segunda-feira, 7 de abril de 2008

Os tribunos da Magna Curitiba de QI animal


Animais abandonados preocupam vereadores

P.Q.P! Somente um dos gênios da raça que habita a mui laboriosa Câmara de vereadores de Curitiba para construir tão emblemático pensamento. A frase acima é o título da matéria que, nesta segunda-feira, cinzenta e sem graça, abre o portal daquela casa de leis, orgulho da Magna Curitiba e, por que não, último bastião do reconhecimento público ao distribuir títulos de cidadãos honorários como se espalham ao vento santinhos em véspera de eleição; último reduto da cultura autêntica da terra dos pinheirais e que conta em seus quadros com vários expoentes dignos da Academia Brasileira de Letras, pelo cuidado com o vernáculo e pelo zelo com as construções mais complexas obrigadas pela norma culta da língua.

Tudo isso é verdade, mas o que pouca gente sabia é que nossos vereadores são versados em lógica e retórica. O grande Cícero seria um substrato do nada perto da eloqüência e bagagem cultural desses autênticos representantes do povo. Somente verdadeiros tribunos para produzirem frases com tantas verdades e possibilidades filosóficas.

Examinemos, pois, a frase:

Animais abandonados preocupam vereadores

o homem é um animal;

os vereadores são homens;

os animais estão abandonados;

os vereadores estão preocupados;

logo, os vereadores estão preocupados com o próprio abandono.

Não contente, o vereador Angelo Batista (PP), muito conhecido pelos seus infinitos e profícuos apartes, emendou o que vai entre aspas e logo abaixo do título anteriormente estudado:

"Os 38 vereadores da Câmara de Curitiba se orgulham em poder melhorar a qualidade de vida da população.”

Perfeito o raciocínio de Batista, principalmente porque ele disse isso ao participar do 4º Seminário Sobre População Animal na Cidade de Curitiba.

Nenhum comentário: