quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Para meditar na passagem de ano


Recorda a substância toda, da qual és mínima parte, e o tempo todo, do qual te foi asselado um lapso breve, infinitamente pequeno; e do destino do qual és parte... de que tamanho?
Marco Aurélio


Senti e experimentei não ser para admirar que o pão, tão saboroso ao paladar saudável, seja enjoativa ao paladar enfermo, e que a luz, amável aos olhos límpidos, seja odiosa aos olhos doentes.
Santo Agostinho


Quem nunca comeu seu pão com lágrimas,
Quem nunca passou noites aflitas
Sentado no seu leito a suspirar
Não vos conhece, ó Potências benditas!
J. W. Goethe


Sou o que fui. Como homem, verdadeiro.
Sonhador, como poeta, e estreleiro.
Como cristão, de espinhos coroado.
Manuel Bandeira


Não enterres, coveiro, o meu passado,
Tem pena dessas cinzas que ficaram;
Eu vivo dessas crenças que passaram,
E quero sempre tê-las ao meu lado!
Augusto dos Anjos


Por isso eu tomo ópio.
É um remédio
Sou um convalescente do momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a vida
Faz-me tédio.
Fernando Pessoa


Por adeuses, por suspiros,
No território dos mitos,
Fica a memória
Mirando a forma ilusória
Dos precipícios
Da humana e mortal história.
Cecília Meireles


Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)
Mário Quintana


Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste,
assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Cecília Meireles

Ao "Rarodo"

Recado de nobre senhora ao ancião gagá:
Não confunda amor platônico com viadagem!

Cuba, 50 anos de coragem



Cuba festejará nesta quinta-feira os 50 anos da revolução que levou Fidel Castro ao poder, levantando a bandeira do socialismo. São 50 anos de resistência de um povo que sobrevive altivo mesmo com o bloqueio econômico imposto pelos EUA.

PMDB, o fiel da balança para 2010

A Gazeta do Povo publica análise política sobre o peso dos partidos em 2010. A posse dos prefeitos eleitos dos 5.563 municípios brasileiros, amanhã, vai mudar o cenário político nacional e definir mais claramente o quadro eleitoral de 2010. O PMDB, o grande campeão das eleições de outubro, começa o ano mais fortalecido, a ponto de ser considerado o fiel da balança na corrida presidencial. A legenda vai comandar nada menos do que 1.207 prefeituras a partir do dia 1º (21,7% dos municípios brasileiros). Serão 147 cidades a mais do que os peemedebistas têm atualmente.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lula toma uma providência: o conflito de Gaza já está resolvido!




Recife - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Brasil vai trabalhar para encontrar uma maneira de ajudar a resolver o conflito entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza. "Penso que nós do Brasil vamos trabalhar para achar um jeito daquele povo parar de se matar e se violentar", afirmou.

Esta é para terminar bem o ano. Realmente, este é o país da piada pronta!

Oba, duas quadrilhas no mesmo quadrado!



A máfia já deu o exemplo, as coisas ficam ruins quando duas quadrilhas começam a disputar o mesmo "quadrado". A guerra interna já começou e o tiroteio também. Neste ambiente ganha a imprensa, pois os podres começam a vazar. Coisa de arrepiar e que deixa o Caixa 2 do Cassio Taniguchi parecendo história de amadores. Uma vencerá, mas a que preço?

Dominus vobiscum, Nedson


O prefeito de Londrina Nedson Micheleti (PT) esboçou o desejo de ser padre. Talvez seja um problema de vocação mesmo, já que, como prefeito, de acordo com a opinião dos servidores públicos, Nedson foi um fiasco. Uma manifestação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindiserv) está marcada para esta terça-feira, em frente à prefeitura. De acordo com o presidente do Sindiserv, Marcelo Urbaneja, a manifestação é para comemorar o fim dos oito anos de administração do prefeito Nedson. “Vamos comemorar o término de um mandato que sucateou o serviço público”, afirmou. O protesto deve durar durante todo o dia. Cerca de 30 faixas com dizeres bíblicos serão colocadas, de acordo com Urbaneja, para chamar a atenção do prefeito. Além disso, haverá música e os servidores prometem entregar uma batina preta, em referência à declaração de que o prefeito seria padre.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A "Mulher Cana" e bota cana nisso!


Momento cultural:
Grazi Massafera esteve no último programa Domingão do Faustão do ano e falou que está mais magra por conta do trabalho. "Tô magricelinha. O povo acha que tô fazendo regime. Na era da Mulher Melancia, eu sou a Mulher Cana", brincou Grazi. Depois que Negócio da China sair do ar, Grazi quer férias. "É muita pressão", disse.

"Quanto mais pior, pior mesmo"

Depois de breve recesso, que deve se repetir na passagem de ano, o Magna Curitiba volta à ativa. Ainda estamos lendo o amontoado de jornais atrasados em nossa mesa e verificamos que, não obstante o Natal e as intenções do homem de se tornar algo melhor, a coisa está feia:

1. O ataque de Israel à faixa de Gaza, com quase 300 mortos, crianças inclusive, é um ato covarde que não deve se esgotar em apenas covardia. Existe um pensamento no mundo capitalista que, em momentos de crise, uma boa guerra serve para reverter o quadro;

2. A imprensa local, as penas alugadas de sempre, continua puxando o saco do prefeito Beto Richa e mulher, Fernanda Richa;

3. É muito tênue, quase inexistente, a diferença entre a lista de notáveis e a formação de quadrilha;

4. Existe uma operação abafa no caso dos gafanhotos e funcionários fantasmas da Assembléia Legislativa do Paraná.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Todo louco crê que os demais estão enfurecidos

O Magna Curitiba está empenhado em algumas traduções, portanto, nos perdoem pela falta de notícias, mas vejam que vale a pena, estas sentenças são de Publílio Siro:

Honos decorat honestum (et) notat inhonestum.
A honra enfeita o honesto (e) aponta o desonesto.

Omnis insanus credit ceteros furere.
Todo louco crê que os demais estão enfurecidos.

Judex dramnatur quum nocens absolvitur.
O juiz é condenado quando o criminoso é absolvido.

Ne feceris tuum gaudium malum alienum.
Não faças teu gáudio (tua alegria) o mal alheio.

Omnies dies ordinandus est velut ultimus.
Todo dia (cada dia) deve ser ordenado (vivido) como o último.

AROEIRA - ODIA

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Esses playboys! Minas no maior caos e Aécio na boa em Floripa



Esta veio do Cláudio Humberto e talvez demonstre a razão da bela amizade entre Beto Richa e Aécio Neves:

Enquanto diversas cidades mineiras mergulhavam em estado de calamidade pública, neste domingo, o governador do Estado, Aécio Neves (PSDB), preferia recolher junto aos catarinenses lições do sofrimento causado pelas enchentes. Ele foi fotografado abraçado à namorada Letícia no Taikô de Jurerê, aprazível praia de Florianópolis. A foto foi publicada no blog do Cacau Menezes, que classificou este último como "um dos melhores finais de semana dos últimos anos em Floripa: sol, mar azul, nenhum vento, muitas festas...". O blog integra o portal da RBS em Santa Catarina.

Curitiba fora da rota de Britney Spears e outras estrelas


Último bastião do ilusionismo da propaganda oficial, Curitiba está definitivamente fora do circuito das atrações internacionais. De acordo com o Jornal O Dia, tudo deve continuar no eixo Rio-São Paulo. Depois de Madonna, há três datas reservadas no fim de outubro, no Maracanã, para Britney Spears, que na época estará excursionando pela América do Sul — ela deve passar também por Chile e Argentina — para lançar seu mais novo CD, ‘Circus’. Em todo caso, vá preparando a bagagem.



Agenda 2009:
Quem está certo

19 de janeiro: Elton John e James Blunt (Apoteose)
4 de fevereiro: Alanis Morissette (local a definir)
6 de fevereiro: Little Joy (Circo Voador)
13 de março: Keane (Citibank Hall)
14 de março: Iron Maiden (Apoteose)
20 de março: Radiohead e Kraftwerk (Apoteose)
28 de março: Coldplay (HSBC Arena)
Quem pode vir
Britney Spears (Maracanã, fim de outubro)
Paul McCartney (sem data)
Oasis (sem data)
Amy Winehouse (sem data)
Wilco (abril)
Of Montreal (maio)
Sonic Youth (maio)

Final de ano, época de pensar



O Magna Curitiba agradece as manifestações de feliz Natal e Ano Novo. Retribuímos com a nossa livre interpretação do livro do Eclesiastes (Kohelet para os judeus) que faz parte dos livros poéticos do Antigo Testamento. Embora tenha seu significado considerado como incerto, a palavra tem sido traduzida para o português como pregador (aquele que fala em assembléia).
Este livro é de ordinário reduzido à sua essência apenas: VANITAS VANITATUM OMNIA VANITAS (Vaidade das vaidades tudo é vaidade).

domingo, 21 de dezembro de 2008

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Teses do 34º Congresso do PCF




Confira as teses aprovadas no 34º Congresso do Partido Comunista Francês (PCF). Suplemento do jornal L'humanité, na língua francesa e arquivo PDF.

Manifesto em defesa da Língua Portuguesa


O uso oral e escrito da língua portuguesa degradou-se a um ponto de aviltamento inaceitável, porque fere irremediavelmente a nossa identidade multissecular e o riquíssimo legado civilizacional e histórico que recebemos e nos cumpre transmitir aos vindouros. Por culpa dos que a falam e escrevem, em particular os meios de comunicação social; mas ao Estado incumbem as maiores responsabilidades porque desagregou o sistema educacional, hoje sem qualidade, nomeadamente impondo programas da disciplina de Português nos graus básico e secundário sem valor científico nem pedagógico e desprezando o valor da História.
Se queremos um Portugal condigno no difícil mundo de hoje, impõe-se que para o seu desenvolvimento sob todos os aspectos se ponha termo a esta situação com a maior urgência e lucidez. Assine aqui o manifesto em defesa da Língua Portuguesa...

Belinati, o sem futuro

O jornalista José Pedriali revela: Belinati, o sem futuro. Além de responder a mais de 90 processos nas esferas civel e criminal, Belinati tem uma grande pedra em seu caminho: a reprovação de um convênio com o Detran quando administrava Londrina pela terceira vez.

O valor é ridículo diante da montanha de dinheiro desviado naquele mandato, de cujo desvio é responsabilizado como cúmplice: são R$ 150 mil. Um grão de areia diante dos mais de R$ 100 milhões que sumiram sem deixar rastro, dinheiro obtido da venda de quase metade do Sercomtel para a Copel, em 1998. Total do negócio: R$ 186 milhões.

Pois é esse grãozinho de areia que o impede de voltar à Prefeitura de Londrina, e esse esse grão que se transforma na imensa rocha que bloqueia o seu futuro.

TSE confirma: Belinati está fora

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira o registro da candidatura de Antonio Belinati, 65 anos, à Prefeitura de Londrina, Paraná. Belinati derrotou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) no segundo turno por 9 mil votos. Hauly obteve 48,27% dos votos válidos, contra 51,73% de Belinati.
Na sessão plenária, por cinco votos a um, ministros acataram a decisão da Corte, em 28 de outubro, ao confirmar a resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que negou o registro do candidato por inelegibilidade. Na ocasião, o Tribunal de Contas do Estado rejeitou a prestação de contas de Belinati referente ao período em que foi prefeito, de 1996 até a cassação, em 2000.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O triste fim do Diário da Manhã


A presidente do Sindijor, Aniela Almeida, o diretor de Defesa Corporativa, Márcio Rodrigues, e a gerente, Ângela Ribeiro, estiveram ontem em Ponta Grossa para acompanhar as rescisões dos contratos de trabalho dos sete jornalistas do Diário da Manhã. Eles foram demitidos depois de o jornal deixou de circular, em 15 de novembro, quando a empresa assumiu que estava em colapso financeiro. Aos jornalistas não foram pagas quaisquer verbas rescisórias, mas a rescisão ao menos garantirá o saque da parte dos recursos que foi depositada nas contas vinculadas do FGTS; também garantirá o acesso ao seguro desemprego aos que não ainda conseguiram se recolocar. Os profissionais, que não recebiam salários em dia há meses, vão buscar na Justiça do Trabalho, os direitos sonegados.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Filosofia canina




Est annosa canis vix assuefacta catenis.
Cachorro velho não se acostuma com coleira.

Sem vergonha, Câmara dá título à mulher do prefeito


Depois de aumentarem os próprios salários, darem nome de ruas e praças e distribuir títulos a granel, nossos operantes vereadores fecham o ano com chave de ouro.
Agora os vereadores resolveram destacar as qualidades da primeira-dama da cidade, sem vergonha e sem rodeios, num ato para ser lembrado por todas as legislaturas futuras e que, de fato, marcam Curitiba como o lugar onde nascem os sonhos do faz de conta. Vejam que primor publica o site da Câmara:


A maior honraria que Curitiba pode oferecer a quem nasceu na cidade, o título de Vulto Emérito, deverá ser entregue à primeira-dama, Fernanda Bernardi Vieira Richa. A indicação, do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), com apoio de Serginho do Posto (PSDB), foi aprovada por unanimidade em segundo turno, na manhã desta segunda-feira (15), na última sessão plenária do ano, na Câmara de Curitiba.
Conforme Mario Celso, Fernanda Richa, apesar de ter a educação aprimorada na Suíça e Inglaterra, é uma pessoa simples, de fácil acesso, sempre pronta a ajudar o próximo. “Esposa de um dos nomes mais surpreendentemente promissores da vida política do Paraná, é nora de Arlete e José Richa, este uma legenda no processo de redemocratização do País”, afirmou, enumerando obras sociais em creches, Centros de Referências, liceus de ofícios, clubes de mães e associação de moradores. Ao destacar o trabalho frente à Fundação de Ação Social, o líder ressaltou obras em áreas historicamente esquecidas, como nas vilas Parolin e Leão, entre tantas outras. “Seu discurso não é definitivo, aceita intervenções, abre espaço para interlocutores, numa fala objetiva, bem organizada e transformadora.”
Nos apartes, diversos vereadores elogiaram a iniciativa, atribuindo à homenageada a aceitação de quase 77% da população ao prefeito Beto Richa, nas últimas eleições. O vereador Zé Maria (PPS) destacou o trabalho com portadores de necessidades especiais e o vereador Pastor Valdemir Soares (PRB), a participação de Fernanda nas inúmeras reuniões para regulamentação de áreas na Cohab. Já o vereador Jairo Marcelino (PDT) acredita que o carisma de Fernando Richa é tanto que se torna uma forte candidata ao governo do Estado. Para finalizar, o líder do PV, vereador Paulo Salamuni, disse que a postura da primeira-dama não somente conquistou a simpatia da população como concretiza a parceria ideal com um administrador. “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, lembrou.
Os vereadores Elias Vidal (PP), Angelo Batista (PP), Roberto Hinça (PDT), Jair Cézar (PSDB), Paulo Frote (PSDB) e Serginho do Posto também contribuíram para o debate, destacando algumas conquistas da primeira-dama ao longo dos anos.

Pitágoras demite em Londrina

A Faculdade Pitágoras de Londrina demitiu, na manhã desta quarta-feira, 38 professores dos cursos de Administração e Direto, sendo que deste último dos 25 professores, 20 foram demitidos.

Mulher só de calcinha em frente ao Fórum

Esta quem conta é o jornalista Ângelo Rigon, de Maringá.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

As viagens do bólide Beto Richa

Ganha um passeio a pé no autódromo de Curitiba, o leitor que enumerar pelo menos uma única fala, um discursinho que seja, que tenha justificado uma única viagem do nosso bólide das pistas, nosso bodião araucariano e nas horas vagas prefeito de Curitiba, Beto Richa.
Depois das eleições de outubro, Richa já esteve na França, percorreu algumas cidades do interior e ficou em Londrina metade da semana passada, se preparando para participar de um evento automobilístico. Nesta semana deve ir para Brasília, para um jantar político.

AROEIRA - ODIA


Lucro com a desgraça alheia

Apesar da boa ação dos milhares de brasileiros que têm enviado mantimentos para a população atingida pelas chuvas em Santa Catarina, parte do material não tem chegado aos flagelados, como deveriam. Imagens registradas por câmeras e divulgadas ontem pelo ‘Jornal Nacional’ flagraram voluntários e soldados do Exército furtando roupas e tênis, entre outros objetos que deveriam chegar às mãos das vítimas da tragédia.
Nas imagens registradas no Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau, donativos são levados por voluntários e militares, que aparecem escondendo os objetos e os alimentos em mochilas ou em veículos. Há imagens de soldados escolhendo produtos e comentando sobre um sutiã: “Eu peguei para a minha namorada”. Em outra cena, uma mulher que entrou como voluntária afirma: “Tem coisa boa. Vou levar este aqui para meu guri”. Agostinho Schaupper, coordenador do pavilhão, admitiu desvios. “A gente cede para uma ou outra pessoa que trabalhou, que fez trabalho voluntário durante dias”, afirmou.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Tratamento Ético para os Animais


Eva Mendes decidiu participar de uma campanha para proteção de animais organizada pela ONG PETA (Pessoas por um Tratamento Ético para os Animais). Engajada na causa, a atriz posou nua para arrecar fundos para a entidade, que também conta com a ajuda das atrizes Alicia Silverstone e Pamela Anderson.

Serviço militar obrigatório para a mulherada


O Brasil vai adotar serviço militar obrigatório também para mulheres. Pelo menos essa é a intenção das autoridades militares. A proposta em estudo será discutida mais profundamente após o lançamento nacional da nova estratégia de Defesa do País, previsto para ocorrer quinta-feira. A idéia é que novas recrutas (R$ 514 de salário em 2009) atuem prioritariamente nos setores administrativos, disponibilizando homens para o treinamento militar final. Mulheres são consideradas ideais para ações nas áreas de Saúde e Intendência (suprimento de alimentos e outros insumos).

Redução do IPI aumenta venda de carros

Os vendas de carros zero no primeiro final de semana após a redução do Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) aumentaram até 100%. A GM, no Rio Grande do Sul, comercializou 771 veículos neste sábado e domingo. No fim de semana anterior, foram vendidas 350 unidades. Volkswagem e Ford não divulgaram ainda os balanços, mas informaram que as vendas também reagiram por conta do pacote anunciado pelo governo na última quinta-feira. Além da redução do imposto, as montadoras apostam em bônus e promoções para os clientes.

A marolinha no frigorífico

O Frigorífico Mercosul , em Paiçandu (a cerca de 10 quilômetros de Maringá), fechou as portas e anunciou a demissão de 450 funcionários nesta segunda-feira (15). Os empregados ficaram sabendo que estavam desempregados ao voltarem do período de 30 dias de férias. A unidade de Paiçandu era uma das 11 da empresa existentes no Brasil e abatia por dia em média 300 animais.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Final de semana - Florbela Espanca



Neste final de semana, continuamos dando expediente nos Versos & Rimas e aproveitamos para convidá-los(as) para plantar um pouco de Florbela na vida, esta genial poeta portuguesa.

Alvaro e Serra e o choro dos marqueteiros de Richa




O seminário “Crise: Rumos e Verdades”, organizado pelo Governo do Paraná e que reuniu, em cinco dias, 1,5 mil pessoas entre economistas, sociólogos e professores universitários teve a virtude de reunir também a diversidade de idéias. O governador Roberto Requião, que coordenou boa parte dos debates, teve ao seu lado, por exemplo, os tucanos Álvaro Dias e José Serra. Fato que deixou a turma do marketing do prefeito de Curitiba Beto Richa de cabelo em pé e encomendando notas de desagravo à imprensa canalha. Richa não foi convidado para participar do seminário, o moço é fraco de discurso e parece preferir o automobilismo a ter que discutir economia. Fiquemos, portanto, com os tucanos que tem alguma coisa para falar e tutano para tal. O governador de São Paulo, José Serra defendeu que o Brasil deve tomar medidas mais ágeis em curto prazo para enfrentar a crise da economia mundial. Entre elas a manutenção dos investimentos dos Estados e da União, a queda da taxa de juros e a revisão da política de câmbio. Por sua vez, o senador do Paraná Álvaro Dias afirmou que não bastam ações de administração do sistema financeiro, é preciso que haja administração com competência. Muito mais que isso, a crise exige propostas que possam alavancar programas de desenvolvimento que façam frente às ameaças visíveis de recessão da economia mundial e da nossa economia.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A página de Deus na internet


Sou um aficionado pela internet. Pertenço à geração que guarda por máxima aquilo que nem Descartes ousou pensar: “tenho dedos logo existo” (habeo digiti ergo sum). E por esta paixão incondicional e que toma boa parte de minha vida vigiada lá das alturas, lamento certas lacunas encontradas no mundo virtual. O site de Deus, por exemplo, cara importante, mas que não dá a mínima para a cibernética e suas aplicações.

Ele é deveras um sujeito ocupado. Com certeza, cuidar do mundo todinho e contar quantos espirros damos por dia deve tomar um tempão. Pensando nisso e a título de cooperação com o mundo do Divino, desenvolvemos projeto de página virtual para o Todo Poderoso, que poderia ter esse nome mesmo, e ser acessada pelo endereço www.todopoderoso.com.

No conteúdo estático da página, colocaríamos uma breve apresentação com links para a Bíblia – cópias dos afrescos de Michelangelo poderiam dar fundo à página. Ainda no conteúdo estático, links do tipo “fale com a Ouvidoria”, no caso, Jesus. “Fale com o Síndico”, no caso, São Pedro. No mesmo clima do “fale com”, poderíamos lincar o Purgatório, o Limbo e o Inferno – este último meio escondido, para evitar competição ou desvios para sites do próprio mundo terreno.

Uma lojinha virtual para dar conta dos custos da empreitada também seria bem-vinda. “Livros Sagrados”, “Imagens e Ícones”, “Souverniers das Guerras Santas”, “Água do Rio Jordão” e “Retratos do Paraíso” poderiam ser alguns dos itens colocados à disposição dos navegantes crentes.

Também penso em incluir um link para “Notícias do Céu”, sob responsabilidade de São Lucas ou qualquer outro evangelista, mui dignos assessores de imprensa da Casa Celeste. Assim, teríamos mais uma reserva de mercado para os jornalistas, já que as coisas aqui neste vale de lágrimas andam difíceis pra cachorro. (JFN).

Sexo gratuito em tempos de crise


Em tempos de crise financeira, o sexo se tornou a atividade gratuita favorita dos britânicos, de acordo com uma nova pesquisa online. Cerca de 37% dos mais de 2 mil adultos entrevistados apontaram o sexo como passatempo grátis predileto. No questionário de múltipla escolha, constavam ainda as opções "conversar com amigos", "olhar vitrines", "ir a um museu", "nenhuma destas opções" e "não sei". A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de novembro pela empresa YouGov para a Terrence Higgins Trust - uma das principais instituições de caridade britânica voltada para portadores de HIV e em defesa de uma vida sexual saudável. A organização, que faz campanha pelo sexo seguro, elogiou o fato de que foi registrado um aumento nas vendas recentes de preservativos no país.
Otário, meu amigo de fé, irmão e camarada, que estava na Inglaterra e foi entrevistado, não teve dúvida e tascou "ir a um museu".

AROEIRA - ODIA

E a cobra fugiu



Fernando Lugo babando em calendário “sensual”? Adolescente possuída quebrando rosário de policial? Passageiro caindo de ônibus? Caixa humano 24 horas? Anaconda fujona? Sopabrasiguaia.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Natal, a crise e o franguinho na panela

A rigor, as necessidades do homem para se manter vivo são poucas, mas os recursos (mão-de-obra, terra, capital...) para satisfazê-las são escassos. Este é o dilema da Economia, que procura a melhor forma de alocar recursos produtivos finitos para satisfazer as necessidades humanas infinitas.

Nos anos 1960, um psicólogo norte-americano de nome Abraham Harold Maslow (1908–1970) reinventou a roda ao determinar uma escala das necessidades humanas. A escala começava com as fisiológicas – comer, dormir, sexo, etc. –, depois, segurança – a casa, por exemplo –, sociais – clube, grupos de afinidades –, status – sinais exteriores que indiquem nossa posição social, carros, jóias, etc – Leia mais em Crônicas Tropicais...

Alugando - Governo lança o Bolsa-Aluguel

O governo federal criou o Bolsa-Aluguel, e os estados do Rio e da Bahia são os primeiros a aderir ao projeto-piloto. O sistema é usado com sucesso na França, na Itália, no Uruguai e na África do Sul. Segundo a secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Teresa Jucá, existem 5 milhões de imóveis vazios em centros urbanos (União, estados e municípios), que poderão ser ocupados, de graça ou mediante pagamento mínimo, por famílias de baixa renda — valor mensal ainda indefinido.


Mais 5 milhões de chefes de família dependentes e votando no Governo. assim, Lula vai conseguir eleger até um poste ou a Dilma.

Cargos na berlinda: PMDB enquadra o PT do Paraná

Ao que tudo indica, há mais uma queda-de-braço entre o PT e o PMDB que pode afastar ainda mais os dois partidos. Como pano de fundo, a mini-reforma tributária proposta pelo governador Roberto Requião e que está em processo de votação na Assembléia Legislativa.

Grana para a propaganda



Ignorando a crise, o processo econômico que ameça com o desemprego boa parte dos brasileiros, a prefeitura de Curitiba novamente ameaça o contribuinte com o mármore do inferno caso ele não salde seus impostos com a prefeitura. São R$ 500 milhões de ISS e IPTU, dinheiro muito bem empregado como todos sabem, inclusive na propaganda de nossa amada e incomparável Cidade e seu magnânimo e insuperável prefeito Beto Richa.

Dia de 28 horas

Final de ano, provas para corrigir, notas para lançar, formaturas, traduções e estudos para consumo próprio, material para editar e picuinhas burocráticas têm feito este blogueiro restringir o tempo dedicado a este espaço. Mas, na medida do possível e do impossível também, tentamos manter pelo menos a constância.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A caixinha do futebol paranaense



Fui ameaçada hoje por um narradorzinho de segunda que nada mais faz do que elogiar a atual diretoria por estar no bolso de alguns...


... sai do bolso!

Do blog da jornalista Luciana Pombo, assessora de imprensa do Atlético Paranaense.

Grana da Unimed na campanha

O prefeito de Maringá, Silvio Barros II, utilizou em sua campanha de reeleição recursos doados pela Unimed Maringá; a origem do dinheiro é a chamada fonte vedada, considerada pela legislação eleitoral irregularidade insanável. Leia mais no blog do jornalista Rigon.

Anatel lança edital de concurso com vagas para jornalistas

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) está com inscrições abertas para concurso público que conta com duas vagas para jornalista no cargo de analista administrativo. A remuneração é de R$ 8.389,60; e a lotação em Brasília. As inscrições, que custam R$ 85,00, poderão ser feitas dos dias 5 a 27 de janeiro, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/anatel2008. A Agência Nacional de Águas (ANA) abriu concurso com uma vaga para jornalista, com salário inicial de R$ 8.389,60.

Vaga para analista de comunicação interna em Curitiba


A Ouro Verde Transporte e Locação está contratando analista de comunicação interna, com formação superior completa e preferencialmente com pós-graduação. É requisito indispensável experiência em todas as atividades de comunicação interna em empresas de grande porte. Os interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para o e-mailrh@ouroverdetl.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Janeiras em época de muda

Janeiras são cantigas populares no sertão brasileiro relativas ao Ano-Bom:


Janeiro vem,
Janeiro vai:
Feliz daquele
Que tem seu pai!


Janeiro veio
Janeiro foi:
Feliz daquele
Que tem seu boi!


Versão cantada em várias prefeituras nesta virada de ano:

Janeiro vem
Janeiro vai
Feliz daquele
Que tem seu cargo!

Janeiro veio
Janeiro foi:
Feliz daquele
Que tem salário gordo!

PT fecha apoio a Temer na Câmara

A bancada do PT na Câmara formalizou apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Casa. A decisão foi tomada um dia depois de o PMDB ter anunciado que vai lançar candidatura própria nas eleições para presidência do Senado, o que pode prejudicar a candidatura do senador petista Tião Viana (AC), que concorre à presidência da Casa. Para o presidente do PT, Ricardo Berzoini, as eleições na Câmara e no Senado são coisas distintas e o apoio a Temer nada mais é do que uma retribuição ao apoio prestado pelo PMDB na candidatura do atual presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Mais de mil bancários no olho da rua

Mais de 1 mil bancários foram demitidos em São Paulo e Osasco nos últimos três meses, segundo cálculos do sindicato da região. O movimento começou pelos bancos pequenos, mas, nas últimas semanas, se estendeu para alguns maiores. O caso mais recente é o do Banco Safra, o nono maior do País pelo critério de ativos, que, na sexta-feira, dispensou cerca de 200 funcionários, de acordo com fontes consultadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. A assessoria da instituição não informou quantas pessoas perderam o emprego, mas disse que as demissões não fogem ao padrão.

E aqui no Paraná, o sindicato tem algum levantamento?

Coletiva Prata da Casa



A Secretaria de Estado da Cultura abriu nesta semana a exposição Prata da Casa, que reúne trabalhos feitos pelos funcionários da Seec. São pinturas, esculturas, cerâmica, design, fotografias e vídeo feitos por 15 artistas que atuam em diversos espaços da Secretaria como coordenadorias, museus e escolas de arte. A exposição está montada no hall da secretaria e poderá ser vista até o dia 27 de dezembro.

A mostra tem como objetivo expor as obras ao público além de proporcionar maior interação entre os artistas da casa. Muitos dos trabalhos expostos foram vencedores de prêmios locais e nacionais. Na área das artes plásticas participam Alfi Vivern, Jair Mendes, Luiz Lopes, Marcos Coga, Richard Bischof, Ronald Simon, Soraia Savaris e Viviane Camargo. Os fotógrafos que expõem são Karin Van Der Broocke, Macaxeira, Tiomkim e Tita Blister. O design fica sob responsabilidade de Rita Solieri Brandt e vídeo para José Luiz de Carvalho.

Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba
Até 27 de dezembro
Entrada franca
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Beto vai exportar enchentes de Curitiba para Santa Catarina



Dizem que o prefeito de Curitiba, Beto, o Bom Moço e agora sensacional humorista, conversou com o prefeito de Ilhota, uma das cidades castigada pelas enchentes em Santa Catarina e prometeu ajuda. Por meio de um convênio, técnicos de Curitiba vão "ajudar" na reconstrução da cidade e na elaboração de um plano para evitar novas enchentes.

Cuidado desavisado prefeito de Ilhota, consta que Curitiba nunca resolveu seus problemas de enchentes e que tal plano não existe nem mesmo em nossa cidade. Na foto, temos uma pequena amostra do que ocorre no centro de nossa bela Curitiba, exatamente na rua Alferes Poli.
Todos os nossos rios são poluídos. Temos o segundo mais poluído do Brasil, só perdemos para o Tietê de São Paulo. Aqui, qualquer mijo n'água faz boa parte da cidade ficar parecendo uma banheira.
Na realidade, se depender de nossa competência técnica, Ilhota pode ser varrida do mapa.


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Os neo-miseráveis



Creio que boa parte dos miseráveis que habita nosso país é obra única e exclusiva de nossos governos. São miseráveis infelizes gerados pelas nossas ineficazes políticas de distribuição de renda, que sempre privilegiaram minúscula casta social, ou ainda, pela absurda e proposital ignorância imposta ao povo pelo governo – que sempre foi, em qualquer época, mero joguete nas mãos desta casta de privilegiados, os verdadeiros donos do Brasil.

Pois bem, estamos no meio de uma crise econômica mundial e sentimos novamente as forças do atraso tramarem contra a possibilidade de acabarmos definitivamente com a pobreza e conseqüente miséria em que se larga no lombo dos brasileiros. Leia mais...

Imbatível pela internet




"Ele foi o vencedor do Prêmio em 2006 e já mostrou que é imbatível em votações pela internet”. Foi assim que os apresentadores Cristina Serra e Heraldo Pereira, da TV Globo, convidaram o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) para subir ao palco do auditório e receber o troféu de melhor senador do País.

1969, o verdadeiro ano




Todo mundo fala de 1968. Os revolucionários, os reacionários e até os retardados que nada entenderam daquela época. Mas para ele, o que valeu mesmo foi o ano de 1969.
A lembrança vem fácil, a doce Dulce deitada no velho sofá num dos cantos do laboratório de Química Analítica. Até hoje, quando sente o cheiro dos reagentes sulfídricos, ele tira um pêlo imaginário do canto da boca. Ah, como ele aprendeu em 69!

Rocha Loures prevê novo êxodo rural



“O quadro é muito grave. Se não tomarmos iniciativas urgentes, como a aprovação da reforma tributária, poderemos retornar a um ciclo de desfavorável no campo e a um novo êxodo rural, pois os bancos e as financeiras já estão subtraindo tratores e outros insumos dos trabalhadores rurais, que foram dados em garantia a empréstimos”.

Do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), na abertura do Programa Empreendedor Rural, que reuniu cerca de 4 mil produtores e trabalhadores rurais na Expotrade, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Pão e Circo

Londrina se tornou uma cidade referência, no que tange a gênese do espaço político. Muito embora, às vezes (ainda) parecemos ultra-retrógrados devido a incontáveis minis ou macros escândalos que envolvem a esfera política pé vermelha.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Papudodaqui & Papudodeminas

De braços dados, os dois papudos, o Daqui e o Deminas, circulavam rindo e para um dedim de prosa:

Deminas: Tá rindo diquê?
Daqui: Sei não, mas é bão ter emprego por mais quatro anos!
Deminas: Ainda mais quando o povo paga a conta da propaganda!
Daqui: Si é, sô!
Deminas: Mas, mais quatro anos inda é pouco. Precisamo de mais um pocadim...
Daqui: Isto é fácil. Propaganda, pesquisa boa, propaganda e pesquisa boa. Esta é fórmula do sucesso!
Deminas: Umas viagens pra Zouropa também é bão!
Daqui: Si é!
Deminas: A gente aparece na fotografia com um monte de gente boa e inteligente...
Daqui: É memo. Todo mundo fica matutando que a gente é inteligente tamém...
Deminas: Ocê aprendi dipressa!
Daqui: ...Aparece nas fotos, fala coisa que ninguém entende, não propõe nada, mas a foto é que vale...
Deminas: Mudando de pato para ganso, vamo comê uns pão de queijo?
Daqui: Só se for com leitê quentê!
Deminas: Uai, e não!!!

Preços cobrados por alguns pulhas do comércio em SC

O Procon de Santa Catarina está pedindo para que a população denuncie os maus comerciantes que estão se aproveitando da tragédia no estado.

Botijão de gás - R$ 120,00
Pão - R$ 10,00 (kg)
Misto quente - R$ 15,00

E que o capeta lhes receba bem na hora devida!

Absurdos levam jornal de Paulo Pimentel ao Ministério Público

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná mostra o triste tratamento que recebem os funcionários do jornal O Estado do Paraná:
O jornal O Estado do Paraná voltou a demonstrar que o desrespeito aos profissionais que ajudam a construir sua história é a sua nova marca. Há mais de oito anos a empresa de Paulo Pimentel vem criando um verdadeiro império do medo para seus jornalistas, e hoje (28) foi aberta mais uma câmara de horrores: em pleno final de ano, seis profissionais da redação foram demitidos sem justa causa – um dos quais teve filho recentemente. Para quem não acompanha de perto as arbitrariedades da empresa, é bom que se diga que estes desligamentos não são mero “ajuste” na organização, mas um novo capítulo na história de reiterado desprezo aos jornalistas e demais trabalhadores. Entre as mais notórias violações aos direitos dos jornalistas estão a supressão do pagamento do adicional noturno, a não concessão de adicional de comissionamento a profissionais que exercem função de editor, não aplicação do vale creche, casos de assédio moral, o volume enorme de horas extras que acintosamente não são pagas e o emprego de pessoas não habilitadas para exercer atividades jornalísticas. Por conta destes e outros absurdos, um procedimento investigatório tramita no Ministério Público do Trabalho para apurar os desmandos. Desde que se iniciou, em 2001, o procedimento só tem crescido por conta de novas denúncias encaminhadas pelo Sindijor. Como a criatividade patronal para debilitar os jornalistas parece não ter fim, nos últimos dois anos, a editora O Estado do Paraná promoveu uma grande redução de quadro de funcionários, desligando especialmente os mais experientes, o que resultou numa visível queda na qualidade editorial, o que veio acompanhado de uma correspondente pressão sobre os trabalhadores remanescentes para que produzissem mais e em igual qualidade. Embora a diretoria de O Estado do Paraná nunca tenha mostrado boa vontade em debater a relação com os trabalhadores, nas várias tentativas feitas pelo Sindijor, será enviado novamente ofício à empresa para discutir os cortes de pessoal.

Jovens poetas de Campina Grande do Sul



Aqui vai nosso parabéns para nossos professores de Português do ensino fundamental e médio. Abnegados eles investem na poesia. Tivemos oportunidade de participar do juri de alguns concursos em Curitiba e Região Metropolitana e nos impressionamos com o trabalho realizado no Colégio Estadual, por exemplo, em que foi possível apreciar nossos melhores poetas em declamações realmente fantásticas. Gente muito jovem provando que a poesia tem vida longa na língua de Camões.
Destacamos também o trabalho da professora Sonia Maria Marquesini e mais 64 alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual Ivan Ferreira do Amaral Filho, de Campina Grande do Sul, que estarão autografando nesta quarta-feira (03), às 19h30, na sede da escola, o livro “Caminhos da Poesia”. A publicação reúne 64 poesias selecionadas entre as 250 produzidas pelos alunos de Sonia, que participaram do projeto de estímulo à leitura desenvolvido pela professora em sala de aula.