segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comunista sempre fui, mas não apóio o Ratinho


Sou comunista e todo mundo que me conhece sabe disso. Pertenci aos quadros do PCdoB por boa parte da minha vida. Tenho neste partido grandes amigos, mas há anos não ocupo qualquer cargo de direção ou até mesmo não tenho obrigações de filiado. Até há pouco tempo fui próximo do partido, não estou organizado, apenas ajudo nas campanhas de seus candidatos e por isso muitos ainda me associam ao PCdoB.
Entretanto, quero aqui deixar claro que, embora respeitando o posicionamento dos meus antigos camaradas, não estou na campanha do Ratinho, candidato do PCdoB em Curitiba. 
Particularmente e só particularmente, creio ser este apoio um erro, dentre os muitos que qualquer partido pode cometer. Nacionalmente louvo a posição do PCdoB, sempre alinhados aos projetos progressistas do ex-presidente Lula e agora da presidenta Dilma. Mas em Curitiba, critico o pragmatismo, ou aliança tática, que leva meus antigos camaradas, a quem respeito até mesmo no equívoco, o alinhamento com setores políticos que, na minha modesta avaliação, sempre prejudicaram a classe operária.
Aos meus amigos que me perguntam o que levou o PCdoB a tomar tal decisão em Curitiba, o apoio ao Ratinho desde o primeiro turno, digo que não tenho resposta e não devo ter resposta. O partido tem uma direção e essa pergunta deve ser feita à direção do partido.
Filho de operários, ainda atuando em causas populares e humanistas, coerente com que penso, permaneço comunista, creio que jamais deixarei de sê-lo, mas não mais dentro de uma organização política comunista.


Nenhum comentário: