quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Literatura, livros e leitura: foco de discussões do 1° Encontro de escritores, editores e gestores que acontece hoje em Curitiba.





1° ENCONTRO DE ESCRITORES, PROFESSORES, EDITORES E GESTORES DE LITERATURA, LIVROS E LEITURA DO PARANÁ


Acontece hoje, 13 de dezembro de 2012 em Curitiba, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, o 1° Encontro de escritores, professores, editores e gestores de literatura, livros e leitura do Paraná.

O objetivo do evento é expor aos participantes as metas do Plano Nacional de Cultura, lançado pelo Ministério da Cultura, para a área de Literatura, Livros e Leitura e incentivar o início das discussões para a criação do Plano Estadual de Cultura do Estado do Paraná.

A mesa inicial, que abrirá o evento, será composta por escritores, editores, membro do Conselho de Cultura do Paraná e gestores culturais. A participação está aberta a todos os interessados, especialmente a escritores, poetas, professores de literatura, contadores de história, editores, produtores culturais,gestores da área, grupos artísticos e afins.

O organizador do evento, Jul Leardini, membro do Conselho de Cultura do Paraná, instituído este ano pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, representando a área de Literatura, acredita que este evento poderá dar um impulso inicial para os profissionais da área começarem
a se mobilizar para buscarem recursos para o setor, auxiliando sobremaneira para o desenvolvimento de todos os eixos de produção como: criação, edição, distribuição, comercialização, leitura e formação.

Também constará da pauta da reunião uma lei específica para o setor que foi escrita em 2011 e está aguardando tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

A mesa que abordará as questões será composta por:

1 - Jul Leardini - do Conselho de Cultura do PR;
2 - Eliane Berger - Coordenadora do FEC - Fórum das Entidades Culturais Curitiba – Paraná;
3 - Tatjane Garcia - Funcionária da Biblioteca Pública do PR;
4 - Um escritor (a ser indicado pela Academia Paranaense de Letras);
5 – Um escritor-poeta independente;
6 – Vera Albuquerque (representante das editoras).

O evento acontecerá com o seguinte cronograma:



Nenhum comentário: