segunda-feira, 16 de março de 2009

Relatório da SIP afirma que Lula ataca a imprensa brasileira


Segundo nota divulgada agora à tarde no G1 (EFE) a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) manifestou-se hoje, em relatório, sobre o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à imprensa brasileira.


"O presidente brasileiro sempre ataca a imprensa e lança críticas desmedidas quando o enfoque do noticiador ou de um comentário não lhe agrada", diz a SIP no trecho do relatório sobre liberdade de expressão que fala sobre o Brasil.

O documento menciona inclusive a recente entrevista concedida por Lula à revista "Piauí", na qual "chegou a dizer que a leitura dos jornais lhe causa azia".

A SIP também relata que "Lula tem dificuldades para aceitar o trabalho dos jornalistas" e "as palavras e ações do Governo em relação a aspectos regulamentares e a interferências no funcionamento dos meios de comunicação sempre preocupam porque trazem conceitualmente controles e interferências na produção do conteúdo". Diz ainda que o Governo federal está empenhado em promover, com o apoio de ONGs e de movimentos sociais, uma Conferência Nacional de Comunicação, o que preocupa a SIP, pois acredita que pode provocar "interferências no conteúdo gerado para as diversas plataformas de mídia".

A bem da verdade, a imprensa brasileira de um modo geral, especialmente a grande imprensa, noticia bastante favoravelmente ao Lula. Mas, tal qual menino mimado, não aceita absolutamente nada que não seja de seu agrado e interesse.

Para quem já desrespeitou até as maiores instituições, os outros dois Poderes, Legislativo e Judiciário, mandando "cada macaco ficar no seu galho" e muitas outras cositas mas, apenas por que querem, eventualmente, cumprir o seu papel de regular a ação do Executivo, a atitude de Lula em relação à imprensa já nem causa estranhamento... Mas deveria!

Um comentário:

Julian disse...

O que esta sociedade pensa a respeito da obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalistas, instituído pelo AI-5?