sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TRT suspende demissões da Ebraer

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas (SP), Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, decidiu nesta sexta (27) suspender até a próxima quinta-feira (dia 5) as demissões de 4,2 mil funcionários anunciadas no último dia 19 Embraer. O contingente corresponde a 20% do quadro de pessoal da fabricante de aviões.Para 5 de março, está marcada uma audiência de conciliação e instrução entre representantes da empresa e dos trabalhadores. Se não houver acordo, o processo entra na pauta de dissídios coletivos e será julgado pelo TRT.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Empresa nega que "importa" lixo de Curitiba

Em Ponta Grossa, no Paraná, o prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) pediu aos seus assessores que reunissem dados sobre a suposta importação do lixo produzido em Curitiba e outros municípios da região metropolitana. “Fizemos uma reunião com as secretarias envolvidas e estamos coletando informações sobre essa possibilidade. Até agora, tudo que sabemos é através da imprensa, por isso precisamos levantar os dados para ter um posicionamento sobre o assunto”, disse o secretário Municipal de Planejamento da prefeitura de Ponta Grossa. Diferentemente do que foi publicado na imprensa paranaense, representante da empresa Ponta Grossa Ambiental S/A diz que “não há, nem nunca houve, qualquer negociação, conversa ou contato entre representante da Ponta Grossa Ambiental S/A com qualquer pessoa ou representante do consórcio intermunicipal de resíduos de Curitiba e Região Metropolitana, para tratar do assunto de eventual recebimento em nossa URTDF (complexo industrial para recebimento de resíduos) dos resíduos de Curitiba e/ou da região Metropolitana”. Esse representante confirma que a área para receber lixo tem licença do IAP para começar a funcionar como uma unidade de tratamento desde janeiro de 2009. Na verdade a empresa diz que se trata de uma Unidade de Reciclagem Tratamento e Destinação Final de Resíduos, que inclui vários processos para segregação, tratamento e destinação final de resíduos de diversas naturezas.

Grana do lixo financia campanhas eleitorais

O administrador Enio Noronha Raffin fez uma pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde estão arquivadas as prestações de contas das campanhas eleitorais dos candidatos das Eleições de 2004 e 2008, com o objetivo de conhecer os registros contábeis divulgados pelos prefeitos das capitais brasileiras. Tendo por base as informações das prestações de contas das campanhas eleitorais, dos 26 prefeitos das capitais brasileiras, apenas nove (9) não registraram doações de empresas que atuam na área do lixo, ou de empresa de grupo empresarial que tenha uma subsidiária prestando serviço de limpeza urbana e meio ambiente para prefeituras, ou receitas oriundas de comitês financeiros municipais, os quais tenham recebido doações da área do lixo (tendo por base os anos de 2004 e 2008). O prefeito de Curitiba, Beto Richa, não escapou desta. Tem grana do lixo aí!

Mercado prevê inflação e juros em queda

Inflação e taxa de juros em queda em 2009. A previsão é de 80 analistas do mercado financeiro, segundo pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central. A expectativa de especialistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo como taxa oficial de inflação, caiu de 4,69% para 4,66%. A desaceleração das economias brasileira e mundial também deverá gerar efeitos na taxa básica de juros (Selic), apostam os analistas.

Embraer não vai rever demissões

A Embraer não vai rever nenhuma das 4.270 demissões anunciadas na semana passada. O presidente da empresa, Frederico Curado, foi ontem ao Palácio do Planalto atendendo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou indignado quando soube das dispensas, principalmente, pelo fato de a companhia contar com muitos financiamentos públicos. No entanto, Curado deixou a reunião confirmando a decisão.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval de Curitiba, não existe e custa muito



Perdoe-nos pela falta de posts. Nosso departamento de contabilidade está empenhado em levantar os custos do Carnaval de Curitiba que, até o momento, só existe nas contas da Fundação Cultural de Curitiba (FUCUCU). É isso, vamos ver quanto custou a bagaça, ou quanto pagamos para algo que, definitivamente, não existe.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mandante da morte de Amanda Rossi ainda não foi preso

O secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, anunciou que o inquérito sobre o assassinato da estudante Amanda Rossi foi concluído. A investigação prossegue para se descobrir a pessoa que seria a mandante do crime. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), em entrevista coletiva na 10.ª Subdivisão da Polícia Civil, em Londrina. Os acusados de cometerem o crime foram denunciados por homicídio triplamente qualificado. A estudante foi encontrada morta dentro do campus da Universidade Norte do Paraná (Unopar) em outubro de 2007. O secretário de segurança informou que a motivação do crime foi por "motivo fútil", baseado na promessa de um pagamento. Leia mais no Jornal de Londrina....

Assim começam as fofocas...


polícia encerra o caso Amanda Rossi

Daqui a pouquinho, às 15h, o secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, estará em Londrina em coletiva para apresentar detalhes sobre as investigações que levaram a prisão dos autores da morte da estudante Amanda Rossi. É o fim do caso, com o indiciamento de três pessoas envolvidas diretamente na morte da estudante.

Dos médicos



No céu, os anjos separavam os recém-chegados conforme as profissões:
- O próximo!
- Marceneiro.
- Por aqui.
- Próximo!
- Advogado.
- Por aqui.
- Próximo!
- Médico.
- Por favor, fornecedor é pela porta dos fundos!

Para filosofar durante o Carnaval

A cibo biscocto, a medico indocto, ab inimico reconciliato , a mala muliere libera nos, Domine. [Pensées Diverses du Comte d'Oxenstirn 20] Livre-nos, Senhor, de comida requentada, de médico despreparado, de inimigo reconciliado (e) de mulher má.

A dis quidem immortalibus quae potest homini maior esse poena furore atque dementia? [Cícero, De Haruspicum Responso 39] Para o homem, que punição dos deuses imortais pode ser maior que a loucura e a demência?

A fonte puro pura defluit aqua. [Teógnis de Mégara / Sweet 25] De fonte limpa corre água limpa.

A scintilla una augetur ignis. [Vulgata, Eclesiástico 11.34] De uma única fagulha nasce um braseiro.

Quem vai responder pelo assassinato da trabalhadora Cleonice?

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, anunciou que poderá pedir uma adequação em toda frota de ônibus de Curitiba para garantir a segurança dos usuários do sistema. O anúncio foi feito ontem depois de uma análise preliminar do laudo de criminalística e do depoimento do motorista que dirigia o ônibus em que viajava a auxiliar de serviços gerais Cleonice Ferreira Gouveia, de 29 anos. A passageira morreu atropelada depois que as portas do ônibus em que ela estava se abriram com o veículo ainda em movimento, no último dia 28.

Pergunta que o Ministério Público ainda não esclareceu: quem vai responder pelo assassinato da trabalhadora Cleonice Ferreira?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Se sambar, não beba... Se beber, não sambe...

Maior quadrilha de roubo a bancos atuou em Maringá


A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira seis suspeitos de integrar a quadrilha de roubo a bancos e carros fortes considerada a maior do País.
Durante a operação, a polícia apreendeu uma metralhadora antiaérea e antitanque marca Browing.50 com 170 munições. De acordo com o delegado Wanderson Gomes da Silva, o suspeito João Ferreira Lima, o João de Goiânia, confessou ter trazido a arma do Paraguai.
"Comprar arma no Paraguai é igual comprar mandioca no Brasil", disse João de Goiânia ao explicar como comprou a metralhadora.
Em novembro do ano passado, horas depois de os criminosos levarem R$ 1,25 milhão, em dinheiro, de um carro forte, em Varginha, outros cinco suspeitos foram identificados e presos por participarem da ação. A quadrilha também confessou roubos a carros fortes nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Ipatinga, Itaúna, Sacramento, Vila Velha (ES) e Maringá (PR). Também foram confirmados os roubos a bancos nas cidades de Frutal, Ibiá, Belo Horizonte e Criciúma (SC).

Secretaria de Segurança confirma prisão de suspeito

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que foi preso nesta manhã (17), em Santa Teresinha, um homem suspeito de ser o criminoso que matou um estudante e violentou uma jovem no Morro do Boi, em Caiobá, Litoral do Paraná. A prisão foi embasada em uma ordem judicial e até que as provas confirmem a participação do suspeito, a Polícia Civil manterá a identidade do preso sob sigilo.

Suposto assassino de estudante está preso em Matinhos


Encontra-se preso neste momento na Delegacia da Polícia de Matinhos um homem suspeito de ser o criminoso que matou o estudante e violentou a namorada dele, no dia 31 de janeiro, no Morro do Boi. O suspeito chegou sob custódia da Polícia Civil de Curitiba para ser ouvido pelo delegado de Matinhos. Mais detalhes a seguir, aqui no site. Nosso repórter está acompanhando ao vivo o desenrolar desta prisão. Retrato falado – No dia 10 de fevereiro, a polícia divulgou um retrato falado do criminoso. Segundo a descrição, ele tem aproximadamente 30 anos, pele branca, é calvo e tem cabelos pretos, olhos castanhos escuros, mede entre 1,75 m e 1,85 m e é gordo, com peso entre 100 e 120 quilos. Seu andar é pesado e lento e apresenta também o branco dos olhos amarelados, rugas de expressão entre os olhos e poucas rugas na testa e nos cantos externos dos olhos. Ele teria sotaque caipira, o que indica que pode ser morador da região ou do interior do Estado. (Correio do Litoral)


Discursos de Beto Richa continuam abalando o mundo



Os brasileiros e a comunidade internacional acordaram hoje cheios de esperança. Afinal, o grande, infalível, transparente, translúcido e vítreo prefeito de Curitiba, Beto Richa, ocupou a Tribuna da Câmara para mais um memorável discurso. Mas, a grande imprensa canalha, e a pequena também, sacanearam nosso bólide prefeito, ao economizarem tinta e não difundirem tão hábeis palavras que deveras poderiam mudar o mundo. Tais como:

"São objetivos ambiciosos, mas realistas, como reduzir em 25% o tempo médio de atendimento às demandas do cidadão até dezembro de 2012; elevar de 53% para 58% o percentual de servidores com nível superior até dezembro deste ano; e atingir até o final deste ano 90% de resolutividade das demandas priorizadas pelas administrações regionais, índice que hoje é de 82%".
Genial!!!! Genial: resolutividade das demandas priorizadas!!! Nem em relatório de contabilidade, mas em discurso "rolando o lero" vai bem pra cachorro!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Centronic é doadora de campanha em Curitiba

A reportagem da Gazeta do Povo revela que o vereador eleito Emerson do Prado (PSDB) recebeu grande apoio das empresas de vigilância. A Segline Segurança e Vigilância doou R$ 61 mil, e a Centronic Segurança e Vigilância mais R$ 23 mil. Juntas, as duas responderam por 38% dos R$ 222,6 mil arrecadados pelo vereador. Emerson diz que as duas empresas ajudaram porque os proprietários são seus amigos.
É bom lembrar, que este blog tem registrado em seus arquivos a gastança de Beto Richa com essas empresas de segurança, uma fortuna.
Veja quem financiou os vereadores de Curitiba....

Pela saúde da velha Língua Portuguesa

Todo mundo e seu Raimundo sabem da complexidade de nossa língua e que ninguém está livre de cometer pequenos deslizes nesta lida diária de digitalizar a realidade. Penso que devemos perdoar os "errinhos" que aparecem aqui e ali e não atrapalham o entendimento do contexto. Mas, P.Q.P., os erros continuados devem ser combatidos, principalmente aqueles evidenciados por acadêmicos, com títulos e títulos obtidos sabe deus como, e pobres jornalistas com títulos não menos suspeitos.
Não tem dia que não encontro barbaridades em nossos jornais e em teses acadêmicas supostamente geniais. Exemplo: a ignorância do correto emprego das formas pronominais o e lhe da terceira pessoa.
Voltemos ao Ginásio e ao que dizia o velho professor Napoleão Mendes de Almeida. A forma oblíqua o jamais poderá funcionar como objeto indireto, e a forma lhe jamais como direto. "Comete erro gravíssimo quem diz: Eu lhe vi, porque o verbo ver é transitivo direto e, portanto, o oblíquo deve ser o. Da mesma forma erra quem diz: Eu o obedeço, porque o verbo obedecer é transitivo indireto, e, portanto, o oblíquo deve ser lhe."

Objetos:

Direto (Compl. de verbo trans. direto) : se, o (singular); se, os (plural);
Indireto (Compl. de verbo trans. indireto) se, lhe (singular); se, lhes (plural).

Chávez ad aeternum

Hugo Chávez obteve uma grande vitória política ontem com a aprovação do referendo que estabelece a reeleição ilimitada para alguns cargos públicos, entre eles o de presidente. Com isso, Chávez poderá se candidatar às eleições de 2012 no país para um possível terceiro mandato e quantas vezes mais ele quiser.
De acordo com a chefe do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, com 94% dos contabilizados, 54% foram favoráveis ao referendo. Partidários do governo já haviam comemorado antes do anúncio dos resultados. A oposição conseguiu 45,63%. A abstenção foi de 32,95%.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Urbs se complica: perícia aponta que porta é inocente


O laudo do Instituto de Criminalística descartou falhas no sistema de segurança da porta do ligeirinho da linha Araucária/Curitiba, que teria aberto e provocado a queda de uma passageira em 28 de janeiro. A auxiliar de serviços gerais Cleonice Ferreira Gouveia, de 29 anos, morreu atropelada após cair do veículo em movimento na Cidade Industrial de Curitiba. O documento foi encaminhado nesta sexta-feira (13) à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). O delegado-titular da Dedetran, Armando Braga de Moraes Neto, ainda aguarda os laudos do local e o da necropsia para concluir a investigação.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Três estudantes feridos em Protesto no centro de Curitiba


