terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ONU pode enquadrar Kadafi em crime contra a humanidade

O Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos Navi Pillay alertou as autoridades líbias que "os ataques sistemáticos contra a população civil poderiam ser tratados como crimes contra a humanidade."
"As autoridades devem imediatamente parar de tais atos ilícitos de violência contra os manifestantes", disse Navi Pillay, em comunicado. "A proteção dos civis deve ser sempre a principal consideração quando se trata de policiamento e do Estado de Direito", observou ela. "As autoridades devem imediatamente parar de tais atos ilícitos de violência contra os manifestantes", continuou ela, referindo-se ao uso que foi feito contra os manifestantes com metralhadoras, franco-atiradores e aviões de combate.
Ela também exigiu na terça-feira a abertura de uma investigação internacional independente sobre a violência na Líbia. "Estou extremamente preocupado com as vidas que são perdidas agora", disse. "O Estado tem a obrigação de proteger os direitos à vida, liberdade e segurança", acrescentou.
A ONU anunciou que o Conselho de Segurança se reunirá hoje para discutir a situação da Líbia, a pedido do vice-embaixador do país. A Liga Árabe deve realizar uma reunião de emergência esta tarde.
O registro da repressão na Líbia está agora em centenas de mortes: Human Rights Watch diz que foram de 233 mortos, enquanto a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) relataram 300 a 400 pessoas. (Tradução feita a partir de informações do jornal francês l'Humanité).

Nenhum comentário: