segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sociólogos também fazem arte (e da melhor qualidade)


Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia terá vasta programação cultural

Lançamentos de livros, vídeos inéditos e shows musicais marcarão a programação cultural do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontece de 26 a 29 de julho (terça a sexta-feira) na Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e realizado pela primeira vez em Curitiba, receberá cerca de duas mil pessoas de todo o país e do exterior. Elas participarão de sete conferências, 31 mesas redondas, 32 grupos de trabalho, quatro fóruns e sete sessões especiais.
A maior parte dos eventos culturais é gratuita e aberta ao público acontece na grande tenda que foi armada no pátio da Reitoria. Entre eles estão os shows do Trio Lamara, de música brasileira, que acontecem no dia 27 (quarta-feira) das 17 às 19 horas e no dia 29 (sexta-feira) às 12 às 14 horas, e do grupo de choro Chorodito, no dia 28 (quinta-feira) das 17 às 19 horas.
A principal atração cultural do Congresso é a Orquestra Rabecônica do Brasil, que se apresenta no dia 28 (quinta-feira), a partir das 20h30, no Teatro da Reitoria. O espetáculo “Açucena”, idealizado e dirigido por Aorélio Domingues em parceria com Mariana Zanette, na parte teatral, e Carla Zago, na parte musical, é uma opereta popular que leva ao palco a musicalidade, a fé e os hábitos caiçaras a partir da história de uma jovem que sonha com o amor. Rabecas, rabeolas, violas, percussão, rabecão e rabecona são os instrumentos confeccionados artesanalmente por Aorélio Domingues, Dênis Carvalho Lang e Rodrigo Melo para a realização do projeto, que visa inserir a arte típica do litoral paranaense no cenário cultural brasileiro.
Documentários - O comitê de avaliação do Congresso também selecionou cinco documentários brasileiros recentes e inéditos, de abordagem sociológica, para exibição aberta ao público e gratuita. No dia 27 (quarta-feira), às 18h45, três deles serão exibidos simultaneamente em salas do 3º andar do Edifício Dom Pedro II, na Reitoria. Na sala EP4, “Caminhos da Memória. Miriam Moreira Leite”, com direção de Ana Lúcia Ferraz, Andréa Barbosa e Francirosy Ferreira, traz uma biografia da antropóloga que sublinha os temas aos quais ela dedicou a sua vida: sua relação com a fotografia, o teatro, as Ciências Sociais, o casamento, o feminismo e a pesquisa imagética.
A relação afetuosa do crítico de arte Mário Pedrosa com jovens artistas de sua época, como Hélio Oiticica, Lygia Pape e Abraham Palatnik, é o tema de “Formas do Afeto: Um Filme Sobre Mário Pedrosa”, dirigido por Nina Galanternick, exibido na sala EP4. Com sensibilidade, o vídeo apresenta um viés pouco explorado de relação entre crítico e artista, ao mesmo tempo em que utiliza as potencialidades do audiovisual para representar as obras de arte dos artistas mencionados.
Na sala EP2, a produção de Clarice Peixoto, “Gisèle Omindarewa”, reconstitui a trajetória da personagem-título, uma francesa de origem burguesa que conheceu o Candomblé e se tornou uma importante mãe-de-santo. O filme narra as várias fases da vida da personagem: sua participação na resistência francesa ao lado do pai, de sua vida como mulher de diplomata na África, a sua iniciação no Candomblé nos anos 1960 e, principalmente, da sua atuação como mãe-de-santo na Baixada Fluminense.
No dia 28 (quinta-feira), na sala EP2, às 18h45, serão exibidos mais dois vídeos. Os diretores Emilio Domingos e Cavi Borges revelam um aspecto ainda pouco conhecido do tradicional bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro. “L.A.P.A.” mostra que, além de reduto de sambistas, a Lapa  também é ponto de encontro de MCs e espaço importante da cultura Hip Hop no país. Por fim, o documentário “Migrantes”, dirigido por Beto Novaes e Francisco Alves, aborda os motivos que levam jovens do Maranhão e do Piauí a trabalhar na safra de cana de açúcar em São Paulo, assim como as condições de trabalho e vida nos canaviais e cidades dormitório.
Serviço - XV Congresso Brasileiro de Sociologia, de 26 a 29 de julho (terça a sexta-feira) na Reitoria da UFPR. Cerimônia oficial de abertura, dia 26 às 17 horas, no Centro de Convenções de Curitiba.  A programação completa do evento está disponível em www.sbs2011.sbsociologia.com.br.

Nenhum comentário: