O prefeito de Curitiba, Beto Richa, o Breve, foi multado em R$ 21,2 mil pela Justiça Eleitoral, por propaganda eleitoral antecipada. A decisão partiu do juiz Benjamin Acácio de Moura, da 178.ª Zona Eleitoral. A representação contra o tucano foi feita pelo Partido do Trabalhadores. Uma história digna de um joão sem braço, que sempre se repete em época de eleição e que funciona assim: uma pesquisa de popularidade é encomendada; o resultado sempre é bom para o pré-candidato; e o partido divulga o número em peças publicitárias com direito, até mesmo, de foto e frases de efeito do felizardo. Prática que se revela um coice de porco, curtinho, porém desleal, nos outros concorrentes. No caso específico de Beto Richa, a multa aconteceu devido à veiculação de anúncios em setembro do ano passado, quando o partido publicou a frase “Beto Richa - Aprovação de 78%” em outdoors. Para o presidente municipal do PT, vereador André Passos, a veiculação de outdoors com a imagem do prefeito, nos quais apareciam a foto dele, era uma antecipação da disputa eleitoral e tinha como intenção “incutir na cabeça do eleitor de Curitiba o convencimento de que Beto Richa é o melhor”. Resta saber melhor em que, pois a cidade anda uma bagunça só.
Penas do tucano
Os ventos não estão colaborando mesmo com a candidatura de Beto Richa à reeleição. Cada dia aparece mais um candidato para botar água na fervura do tucano. Quanto mais candidatos, maiores são as chances de um segundo turno em Curitiba. E é isso que a tucanada quer evitar. O segundo turno seria a pá de cal no sonho tucano de se perpetuar na Prefeitura. Mais tempo na TV para os opositores e a propaganda da Prefeitura vai para o espaço.
PP também quer
Para desespero de Beto Richa, a deputada estadual e 2ª vice-presidente da mulher progressista nacional, Cida Borghetti (PP), também está engrossando o coro dos companheiros de partido que desejam a candidatura de Ney Leprevost para a prefeitura de Curitiba. Segundo ela, o nome de Ney é unanimidade dentro do PP para a disputa majoritária. “A candidatura de Ney Leprevost vai de encontro ao objetivo do partido, que é o fortalecimento na capital e em todo Estado”.
Nas elites
Ney cultiva a mesma imagem de bom moço de Beto Richa. Porém, mais bem preparado politicamente, o deputado do PP disputaria votos na base dos eleitores conservadores, parte da elite curitibana que, teoricamente, poderia descarregar seus votos no candidato tucano.
Comunistas
O PCdoB também já definiu candidato. É Ricardo Gomyde, ex-deputado federal e atual presidente da Paraná Esporte. Gomyde tem uma base eleitoral muito jovem, principalmente estudantes e promete tirar votos importantes de Beto. O diretório municipal do PCdoB de Curitiba convocou para o dia 28 de junho a convenção que deverá sacramentar a candidatura própria à prefeitura e a lista com cerca de 30 pré-candidatos a vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário