quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Marca CBN é desmoralizada por Berto Richa com uma mãozinha do TRE

Duas franquias da Central Brasileiras de Notícias (CBN), que pertencem ao Sistema Globo de Rádio, uma em Cascavel e outra em Foz do Iguaçu se prestaram a fazer o jogo sujo de Berto Richa na campanha. Enquanto Berto proibia pesquisas de institutos renomados, Vox Populi, Ibope e Datafolha, a CBN anunciava uma pesquisa para lá de suspeita feita por um tal instituto Radar (alguém conhece este Radar que não é o do trânsito?). Um golpe eleitoral que o TRE finge não ver. Mas o povo sabe que da armação e não vai mais escutar essas rádios. Berto está desmoralizado e essas rádios, pertencentes a seus aliados políticos, também. Com isso, a CBN vai virar motivo de piada nacional junto com o TRE paranaense. Triste fim da CBN no Paraná, que resolveu tocar o golpe das pesquisas!
A consulta do "Radar" foi paga pela rádio CBN de Cascavel, cujo dono é Jacy Scanagatta, ex-prefeito da cidade e coordenador político da campanha de Beto Richa na região.
Nesta manhã, o diretor de jornalismo da rádio CBN de Curitiba, José Wille, já esclareceu no ar que a emissora da capital que não tem nenhuma responsabilidade sobre a pesquisa. A rádio também já avisou que não vai divulgar os números.
 Em Cascavel, o coordenador de Osmar na região conta que a rádio de Jacy Scanagatta tem noticiário tendencioso. “Isso é uma pesquisa encomendada e orquestrada. O que dizem por aqui é que um dos radialistas é também amigo pessoal do dono do instituto”, disse Juarez Berté. Segundo ele, Scanagatta participa ativamente da campanha de Beto Richa na região.
Segundo um dos advogados da campanha de Osmar Dias, Guilherme Gonçalves, a credibilidade do Instituto Radar é baixíssima. “Eles não tem qualquer experiência,  fizeram um registro emulando seguir os padrões do TSE. O que está acontecendo no Paraná é uma interpretação completamente diferente das regras do TSE para as pesquisas – os grandes institutos não conseguem publicar pesquisas, mas os pequenos sim”, afirmou.

JN mostra a verdadeira face autoritária e antidemocrática de Berto Richa

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Beto Richa: A Queda.
Carregado por andrade1234. - Videos de noticias alternativas

Folha de S. Paulo depena galo-tucano Berto Richa, o censor

Ao censurar todas as pesquisas eleitorais no Paraná, Beto Richa mostrou que não sabe conviver com contraditório e com as notícias negativas, denunciou a Folha de São Paulo nesta quarta-feira (29). Desta forma, Beto entrou no rol dos grupos políticos mais retrógrados, tornando-se mais um exemplo do “atraso mental no meio político brasileiro quando se trata de conviver com as diferenças ou más notícias”, afirma o jornalista Fernando Rodrigues em texto intitulado “Censura não tem partido”.

A Folha de São Paulo publicou dois textos de denúncia às reiteradas censuras de Beto Richa (PSDB) às pesquisas eleitorais. As matérias mostram como o candidato do PSDB usa a justiça para impedir que a divulgação da sua queda nas intenções de voto no Paraná.


O jornal não deixa de notar a contradição de Beto, que no início da campanha alardeava os números dos mesmos institutos que agora censura. “São os mesmos institutos de pesquisa cujo resultado, quando Richa liderava as pesquisas, tinham os números divulgados ao público no horário eleitoral do tucano na TV e no rádio”, lembra a reportagem de Dimitri do Valle.


Os pedidos de censura começaram a aparecer justamente quando Beto Richa caiu nas pesquisas, destaca Rodrigues. “Há cerca de dez dias ele (Beto) passou a perder pontos para Osmar Dias (PDT). O tucano não teve pudor. Partiu para a censura”.


O jornalista questiona imagem de político moderno que o candidato se esforçava para construir, jogada à terra com a censura. “Seria algum petista ameaçando a liberdade de expressão? Nada disso. Trata-se de Beto Richa, um jovem tucano aliado de José Serra e um dos que supostamente modernizará o PSDB”, critica


O argumento usado por Beto para impugnar as pesquisas, a falta de ponderações estatísticas, trata-se de um “cálculo bizantino”, diz Rodrigues. A Folha de São Paulo informa ainda que seu instituto de pesquisa, o Datafolha, vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o instituto, o argumento utilizado para a censura é infundado. “A ponderação só é necessária em caso de eventuais desvios da amostra”, afirma a reportagem.

Indústria da multa instala mais 50 radares em Curitiba

O motorista curitibano acaba de ganhar mais 50 lombadas eletrônicas na testa. Elas estão sendo instaladas agorinha em toda a cidade. Trânsito caótico, ruas esburacadas e mais radares do que árvores, essa é a Curitiba que Berto Richa deixou de herança aos que nele votaram. Para quem não sabe, em Curitiba, uma empresa privada está ganhando uma fortuna multando. O transporte coletivo sucateado só faz aumentar o número de carros no trânsito. Se Curitiba é o paraíso da indústria da multa, imagina o que a turminha do Berto pretende fazer com o Paraná, vai ter radar até para tartaruga no zoológico e pedágio para lesmas.

Osmar detona tucano piá de prédio no debate da Globo

O debate da Globo serviu para mostrar que Osmar Dias conhece nosso estado e tem propostas bem elaboradas para governar. Berto Richa foi um fiasco. Contou vantagem o tempo inteiro e insistiu em mostrar ao paranaense uma Curitiba que só existe na sua cabeça e na propaganda dos marqueteiros. Aliás, as propostas do piá de prédio não conseguiram ir além de Almirante Tamandaré ou São José dos Pinhais e ainda por cima copiadas ou mal feitas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fábio Camargo revela novos detalhes do caixa 2 do Berto

Alvaro desce a borduna em Berto no Senado


Da tribuna do Senado, Alvaro Dias desce a borduna em Berto Richa. Suplicy não perdeu tempo e ofereceu a solidariedade do PT ao senador tucano.
O senador por São Paulo cumprimentou Alvaro Dias por assumir voto em Osmar, contra orientação de seu partido, após ataques disparados contra o irmão pelo principal adversário, o também tucano Beto Richa. Alvaro classificou os ataques de “fortuitos, desnecessários, improcedentes e desonestos”. Quero cumprimentá-lo por sua atitude, em especial porque tivemos a oportunidade de conviver com seu irmão e com Vossa Excelência e conhecemos as posições dos dois”, afirmou Suplicy.

Camargo coloca mais água na sopa do Caixa 2 de Berto


Hoje, às 14h, em seu escritório de advocacia na Inácio Lustosa, numa coletiva de imprensa, o deputado Fábio Camargo promete colocar um pouco mais de água no ensopado do Caixa 2 de Beto Richa. Fábio promete anunciar fatos novos e também vai explicar as razões de ter deixado a campanha de Berto Richa e estar apoiando Osmar Dias ao governo do Paraná. Ele também promete dizer o nome da grande "semente do mal", tempero indigesto que está levando para o buraco a carreira de Berto Richa.

AROEIRA - O DIA

Prefeitura apressa obra para favorecer Berto


As obras da Rua Rua Riachuelo estão fodendo o trânsito perto da UFPR. Prefeitura a todo vapor para entregar a obra antes das eleições para favorecer Berto Richa. Enquanto isso, o crack continua correndo solto nas imediações.

domingo, 26 de setembro de 2010

Para Osmar, Palmas. Para Berto, pregos!

Antes da chegada de Osmar e comitiva em Palmas, a segurança foi alertada de que no trajeto do aeroporto e centro da cidade – por onde a carreata de Osmar passaria – havia tachas e pregos entortados espalhados com o objetivo de furar os pneus dos carros. Em tempo foi realizada uma varreadura e milhares de tachas e pregos foram encontrados e recolhidos, evitando que a carreata da vitória de Osmar Dias fosse prejudicada.

Osmar chegou ao município animado com o pedido de licença de 32 dos 42 prefeitos da região Sudoeste para abraçar sua candidatura na reta final da campanha.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AOEIRA - O DIA

Desesperado, Beto Richa divulga falsa pesquisa e é punido pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral puniu nesta quinta-feira (23) o candidato Beto Richa por divulgar uma suposta pesquisa eleitoral por email, ao mesmo tempo que busca barrar as pesquisas de institutos conhecidos com impugnações. Nesta semana, o tucano já impediu a divulgação de quatro pesquisas dos maiores institutos do país, e agora passou também a disseminar informações clandestinas através do domínio de oficial da sua campanha, o @betoricha.com.br.
O email distribuído pela campanha de Richa afirma ter dados “de pesquisas internas” que mostrariam o candidato na frente de Osmar Dias (PDT). E mais, pede que as informações sejam replicadas, afirmando: “Envie emails, telefone, comente, conte para todo mundo que Beto Richa está na frente do segundo colocado”.
O juiz eleitoral Daniel Pereira Sobreiro, em sua decisão, anotou que Richa tem um “comportamento dúbio”, ao impugnar pesquisas tradicionais e disseminar supostas pesquisas internas sem registro eleitoral.
Ele determinou que a campanha de Richa  mande, pelo mesmo meio, textos esclarecendo que os dados divulgados são “ineficazes para fins eleitorais”. Agora um oficial de Justiça irá ao comitê tucano para garantir que os emails de correção sejam enviados.
Se continuar mandando as mensagens criminosas, Richa ainda terá que pagar uma multa de R$ 300 mil por divulgação, decidiu o juiz.
O domínio utilizado para divulgar as falsas informações está registrado em nome de Carlos Alberto Richa, pessoa física, e com o CNPJ, estranhamente, em nome do PTB do Rio de Janeiro. Para identificação das mensagens, ainda estavam registrados o endereço da Prefeitura de Curitiba e o telefone atual do gabinete do prefeito.
A ação coordenada de pedidos de impugnação das pesquisas eleitorais e envio de emails clandestinos ocorre num momento de ascensão dos índices de Osmar Dias (PDT) na disputa. A pesquisa Datafolha divulgada ainda em 16 de setembro já registrou empate técnico entre os dois candidatos na primeira semana do mês.
A partir da constatação da tendência de migração do eleitorado para Osmar, o adversário impediu a divulgação de todas as próximas sondagens, quais sejam: Datafolha/Folha de S. Paulo, Vox Populi/Band, Ibope/Associação Comercial de Foz do Iguaçu, e a do Ibope/RPC.
Apagão de pesquisas – Nesta quinta-feira (23), a coordenação geral da campanha de Osmar convocou uma entrevista coletiva para denunciar as ações maquinadas pela campanha adversária para impedir a população de se informar sobre o momento da disputa eleitoral, e anunciar as medidas jurídicas tomadas contra o email de Richa.
O coordenador geral, Mário Pereira, disse que a candidatura adversária promoveu um verdadeiro “apagão global” nas pesquisas desta semana. Os prejudicados, disse, são a população, que fica sem saber os números, e a imprensa. “Ele promove a censura à imprensa, afinal são a Folha de S. Paulo, a RPCTV, a Gazeta do Povo e a Band as contratantes dessas pesquisas,” afirmou.
Os coordenadores jurídicos de Osmar frisaram que as pesquisas impugnadas têm exatamente os mesmos registros das que foram divulgadas desde o início da campanha, quando o tucano liderava e sem qualquer manifestação contrária de Richa.
“O que choca é que, enquanto impede a divulgação de pesquisas dos maiores institutos, a campanha de Richa divulga dados falsos. É uma estratégia perversa para tentar falsamente influenciar as eleições”, aponta o advogado Guilherme Gonçalves

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Imagens do comício da virada em Curitiba

Quatro macucos a mais no emborná

A 190 Km/h e as provas escondidas

Berto revela medo e apela para a agressão

Além da briga com as pesquisas, outro sintoma de que a campanha de Beto Richa en­­­fren­­­ta momentos de nervosismo – diferentemente das demonstrações de segurança que apresentava até duas ou três semanas atrás –, é a mu­­­dança da linguagem. Se antes ataques a adversários eram raros ou mesmo inexistentes, agora as coisas mudaram. A estratégia, no entanto, não garante o sucesso esperado.

É o que se viu no caso de Alvaro Dias, que ontem desceu do muro e declarou voto para Osmar. Tucano, líder do PSDB no Senado, Alvaro estava distanciado da campanha no Paraná. Nem trabalhava pelo correligionário Beto Richa nem para o irmão Osmar Dias. Sua única participação se resumia a apoiar o candidato tucano a senador, Gustavo Fruet, e o presidenciável José Serra. Continue lendo a coluna de Celso Nascimento na Gazeta do Povo.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vira Virou

Vou voltar na primavera,
Que era tudo que eu queria
Levo terra nova daqui
Quero ver o passaredo
Pelos portos de Lisboa
Voa, voa, que eu chego já
Mas se alguém segura o leme
Dessa nave incandescente
Que incendeia minha vida
Que era viajante lenta
Tão faminta da alegria
Hoje é porto de partida
Ah, vira, virou, meu coração navegador
Ah, gira, girou, essa galera...

(Kleiton E Kleidir)

Fascista das araucárias

Em pleno século XXI,
Um babaca candidato
Quer calar jornalista
E fazer de gato e sapato
A inteligência do povo.
Raposa com pele de gato,
Ele engana a todo custo
Ao vender pinto por pato.
Fala mansa e cara de cuia,
Com discurso decorado,
Tem a cara de bom moço,
Mas é fascista anunciado,
Pois amordaça a imprensa
Na lábia dos advogados
E chama de laranjas podres
Nosso nobre professorado.
O candidato de quem falo
É um playboy mimado,
Vive sustentado pela mulher,
Clone de jacu com veado.
Brinca de político-ditador
E não passa de um cagado.
Mas o povo vai dar ao asno
O destino de todo safado:
Cadeia para os que roubam
Nosso dinheirinho suado,
Cinto e lambada na bunda
Desse canastrão abobado.

Censura de Beto Richa tenta calar mais um jornalista

LEIA AQUI O DESABAFO DE MAIS UM JORNALISTA CENSURADO POR BETO RICHA E SEU BATALHÃO DE ADVOGADOS. NEM A DITADURA ERA TÃO EFICIENTE EM BUSCAR A CENSURA. JOTA AGOSTINHO TEM A SOLIDARIEDADE DOS BLOGUEIROS DO PARANÁ QUE LUTAM PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Serra prega a farra com dinheiro do contribuinte

Hoje no Bom Dia Brasil, Miriam Leitão perguntou ao candidato José Serra se o salário mínimo de R$ 600,00 não era uma medida eleitoreira. Serra disse que não, mas não soube explicar como iria arrumar a grana, principalmente para a Previdência. No caso do décimo terceiro para o Bolsa Família um desastre, porque a proposta trata o segurado como um dependente eterno do Estado. Como os tucanos estão bonzinhos com o dinheiro do contribuinte! Serra Simpson não vai ganhar a eleição, mas vai ser eleito o Papai Noel do ano.

AROEIRA - O DIA

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Beto Richa não cita e nem pede votos para Serra no debate da RIC

Enquanto Beto Richa tremia em tímidas tentativas de ataque ao seu principal adversário, Osmar Dias dava um banho de conhecimento no debate da RIC, que terminou no início da madrugada de hoje, em Curitiba. Osmar não teve dificuldades de citar Dilma e Lula e Beto nem mesmo pediu votos para José Serra, candidato tucano a presidente.

Segundo Osmar, as políticas sociais desenvolvidas pelo presidente Lula e o ex-governador Requião, que impulsionaram a mudança, ganharão força no governo do pedetista. Ele citou os programas federais Bolsa Família, Luz Para Todos e Minha Casa, Minha Vida, e os estaduais Luz Fraterna, Leite das Crianças e Tarifa Social da Sanepar, que ajudou para implantar como senador.
“Todos os brasileiros que têm coração podem ver o quanto o Brasil melhorou no tempo do Lula. Foram 24 milhões de pessoas que saíram da miséria e 31 milhões que ascenderam de classe”, reiterou o candidato, que concorre em aliança com Dilma Rousseff (PT) a presidente.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Richa promete demitir funcionários públicos

Na sabatina da Gazeta do Povo, Beto Richa defendeu o enxugamento da máquina pública do governo do estado. Ele afirmou que não tem um plano de demissão voluntária, mas que pretende cortar cargos comissionados. O candidato não quis citar o número de cargos que seriam cortados caso fosse eleito.
Ou seja, Berto reedita a velha cartilha de FHC e Lerner, estado mínimo e a farra da terceirização.

El Pais: Serra vai fazer feio

Ladeira abaixo

domingo, 19 de setembro de 2010

Professores de Curitiba dizem que Berto é uma farsa


Professores da rede municipal de ensino de Curitiba e representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismac) participaram neste sábado pela manhã da caminhada de desagravo às declarações de Beto Richa que chamou professores de “laranjas podres”.
Professores e sindicalistas disseram que o tratamento dispensado a eles pela administração de Richa na Prefeitura de Curitiba é bem diferente do que ele vem prometendo em sua campanha. “Estou nesse cesto de `laranjas podres` sim”, disse, ironicamente, uma professora de Curitiba que pediu para não ser identificada pois teme represália. “Fiquei indignada com o que o Beto Richa falou e vim aqui para dizer que é assim que ele trata os professores municipais, quando divergem do pensamento dele”, afirmou. “E as condições de trabalho também são muito ruins. Faltam equipamento didático e professores e as salas são super-lotadas. No discurso dele é tudo muito bonito, mas a realidade é bem diferente”, completou.
A coordenadora de políticas do Sismac, Maira Beloto de Camargo, participou da caminhada para desmascarar o candidato Beto Richa. “O magistério municipal de Curitiba não conseguiu sequer negociar na gestão Beto Richa porque ele nunca recebeu a categoria”, contou. “Quando ele diz que as portas do governo estarão abertas é mentira, porque ele não fez isso nem em Curitiba. É nossa obrigação contar sobre o que acontece aqui para todo o Paraná”, emendou.
Segundo Maira, Beto Richa mente também quando diz que deu mais de 80% de reajuste salarial. “Segundo dados do Dieese, que é um órgão sério, o reajuste não passa de 34% e nem foi reajuste real. Foi compensação pelas perdas da inflação”, afirmou. “Outra mentira dele é quando fala do piso nacional. Nossa pauta de reivindicações tem esse item e ele não aceitou nem sentar para dialogar. Se ele se nega agora, vai continuar se negando também se for governador”, afirmou.
A representante do Sismac confirmou o que disse a trabalhadora sobre condições de trabalho da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. “A super-lotação das salas de aula impedem um trabalho mais apurado e faltam professores. Para se ter idéia, tem professor de matemática dando aulas de inglês”, resumiu.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hacker's em ação no Paraná

O site pessoal do governador Orlando Pessuti (www.pessuti.com.br) foi invadido por hacker’s na tarde desta sexta-feira (17). Além do site do governador, estima-se que mais 25 mil sites da mesma empresa hospedeira tenham tido o mesmo problema.

O governador, através de sua assessoria de imprensa, lamentou o episódio e informou que medidas estão sendo tomadas para que o mesmo retorne ao ar o mais breve  possível.

Notícias sobre atuação do governador ainda podem ser acessadas pelo Blog  http//amigosdopessuti.blospot.com

AROEIRA, O DIA

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Meu Deus do céu, Beto!!!!

Sentado na cadeira de governador, Beto nomeia Arns e promete dar pé na bunda do pessoal da Educação



A edição de hoje da Gazeta do Povo informa que Beto Richa voltou a afirmar que, caso eleito, pretende exonerar a maioria dos ocupantes de cargos comissionados no governo estadual, entre eles os chefes dos Núcleos de Educação. “Sou o candidato da mudança e não tenho compromisso com a continuidade”, disse. O tucano negou que o anúncio de Flávio Arns para a Secretária de Educação em eventual governo tucano seja estratégia de campanha e tentou minimizar possíveis acusações adversárias de que já estaria “sentando na cadeira” de governador. “Seria uma hipocrisia qualquer candidato dizer que já não está pensando numa pessoa para ser o seu secretário nesta ou naquela área. Você sabe quais são as pessoas melhor preparadas da sua equipe”, afirmou. 
Pelo que tudo indica, ao enfiar os pés pelas mãos, Beto Richa vai ter um bom tempo livre nos próximos anos para brincar de playboy.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Takeuspa prevê virada

Stanislaw Takeuspa reapareceu! No meio da discussão de pesquisas eleitorais, Takeuspa interrompe os raciocínios óbvios: "20 de setembro de 2009, o Combate Barreirinha tava perdendo feio para o Capão Raso. Final do Jogo, 5 a 3 para o Combate Barreirinha".
Stanislaw Takeuspa vive de bico, mas é o idealizador do método de matemática comparativa para cálculos metafísicos. Ele só acredita em matemática precisa e no fio de prumo, na régua de nível, no esquadro. Margem de erro é permitida, ele diz que corre o risco de não receber pela empreitada.
Rabiscando no balcão do Bar do Jacaré, num guardanapo de papel com pouco uso, com precisão do esquadro e lápis, ele pegou os dados das pesquisas do IBOPE e fez a projeção: irada entre o dia 26 e 29 de setembro.
O método é confuso, mas, de acordo com o polaco Takeuspa, deu certo para o Combate Barrerinha.

Discordo do polaco, creio que a virada acontece já na próxima semana.

Osmar defende professores que Beto chamou de "laranjas podres"

Ontem em Cambé, o candidato a governador Osmar Dias (PDT) defendeu os professores paranaenses das ofensas feitas pelo adversário Beto Richa (PSDB), que os comparou a “laranjas podres”, na última sexta-feira (03). E Cambé ele se reuniu com lideranças políticas, Osmar afirmou que candidato que não respeita professor não merece o respeito das famílias do Estado.
Richa estava irritado com correspondências distribuídas pelos professores da rede estadual, que continham críticas a ele e pedidos de apoio ao candidato do PDT. Osmar lamentou a imaturidade do adversário.
“Ele age como garoto mimado que não sabe aceitar nenhuma crítica. Quando critiquei aquela fantasia dele, de comprar helicópteros para transportar doentes do interior para a capital, também recebi ofensas”, disse Osmar. Richa tratou a crítica de Osmar como um ataque pessoal.
Osmar pediu aos professores que o continuem apoiando e não se abalem com ameaças. “Abracem a minha candidatura, porque em todos os dias que eu for governador vocês serão respeitados. Quem chama professor de `laranja podre´ não merece o respeito das nossas crianças, das nossas mães e das nossas famílias”, reagiu.
Ventos favoráveis – Em Cambé, Osmar foi aclamado por cerca de 700 pessoas, que foram ao Clube da Amizade manifestar seu apoio. O candidato pedetista estava otimista e anunciou que “ventos estão soprando a favor da nossa candidatura”.
“As pessoas estão entendendo o que está em jogo nessas eleições. Estamos unindo as pessoas que não querem ver o Estado entregue de novo nas mãos de meia dúzia de tubarões que querem lucrar com o suor dos trabalhadores”, afirmou.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), disse que o único candidato comprometido com a região Norte é Osmar. Quando foi deputado estadual, o candidato adversário não apresentou uma única emenda para trazer recursos para a região”, disse Barbosa.
Durante evento em Apucarana, na sexta passada, Richa afirmou que professores que apoiam Osmar são “laranjas podres”, e os ameaçou de demissão se eleito governador. As ofensas do adversário no discurso foram reproduzidas no jornal Tribuna do Norte.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Blog não cumpre ordem judicial e é suspenso. Multa é de R$ 100 mil

Por determinação judicial, o blog do Fábio Campana está suspenso por 24 horas. A decisão consta dos Autos 1740-91 e foi assinada pelo juiz auxiliar Luciano Carrasco, motivada pelo não cumprimento de um direito de resposta concedido pela Justiça ao deputado federal Wilson Picler (foto). Caso o blog não atenda à ordem judicial, ele estará sujeito à multa diária de R$ 100 mil.

sábado, 4 de setembro de 2010

Quando os ipês florescem

Foi exatamente no dia em que os ipês floresceram. Lembro-me, doutor, que as ruas estavam ladeadas por colunas amarelas e as pessoas nem se davam conta – quanta gente abestada, meu Deus! Creio que para boa parte das gentes, as paisagens não passam de pano de fundo para continuidade mecânica intercalada no intervalo que vai do nascer ao morrer. Entre um ipê e outro ipê, entre um passo e outro passo, ignoramos o relógio natural a marcar brevidades.

Perdoe-me a ansiedade, mas destas coisas que lhe digo e me custam memória, assustadora foi a que veio. De repente aquela vontade de caminhar. Enforcar o trabalho. Ignorar agendas. Não pensar em nada além de minha própria vontade de caminhar. Joguei o telefone celular fora. Desci a rua de casa...Continue lendo quando os ipês florescem...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"Richa não sabe de nada", diz eleitora na Folha de S. Paulo




"Fiquei chateada porque ele [Beto Richa] não sabe nada, não tem opinião sobre a maioria das coisas. E ainda saiu mais cedo porque tinha compromisso. Mas não tinha a sabatina? Ele nem deveria ter vindo então."


Marina Machado, professora, hoje, na página A11, da Folha de S. Paulo, sobre a fuga de Berto Richa do debate promovido pelo jornal.

“Osmar tem caráter e não trairá o povo”, diz Lula

Mais de 15 mil pessoas se reuniram nesta quinta-feira (2) em Foz do Iguaçu para ouvir o presidente Lula declarar que Osmar Dias (PDT) é o melhor candidato para o governo do Paraná. “Osmar não trairá os compromissos assumidos”, afirmou Lula. “Não tenho dúvidas, olhando nos olhos dos dois candidatos, que devo dizer ao povo do Paraná para que vote no Osmar. Vocês estarão colocando o governo do Estado nas mãos de alguém de caráter, com responsabilidade e dono de uma história política que nunca traiu os compromissos assumidos”, disse emocionando Osmar.
No discurso, Osmar Dias contou que no tempo que ficou no Senado nunca viu o PSDB agir em favor dos agricultores. Já Lula entra para a história com medidas como o Fundo de Catástrofes. “Terei orgulho de olhar do Paraná para Brasília e ser parceiro deste governo que tem uma mulher na Presidência da República”, disse Osmar ao pedir o voto dos eleitores para eleger Dilma Rousseff presidente.
 “Com o Osmar no governo do Paraná, teremos a certeza de que todos os investimentos federais serão aqui multiplicados, por sua seriedade, competência e reconhecido conhecimento das necessidades de cada canto deste estado”, disse Dilma.
“Governar para os mais pobres e para os trabalhadores. E é isso que Osmar vai continuar fazendo”, afirmou Requião. “Para o Paraná continue avançando junto com o Brasil é preciso votar em Osmar”, completou.
“Nós todos juntos faremos um grande governo no Paraná. Eu e Requião no Senado, ajudando Dilma e Osmar”, disse a candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Imagens do triângulo amoroso vazam na internet

Triângulo amoroso? Beto envolvido? Teve até tapa na cara?

http://zezedicamargoeluciano.uol.com.br/clipe/bigPlayer.html?video=406226

Richa tem ligações com vereador e advogado presos pelo Gaeco


Em reportagem assinada pela jornalista Luciana Pombo, o Jornal do Estado revela que os dois sindicalistas presos na manhã de terça-feira tinham ligações estreitas com o ex-prefeito de Curitiba e candidato ao governo do Estado, Beto Richa (PSDB). O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Denílson Pires, é vereador eleito pelo DEM e integrante da base de sustentação do governo municipal na Câmara de Vereadores.

Valdenir Dias é presidente regional do PMN, partido da base de Beto Richa para o governo do Estado, e ligado a movimentos sociais. Ambos os partidos integram a coligação que apoia a candidatura do tucano ao governo.

Valdenir Dias também preside a Federação das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan), que mantém relação direta com a prefeitura da Capital. Tanto representando o partido como representando a Femoclan, Valdenir Dias, que foi vereador em Curitiba, aparecia sempre ao lado de Richa em solenidades. No dia 26 de junho, por exemplo, Valdenir acompanhou Beto Richa e Ricardo Barros (PP) na convenção estadual do DEM e teceu elogios ao ex-prefeito de Curitiba: “Estamos formando uma grande aliança em torno de um candidato inteligente, bom administrador, leal e correto”.

Na atual campanha de Richa para o governo, Valdenir teria a responsabilidade de fazer a ligação entre o comitê do tucano e as associações de moradores. Ele também organizaria equipes de cabos eleitorais pagos para segurar as bandeiras e fazer a panfletagem do tucano. No site da Femoclam, textos e fotos apontam para a proximidade entre Valdenir e Richa, inclusive revelando o apoio da entidade à candidatura do prefeito.

Denílson Pires e Valdenir Dias - que também é advogado do Sindimoc - são investigados por formação de quadrilha, desvio de dinheiro do Sindimoc e uso de recursos para incrementar campanhas políticas. A entidade tem um orçamento superior a R$ 10 milhões por ano, parte deste valor é repassado pelo pagamento da passagem dos usuários do sistema de transporte de Curitiba. Também foram presos Valdecir Bolette (atual tesoureiro do Sindimoc) e Fátima Butinhoni (assessora do vereador). Com eles, foram apreendidos R$ 120 mil em dinheiro.

Ricardo Barros foi lançado candidato por advogado que está preso


O Rigon informa que em junho do ano passado, mais de 800 lideranças comunitárias, autoridades de Curitiba e região estiveram presentes no jantar da Femoclam – Associação de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana – que homenageou o deputado federal Ricardo Barros em Curitiba. “Durante a ocasião, o presidente da associação, Valdenir Dias, lançou Ricardo Barros como futuro candidato ao Senado”, diz release divulgado à época (e disponível no site do candidato). Valdenir Dias é presidente do PMN estadual, partido que apoia Beto Richa e Ricardo Barros, e foi preso esta semana em Curitiba pelo Gaeco, em operação contra fraude em sindicatos.

Blog do Esmael volta hoje

O Blog do Esmael que estava sob censura imposta por Berto Richa volta hoje, às 18h. Na reabertura, Esmael pretende transmitir ao vivo o comício de Lula em Foz do Iguaçu.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Juiz derruba censura ao Blog do Esmael imposta por Richa

A Justiça do Paraná derrubou a censura imposta ao blog do Esmael Morais que fora imposta pelo tucano Berto Richa. Em breve estaremos dando maiores detalhes da decisão.

C'est la vie, mes camarades!

Férias - Previsão do tempo para hoje, quarta-feira, aqui em Recife, precisamente na praia de Boa Viagem: sol com nuvens, temperatura oscilando entre 23º e 29ºC, talvez chova à noite para um refresco.

Aos proxenetas - Pois bem, estou na correria e blogar tornou-se um desespero. Escrevo neste blog quando posso. E raramente posso. Não sou pago para isso, não tenho empregados para isso. Aqui ganhei valorosos amigos, perdi outros e descobri, felizmente, grandes inimigos, invariavelmente doentes de alma, incapacitados para a arte de escrever e ávidos para chupar o saco dos poderosos.  Rogo aos deuses por eles, não para que honestos se tornem, não para que proxenetas deixem de ser, mas para que não maltratem tanto assim a língua de nossos antepassados.

Não nos mate, Lêdo Ivo! - Repousam sobre a minha mala três deliciosas leituras - outras aqui estão em sono quase eterno! -. A poesia completa de Lêdo Ivo; são duas mil páginas divinas e que cobrem o período de 1940 a 2004 e "As Flores do Mal" do nosso Baudelaire, numa edição que não conhecia em português, assinada por Jamil Almansur Haddad. "O caçador de moscas", prosa de Ernani Buchmann, também enfrenta dura fila. Hei de lê-los e vencê-los, caso meus cansados olhos assim me permitirem. Dar-me-á a Dadinha uma folguinha para tanto? (Dadinha é a que fotografei somente os pés e mais alguma coisa que veio de brinde, acima - ela é envergonhada, não mostra a cara, fantasminha da Assembléia Legislativa, sempre em férias!).

Comunas - Estive numa festa sábado da turma que estava completando 30 anos de militância de esquerda (alguns nem tanto de esquerda assim!). Pois bem, depois de alguns copos de Serra Malte, comecei achar que todo mundo tinha 20 anos novamente e que a revolução socialista era fato adiado, coisa para daqui a pouco. É, reencontrar velhos amigos deixa-me esperançoso e faz-me crer em utopias servidas em copos de cristal no burguês bairro do Batel, em Curitiba. Em tempo: na festa ninguém comeu criança alguma, quiçá as vovozinhas!

Censura do Berto - Preparei um dissertação sobre a censura. É lógico que fui inspirado pela censura imposta pela turma do Berto Richa ao camarada Esmael (porra, por que o Esmael não é Ismael como todo mundo que tem esse nome!?). Não vou cansá-los caros 32 leitores, mesmo porque não sei onde salvei o bendito texto. Mas que merda que o Beto fez, censurar um blog é coisa para quem tem muito a esconder! Coisa de gente pequena, de gente que se adonou da verdade, das suas hipócritas verdades apenas.

Piolhos do saco alheio - Poderia aqui fazer horóscopos para distraí-los, conheço os astros e a geometria que justificam suas trajetórias e posições no vácuo-espaço, mas isso deixo aos desprovidos de tutano e faculdade. Afinal, a Astrologia vai bem com a ignorância dos piolhos do saco alheio. Gente com algum tino estuda Astronomia e não repete a besteira que diz "tudo na vida é relativo". Relativo uma ova, tudo na vida depende de ponderações algébricas em que, porém, desconhecemos o autor do cálculo.

Pobre Xerox - Poderia também aqui citar poemas alheios, mandá-los ao Esmael para preencher sua página censurada e para dar um certo ar de erudição às besteiras diárias reportadas no breve Twitter. Mas citar poemas de segunda mão e de terceiros para preencher espaço no blog é de uma pobreza de espírito digna dos beócios que não os entendem.Conheci um sujeito que recitava poesia como ninguém e como ninguém sumiu na noite do tempo. Nunca escreveu merda alguma e jamais entendeu um único verso que falou. Criar é melhor do que copiar (e que não nos ouçam a Xerox, os Control C e Control V, e os digitadores desempregados!).