Listrado). Edição única, 88 p.Curitiba, 2010. Contato do autor: ajsilva7@gmail.com

Nenhum comentário: