terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ministério Público deve acompanhar greve de ônibus em Curitiba

As empresas do transporte coletivo de Curitiba se constituem hoje num oligopólio comandado por 4 famílias. Qualquer estudante do primeiro ano de Economia sabe que oligopólios são perigosos para a Economia e, em especial, a popular, porque podem combinar preços e salários, causando prejuízos ao consumidor. Uma das armas desse tipo de associação empresarial é o locaute, greve provocada e incentivada pelos donos das empresas que podem assim ter uma desculpa para a majoração dos preços de seus produtos, ou no caso, serviços.
Monopólios, oligopólios e o locaute são tão nocivos ao capitalismo que até mesmo os capitalistas os condenam. A legislação brasileira prevê ações contra o oligopólio e proíbe o locaute.
Caso se confirme para esta sexta-feira a greve dos motoristas e cobradores de uma empresa de Curitiba que estaria devendo salários para seus trabalhadores, sugerimos à Prefeitura de Curitiba convites para os representantes do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho para acompanharem o caso, inclusive durante as negociações da data-base da categoria laboral.  

Nenhum comentário: