terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arquitetos condenam interferências externas em processo eleitoral do CAU-PR

A Assessoria Jurídica do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Paraná (IAB-PR) vai propor ações  de retratação e indenização contra presidenta de Sindicato

Os arquitetos que fazem parte da Chapa de União, que disputa a eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR) nesta quarta-feira (26), lamentam as tentativas de tumultuar o processo eleitoral desencadeadas pela presidenta do Sindicato dos Arquitetos do Paraná, Ana Carmen de Oliveira e seus assessores. De acordo com o arquiteto Jeferson Dantas Navolar, por ter ficado fora da eleição, nota-se um desespero por parte da presidenta, revelado inclusive na atitude de envolver a entidade que representa numa questão, ao que nos parece,  patrocinada por ela. “Infelizmente, constata-se o uso da estrutura sindical para projetos pessoais ”, condena Navolar.
A Assessoria Jurídica do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Paraná (IAB-PR) deve ajuizar, nesta semana, ações por injúria e difamação contra Ana Carmen. Para o advogado Erickson Diotalevi, o Instituto de Arquitetos é uma entidade com história de lutas e respeitada pela categoria em todo o Brasil. “Vamos pedir uma retratação pública por parte desta senhora e que os nossos associados sejam indenizados pelos prejuízos causados por denúncias sem fundamentos”, afirmou  Diotalevi.
Para Jeferson Navolar, o despropósito das acusações da presidenta do Sindicato começa justamente no questionamento da lisura do processo eleitoral. “Ela participou de praticamente todas as reuniões, inclusive com secretária ad hoc e tinha acesso a todas as informações produzidas em relação ao pleito “Portanto, é de se estranhar que somente agora, ao verificar que não conseguiu angariar nomes para a composição de uma chapa, ela venha tentar tumultuar esse avanço que é comemorado por todos os arquitetos brasileiros, que é a constituição de nosso Conselho, uma luta que remonta aos anos 1950”, destacou Navolar.
De acordo com Jeferson Navolar, a composição da chapa de União é resultado de uma ampla discussão democrática que envolveu as associações profissionais de todo o Paraná e obedeceu plenamente o edital que convocou a eleição. “Lamentavelmente, depois de ter participado de 14 reuniões oficiais ao longo de oito meses, conforme atesta nossas listas de presença, e ter reiterado a sua participação na chapa, a presidenta do sindicato se retirou do processo”, afirmou Navolar.
  

Nenhum comentário: