quarta-feira, 25 de junho de 2008

A diferença entre furto e roubo vem do latim

Já abordamos este assunto mais de uma vez aqui no Magna Curitiba. Mas o Google nos informa que o nosso "post" que trata da diferença entre furto e roubo é um dos mais acessados pelos internautas, provavelmente estudantes. Portanto, didaticamente, as raízes da diferença entre furto e roubo são encontradas na cultura latina. No latim temos uma palavra para determinar quem pratica o furto (fur) e outra para quem pratica o roubo (latro) Observe:

Fures comarchum circumdant.

As possíveis traduções são:

Os ladrões cercam o prefeito.

Velhacos rodeiam o prefeito.

Patifes estão ao redor do prefeito.

Por outro lado, observe ainda:

latrones comarchum circumdant.

as possíveis traduções seriam:

Os assaltantes rodeiam o prefeito.

Mercenários cercam o prefeito.

Salteadores cercam o prefeito.

Bandidos envolvem o prefeito.


fur – é um substantivo masculino da terceira declinação. Aqui aparece no Nominativo plural e significa ladrão, mas no sentido daquele que rouba às ocultas; velhaco, patife. Genitivo: furis.

Em Latim, existe também a palavra latro, neste caso, o ladrão que assalta. Daí a diferenciação existente em português entre furto e roubo, tipificados em nossos códigos jurídicos.

latro - é um substantivo masculino da terceira declinação. Genitivo singular: latronis. Nominativo plural: latrones. Tem vários significados como nos casos citados. Interessante que, a palavra latro, na origem, era uma referência à guarda pessoal do príncipe, soldados.

comarchus – é um substantivo masculino da segunda declinação. Aqui aparece no Acusativo singular (objeto direto, terminação um) comarchum e significa chefe ou prefeito de aldeia (Comarco). Genitivo singular: comarchi.

circumdant – terceira pessoa plural do indicativo presente do verbo circumdare e significa pôr em volta, rodear, cercar. Constrói-se com Acusativo, Dativo, Ablativo ou duplo Acusativo. Neste caso, o verbo está regendo o Acusativo (objeto direto).


Para quem quiser se aprofundar ou relembrar o Latim, clique aqui em nossas Lições de Latim.

Nenhum comentário: