quarta-feira, 30 de maio de 2012

A SAÚDE DE CURITIBA ESTÁ DOENTE – SOCOORRO


Mesael Caetano dos Santos

Um dos maiores desafios enfrentado bravamente pela sociedade foi à concretização do Direito do à saúde. A Constituição Brasileira de 1988 afiança a todas as pessoas o direito à saúde, preventiva, curativa e farmacêutica integral conforme descrito nos artigos 5º, inciso XXXV e 196. Existem diversos dispositivos constitucionais para a devida validação e concretização desses direitos.
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
De maneira responsável, o Poder Público tem como incumbência, formular e implementar as políticas sociais e econômicas com a obrigação de garantir as pessoas, de forma igualitária à assistência à saúde de forma preventiva, curativa e farmacêutica integral.
 A responsabilidade, quanto ao fornecimento das medicações, está disposta nos artigos 6º e artigo 7º, da Lei 8.080 de 19.09.90, esta editada em atendimento ao comando dos artigos 196 e seguintes da Constituição de 1988.
As maiores capitais do pais  aparecem no grupo 1 (o das cidades com melhores condições sociais e de estrutura de saúde). Nesse grupo, a campeã em qualidade e acesso aos serviços foi Vitória, com nota 7,08. São Paulo ficou com 6,21. A pior colocada no grupo 1 é o Rio de Janeiro (4,33), atrás de Belém (4,57), Maceió (5,04), Brasília (5,09) e outras, dentre  essas outras aparece Curitiba  que vai mal.
É inegável que, o Prefeito de Curitiba tem o Poder-dever de agir para melhorar a saúde púbica em nossa cidade  – O poder-dever de agir da autoridade pública é hoje reconhecido pacificamente pela jurisprudência e pela doutrina. O poder tem para o agente publico o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos, no sentido de que quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo. Se até agora não melhorou, creio que não conseguirá, eis que as medidas implementadas não  tiveram sucesso. É notório  que,  faltou planejamento a longo prazo.
Até quando pessoas irão sofre em filas de postos de saúde  ou morrer a espera de um leito de Hospital. Situação triste passa os pobres desta cidade, socorro a saúde de nossa cidade esta doente por falta de planejamento. Socoooooooooooooorro.
Precisa-se urgentemente de  melhorias na saúde de nossa capital, com a palavra o Sr. Prefeito Luciano Ducci.

Mesael Caetano dos Santos  é advogado em Curitiba

Nenhum comentário: