quarta-feira, 7 de maio de 2008

Revisão - Latim

Lectio II

circumscriptores comarchum circumdant.

Os trapaceiros cercam o prefeito.

1 - Vocabulário

Circumscriptor – é um substantivo masculino da terceira declinação. Aqui aparece no nominativo plural (circumscriptores) e significa embusteiro, trapaceiro. Genitivo singular: circumscriptoris.

comarchus – é um substantivo masculino da segunda declinação (ver lectio I). Aqui aparece no acusativo singular (objeto direto, terminação um) comarchum e significa chefe ou prefeito de aldeia (Comarco). Genitivo: comarchi.

Circumdant – plural terceira pessoa do indicativo presente do verbo circumdare e significa pôr em volta, rodear, cercar. Constrói-se com acusativo, dativo, ablativo ou duplo acusativo.

2 - Pronúncia

/kirkunskríptores komárkum kirkúndante/

Ver notas da lectio I.

Pela pronúncia reconstituída, o “c” tem som de “k” e o “h” de “r”.

3 - Gramática

Esta frase é exemplo da construção sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto. O sujeito tem que estar no modo nominativo. Como o verbo é transitivo direto, o objeto direto no Latim é obtido no modo acusativo, por isso da terminação um em comarchum.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Latim tem uma densidade que nenhuma língua, além do grego clássico, conseguiu atingir.
Não há meio de atribuir dupla interpretação a qualquer texto. Ótimo se os políticos, para pleitearem o voto, aprendessem primeiro a dominar o latim, antes de dominar as sinecuras da vida.

Zé do Coco