quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Magna Curitiba consultoria de moda - a tatuagem biba




Nossos assíduos leitores cobram-nos mais postagens. Como não temos empregados, esta tarefa está afeta à disponibilidade de nossos colaboradores. Além do mais, estamos muito ocupados até mesmo dando consultoria de moda. Veja um exemplo dos e-mails que nos chegam diariamente:

Olá:


Meu nome é Leandro e moro no estado do..., em consultas à internet verifiquei que meu nome é oriundo do latim e significa homem leão, sendo assim gostaria de fazer uma tatuagem com o significado do meu nome só que em latim. Após varias checagens encontrei algumas traduções para palavra homem (hominus, hominis) porem não achei para palavra leão. Por este motivo resolvi escrever-lhe solicitando que me envie a grafia correta para Homem Leão em latim. Aproveitando da sua boa vontade, gostaria de saber se no latim existe alguns símbolos específicos (algo semelhante aos desenhos egípcios ou astecas e maias), pois caso haja irei incorporá-los a minha tatuagem.

Resposta do Magna:

Salve Leandrus,

Apesar de julgarmos ser esta tatuagem coisa de biba, porque esse negócio de "leãozinho" só vai bem nas músicas do Caetano Veloso, vamos ver se consiguimos responder a suas questões:

1.) O nome português Leandro realmente tem origem no Latim. Ele pode ser grafado de duas formas: Leander ou Leandrus. Este nome aparece nos textos de um dos maiores poetas Latinos, Ovídio. Suas principais obras são os Amores e as epístolas chamadas Heróides, em que Ovídio apresenta cartas amorosas entre heroínas e heróis mitológicos, como Hero (nome feminino) e Leandro, que se queixam de seus infortúnios.

2.) Em Latim, diferente do Português, a função em que a palavra aparece na frase é dada pelo modo (verificado por terminações). Então, uma mesma palavra pode ter várias terminações como no caso da palavra homem, que em latim é homo. É por isso que você encontra várias grafias para o mesmo nome dependendo do siginificado que ele tenha na frase (o que chamamos de caso da declinação). Peguemos os nomes Homo e Leo (leão), que são da terceira declinação, e vamos decliná-los no singular para ver como funciona:


a)
Nominativo - homo - o homem (substantivo)
vocativo - homo - ó homem!
genitivo - hominis - do homem
dativo - homini - para o homem
ablativo - homine - pelo homem
acusativo - hominem - o homem (objeto direto)

b)
Nominativo - leo - o leão (substantivo)
vocativo - leo - ó leão!
genitivo - leonis - do leão
dativo - leoni - para o leão
ablativo - leoni - pelo leão
acusativo - leonem - o leão (objeto direto)

2) Então, "homem leão" em Latim escreve-se assim: Homo leo ou Leo homo (geralmente, em Latim, tanto faz a ordem das palavras na frase).
Caso eu quisesse escrever "homem do leão" seria assim: Homo leonis (Leonis homo); ou "Leão do homem": Leo hominis (Hominis leo).
Ou ainda, Leandrus leo est (Leandro é um leão)".

3) Sobre os desenhos para tatuagem, caso você queira que eles tenham motivos romanos da época de César ou Augusto, sugiro algo ligado aos gladiadores. Temos notícias de que alguns acreditavam que cobertos pela pele de feras, como o Leão ou Leopardo, eles assumiriam a força e agilidade desses animais na arena. Há uma lenda que diz que havia entre os soldados de César, uma legião que contava com este costume;os mais bravos e corajosos em combate. Sugiro, caso me permita, algo que misture a figura do leão com a espada ou outra arma da época, como o tridente, o arco, ou a lança.
4) Lembre-se que tirar uma tatuagem dá trabalho pra cachorro, mais do que declinar em latim. E mesmo assim, somente para citar um filósofo local, acreditamos que é impossível se livrar das marcas da boiolagem e de tatuagem, mais cedo ou mais tarde elas sempre se revelam.

Espero que esta resposta lhe seja de proveito.

Att.
Magna Curitiba consultores associados.

Nenhum comentário: