segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Egito, ElBaradei no centro do jogo

Designado neste domingo pela oposição egípcia para "negociar" com o regime do presidente Hosni Mubarak, Mohamed ElBaradei se encontra à frente de uma coalizão que reúne a secular oposição Irmandade Muçulmana e a juventude autoconvocada pela Internet .
O ex-diplomata entrou no jogo na noite deste domingo, falando diretamente para os manifestantes no centro do Cairo. Centenas de pessoas gritavam "o povo quer a queda do presidente!" ElBaradei limitou-se a pedir para o povo esperar, pois " a mudança acontece".

ElBaradei é apoiado por uma parte da juventude e setores da Classe Média. Tem integridade, porém não tem tropas para inverter o equilíbrio do poder. Nas ruas, alguns criticam suposta proximidade do ex-diplomata com os Estados Unidos.


Leia a análise feita pelo jornal francês l'Humanité:

Egypte: Mohamed ElBaradei au centre du jeu

Pantin ou leader? Le prix Nobel de la paix 2005 est la figure de proue de l'opposition.

Désigné dimanche par l'opposition égyptienne pour "négocier" avec le régime du président Hosni Moubarak, Mohamed ElBaradei se retrouve à la tête d'une coalition disparate, allant de l'opposition laïque aux Frères musulmans, en passant par une nébuleuse d'internautes. Ce mardi, il devrait être au premier rang de la marche géante organisée par l'opposition au Caire pour asseoir son aura.

L'ancien diplomate a joué pour la première fois son rôle en public dimanche soir en s'adressant directement aux manifestants dans le centre du Caire. Aux centaines de personnes scandant "le peuple veut la chute du président!", le Prix Nobel de la Paix récompensé en 2005 pour son rôle d'ancien directeur général de l'Agence internationale de l'énergie atomique (AIEA) a expliqué par haut-parleur que l'Egypte était "au début d'une ère nouvelle". "Je vous demande de patienter, le changement arrive", a-t-il assuré.


"Il n'a pas de troupes à lui"

Lundi, Hosni Moubarak a tenté de contrecarrer le rôle grandissant d'ElBaradei. Le président égyptien a chargé son nouveau Premier ministre Ahmad Chafic de promouvoir la démocratie en dialoguant avec l'opposition, et de rétablir la confiance dans l'économie du pays.

ElBaradei, devenu opposant déclaré au Raïs depuis février 2010, est soutenu par une partie de la jeunesse et des classes moyennes. Mais pour Tewfik Aclimandos, spécialiste du pays au Collège de France, il "n'a pas de troupes à lui, c'est à la fois sa force et sa faiblesse. Il n'est l'otage de personne, mais il ne peut pas inverser un rapport de force tout seul". Son aura tient notamment au fait "qu'il n'a aucune compromission avec le régime, qu'il est intègre". Mais dans la rue, certains reproche à cet ancien diplomate sa supposée proximité avec les Etats-Unis. Ce mardi est une étape importante pour lui afin de se faire accepter comme tête de proue de l'opposition.

Curitiba registra 164 mortes violentas em janeiro


O Paraná TV revela números que acendem o sinal vermelho da segurança em Curitiba. A capital paranaense registrou desde o primeiro dia do ano até agora 164 mortes violentas. Ao mesmo tempo, o telejornal mostrou que boa parte dos módulos policiais da cidade está abandonada. O Projeto Povo também não funciona, dos 13 telefones da Polícia Militar que deveriam estar disponíveis para a população, apenas um funciona, mas a ligação cai no telefone de um comerciante. Faltam policiais, 30% do efetivo da PM e 50% da Polícia Civil, percentuais confirmados pela própria Secretaria de Segurança.
Enquanto faltam policiais nas ruas, o blog foi informado que policiais estão sendo usados na segurança até mesmo de secretário da Prefeitura de Curitiba. Pista para os colegas que queiram investigar: Esporte.

Veja a reportagem da RPC sobre a violência em Curitiba...

Volta ao trabalho

Voltamos do nosso breve recesso! Baterias carregadas, estamos preparando os primeiros posts e com boas novidades!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desabrigados de segunda classe


O Governo Federal anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores desabrigados nas áreas atingidas pela chuva, no limite de pouco mais de R$ 4 mil. Ora bolas, praticamente metade de nossa força de trabalho ainda vive na economia informal, no subemprego e não tem carteira de trabalho assinada. Ou seja, cria-se assim o desabrigado de segunda classe, o sem FGTS. Precisamos de um cadastro para ver realmente quem precisa de ajuda. Dá trabalho, mas se o governo quer ajudar mesmo, é assim que deve ser feito. (Foto: "O Dia")

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

No governo Richa, a única coisa que prospera além da parentada nomeada é a dengue



Enquanto o governo Berto Richa se mostra confuso e não consegue nem mesmo publicar seus atos no Diário Oficial, principalmente os de nomeação dos parentes do governador, o Paraná registra os piores números em relação à dengue de sua história.

De acordo com a Gazeta do Povo, os números de infestação da dengue no Paraná, divulgados nesta segunda-feira (10), são alarmantes: somente no ano passado 33 mil pessoas foram infectadas pelo Aedes aegypti. Destas, 15 morreram. Os dados de 2011 ainda não foram tabulados, mas a Secretaria Estadual da Saúde (SESA) já anunciou a criação de uma “sala de situação” para monitorar os 56 municípios que estão com os piores indicativos da doença no estado.

Os trabalhos do plano de emergência da secretaria serão concentrados nas regiões que estão em situação mais grave: Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Paranavaí. Os dados, preocupantes, mostram um aumento no número de pessoas infectadas em quase todas as regiões. Em Londrina, por exemplo, os casos saltaram de 209 em 2009 para 3.376 no ano passado. Na cidade de Jacarezinho, que não registrou nenhum caso de dengue em 2009, 555 pessoas contraíram dengue em 2010. Foz do Iguaçu teve a maior elevação, saindo de 64 casos confirmados em 2009 para 10.949. (Informações da Gazeta do Povo)
Curiosidade: Aedes (casa), aegypti (do Egito).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Orações em latim é sucesso na Web

Lançada para preencher uma lacuna na Web, nossa página de orações católicas latinas é um sucesso. Desde que começaram a ser medidos, foram quase 5 mil acessos em menos de um mês. Acesse este blog pelo endereço http://purificent.blogspot.com/
No blog, você pode encontrar desde o canto gregoriano até maravilhas como essa, devidamente traduzidos para o português, é claro:

Spes clima mundi deterius evitandi



Inter summarum auctoritatum Unitarum Nationum congressionem, quae Cancún in urbe Mexicana est habita, compromissum est de calefactione atmosphaerae minuenda. Cunctae civitates praeter Boliviam constituerunt silvas pluviales melius tutandas esse. Civitatibus egentioribus auxiliandum esse, ut climati depravando obsistere possent.

Animais

Quer chegar rápido no hospital: apanhe um ônibus em Curitiba

Como era de se esperar, as empresas de ônibus e a prefeitura de Curitiba estão tentando achar culpados para o acidente envolvendo os ônibus Ligeirinho e biarticulado em pleno centro da cidade.

Lista de suspeitos: os motoristas, os passageiros e os pedestres. Ou seja, os de sempre.

Lista dos inocentes - as empresas de ônibus, a prefeitura, que são reconhecidas por não tratarem o povo como gado, por não submeterem os motoristas a jornadas estressantes, por não cobrarem caro por um serviço ruim, por oferecerem boas condições de segurança aos passageiros de ônibus. Cadê o cinto de segurança?!?

Como foi mais este acidente envolvendo ônibus em Curitiba: um ligeirinho de Fazenda Rio Grande, da empresa Leblon, bateu de frente na lateral de um biarticulado, da linha Santa Cândida/Capão Raso, da empresa Glória, no cruzamento entre a Rua André de Barros e a Travessa da Lapa. O acidente ocorreu por volta das 15h30 depois que um dos motoristas dos ônibus furou o sinal vermelho. O condutor do biarticulado tentou desviar do ligeirinho e a frente do veículo acabou invadindo uma loja de imóveis.

De acordo com o tenente coronel Luiz Henrique Pombo, dos Bombeiros, pelo menos 16 viaturas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para prestar atendimento às vítimas. Um helicóptero também foi utilizado para transportar os feridos para hospitais da capital. (Foto e informações da Gazeta do Povo).

domingo, 9 de janeiro de 2011

Humor e sensualidade nos muros de Pompéia

As paredes e os muros de Pompéia também revelam o dia-a-dia de seus habitantes. Recados, dias de feiras, banalidades, palavrões e outras inscrições nos fazem acreditar que a vida de Pompéia no primeiro século ficava devendo pouco à vida de nossos dias:
  • Admiror, paries, te non cecidisse ruinis qui tot sciptorum taedia sustineas. → Oh parede, admira-me que sustentes tantas bobagens sem desmoronar.
A seguir, alguns grafites bastante conhecidos dos estudiosos:
  • Pompeianis ubique salutem. → Saudações aos pompeanos onde quer que se encontrem.
  • Lucrum gaudium. → O lucro é felicidade.
  • Pecunia non olet. → O dinheiro não cheira.
  • Pituita me tenet. → Peguei um resfriado.
  • Marci Iuni insula sum. → Sou a ilha de Marcus Iuinius.
  • Oppi, emboliari, fur, furuncule. → Oppius, palhaço, ladrão, ladrãozinho!
  • Virgula Tertio suo: indecen es. → Virgula ao seu Tertius: Você é (um) inconveniente.
  • Suspirium puellarum Celadus thraex. → (No quartel dos gladiadores) Celadus, o trácio, faz as garotas suspirar.
  • Luci Istacidi, at quem non ceno, barbarus ille mihi est. → Lucius Istacidius, com quem não janto, é um bárbaro para mim.
  • Miximus in lecto. Fateor, peccavimus, hospes. Si dices: Quare? Nulla fuit matella. → Mijamos na cama. Hospedeiro, reconheço que procedemos mal. Se me pergunta: por quê? (Porque) não havia penico.
  • Cacator cave malum, aut si contempseris, habeas Iovem iratum. → Cagão, olha o mal (que fizeste), ou então, se o ignoras, terás a ira de Júpiter.
  • Arphocras hic cum Drauca bene futuit denario. → Aqui Harphocras transou bem com Drauca por um denário. (Em um bordel)
  • Marcus Spendusam amat. → Marcus ama Spendusa.
  • Cornelia Hele amatur ab Rufo. → Cornelia Hele é amada por Rufus.
  • Secundus Prima suae ubi que isse salute rogo domina ut me ames. → Secundus cumprimenta a sua Prima onde quer que esteja e imploro à senhora que me ame.
  • Myrtis bene felas. → Myrtis chupa bem.
  • Epaphroditus cum Thalia hac. → Epaphroditus (esteve) aqui com Thalia.
  • Venimus hoc cupidi, multe magis ire cupimus Sed nostros illa puella pedes. → Viemos aqui de boa vontade, vamo-nos com muita mais vontade, mas reteve-nos (nossos pés) aquela garota.
  • Mussius hic nihil futuit. → Mussius nunca transou aqui.
  • Quisquis amat valeat. → Boa sorte a quem quer que ame!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os cabos eleitorais grafiteiros de Pompéia


Os grafiteiros sempre existiram, prova disso são algumas inscrições encontradas nos muros que sobraram de Pompéia, cidade que sumiu do Mapa varrida pelo Vesúvio em 79 A.D. Vejamos alguns exemplos, principalmente na área da política, pois parece que a cidade passava por um processo eleitoral. Os marqueteiros e cabos eleitorais de hoje não fariam melhor:




Peço-lhe que eleja Marcus Cerrinius Vatia para a vereança. Todos os beberrões noctívagos o apóiam. Flores e Fructus escreveram isto.
*
Os ladrõezinhos apóiam Vatia para vereador.
*
Os quitandeiros, todos juntos com Helvius Vestalis, querem a eleição de Marcus Holanius Priscus para duúnviro com poder judicial.
*
Peço seu voto para eleger Gaius Julius Polybius vereador. Ele tem bom pão.
*
Os almocreves querem a eleição de Gaius Julius Polybius duúnviro.
*
Os adoradores de Isis unanimemente querem a eleição de Guacus Helvius Sabinus vereador.
*
Proculus faz Sabinus vereador e ele fará mais por você.
*
Os vizinhos de Lucius Statius Receptus pedem seu voto para elegê-lo duúnviro com poder judicial, ele merece. Aemilius Celer, um vizinho, escreveu isto. Você pode ficar doente se apagar maldosamente.
*
Datia e Petronia apóiam Marcus Casellius e Lucius Albucius para vereadores e pedem seu voto. Possamos sempre contar com cidadãos assim na nossa colônia!
*
Peço seu voto para eleger Epidius Sabinius duúnviro com poder judicial. Ele merece, e na opinião do meritíssimo juiz Suedius Clemens com a concordância do conselho, devido a seus serviços e probidade, digno da municipalidade. Eleja-o!

*
Peço-lhe eleger Aulius Vettius Firmus vereador. Ele merece a municipalidade. Elejam-no, jogadores de bola, elejam-no!

Para quem ainda acredita no Metrô de Curitiba

A Fenabrave acusa crescimento recorde na venda de carros pelo quarto ano consecutivo. Para2011 o crescimento deve ser mais de 4%. Onde vamos colocar tanto carro? Sei, mas não digo, e se você pensou a mesma coisa, também não diga em respeito às damas e crianças que frequentam este pudico espaço. Mas que é lá, isso é! Enquanto isso, o Metrô de Curitiba dorme o sono das promessas a São Nunquinha!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bertus procura dentes nas galinhas dos ovos podres


Bertus - Quomodo potes, Catanie, annos gallinarum cognoscere?
Catanius - Ex dentibus, Berte.
Bertus - Insanis, Catanie: gallinae dentes non habent.
Catanius - At ego habeo et Roldum et Viapianum!


Para os tradutores confusos:

Annus = ano - acusativo plural (obj. direto) em "os".
At - conjunção = mas.
Bertus, i; et Catanius, i - 2ª declinação - vocativo singular em "e".
Cognoscere = conhecer.
Dens, is = dente.
Et...et, na mesma oração e entre palavras no acusativo = tanto...como.
Ex dentibus = pelos dentes. 
Habere = ter, segunda conjugação (habeo = tenho; habent = têm).
Insanire = estar (ficar) louco.
Potes = podes.
Quomodo = como.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Inclusão Digital

O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo anunciou a criação da Secretaria de Inclusão Digital. Muito bem, mas que expressão marota e infeliz é essa, "inclusão digital". Desde que o português é português, ela significa outra coisa, também marota, entretanto infeliz apenas para quem recebe a inclusão!
A expressão "inclusão digital" é infeliz porque não diz nada relativo ao que pretende dizer, literalmente significa incluir o dedo (digitus), ou dedos (digiti). O correto seria inclusão cibernética.