Três estudantes foram detidos e outros três ficaram feridos no início da tarde desta sexta-feira (13) após um confronto com policiais militares, nas proximidades do Colégio Estadual do Paraná (CEP), no Centro de Curitiba. Os estudantes participavam de um protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL), que pedia o retorno da tarifa de R$ 1,90 e a implantação do passe livre para os estudantes. A manifestação foi marcada para as 11 horas na estação tubo que fica em frente ao Passeio Público, na Rua Luiz Leão. Por volta das 12h50, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, foi acionado para socorrer três jovens que teriam ficado feridos no confronto. Um homem de 22 anos foi atendido com suspeita de fratura, e duas adolescentes, de 16 anos, tinham escoriações leves, segundo os bombeiros. De acordo com a sala de imprensa da Polícia Militar (PM), até as 13h20 três pessoas haviam sido detidas no local, depois que um veículo da polícia foi danificado. (Gazeta do Povo)

Curitiba fora da rota dos grandes artistas



É um jogo de pular carniça. Grandes artistas internacionais simplesmente ignoram Curitiba. A atriz e cantora Liza Minnelli, 63, retorna ao Brasil, onde vai se apresentar em Porto Alegre no dia 17, São Paulo no dia 19, Rio e Brasília. Filha do diretor Vincent Minnelli e da atriz Judy Garland, adora o Brasil e admitiu recentemente que não vê a hora de fazer uma parceria com um artista nacional.

Herr Horn, o alemão da Barreirinha sentencia:

"O Prefeitura de Curitiba promove o indigência cultural, gasta horrores e ainda quer atrair o Copa do Mundo para o cidade. Como, se nem o velhinha Liza consegue trazer pro cá?!"

Fotógrafo brasileiro ganha o World Press


O brasileiro Luiz Vasconcelos foi o vencedor da categoria "Notícias Gerais" do World Press Photo 2009, o maior prêmio do fotojornalismo mundial. A foto premiada foi publicada originalmente no jornal A Crítica, de Manaus (AM), em 10 de março de 2008, e mostra uma mulher indígena enfrentando um batalhão de policiais em uma disputa por terras. (Foto: Efe).

STF manda soltar estuprador e ladrões já condenados

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ontem a libertação de cinco presos condenados por crimes graves em primeira instância, sob a justificativa de que a pena só poderá ser cumprida depois de se julgar o último recurso. Entre os beneficiados com a decisão está um condenado a 4 anos por tentaiva de estupro, dois por apropriação de bens e rendas públicas — um sentenciado a três anos de prisão e o outro, a quatro —, um condenado a quatro anos e seis meses por estelionato, e um comerciante sentenciado a sete anos e seis meses de reclusão por roubo qualificado.

Os cinco presos foram beneficiados após decisão dos ministros de que a partir de agora as ações pedindo as libertações poderão ser julgadas individualmente pelos ministros relatores. Não será mais necessário que o processo seja analisado pelos outros integrantes do tribunal no plenário ou em uma das turmas do Supremo.

Na semana passada, o plenário do STF decidiu que acusados e até condenados têm o direito de recorrer em liberdade até que sejam esgotadas todas as possibilidades de recurso. Segundo o tribunal, esse direito está previsto na Constituição Federal.

Durante o julgamento, o presidente do STF, Gilmar Mendes, afirmou que dos 440 mil presos brasileiros, 189 mil são provisórios. Mas houve críticas. O ministro Joaquim Barbosa disse que há muitas possibilidades de recursos no sistema processual brasileiro, o que acaba adiando a conclusão dos processos. “Estamos criando um sistema penal de faz-de-conta”, afirmou.

Mesmo com as críticas, na semana passada, por 7 votos a 4, o Supremo entendeu que o direito de recorrer em liberdade deve ser respeitado desde que não haja motivos que justifiquem a prisão, por exemplo, por risco de fuga ou tentativa de atrapalhar as investigações.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como gelar bebidas em 5 minutos



Verão e cerveja quente, jamais!!!
Minha amiga Raquel me fez lembrar este arranjo fisicoquímico que aprendi ainda nos tempos em que era estudante de Petroquímica. Você terá cerveja gelada em menos de cinco minutos. A "Mistura Frigorífica" é obtida da seguinte maneira no isopor:

Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool.
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor da mistura. Esta fórmula também serve para gelar refrigerantes. Não esqueça de lavar a latinha para tirar o sal.

Vagas para jornalistas: UFPR e Francisco Beltrão


Cresol procura assessor de imprensa para Francisco Beltrão
A Cresol contrata assessor de imprensa para trabalhar em Francisco Beltrão. O profissional deve ter experiência em assessoria, rádio e jornal diário e precisa estar disponível para viagens. Os currículos devem ser enviados para boletim@cresol.com.br, com o título Vaga Imprensa. Só serão analisados os currículos que informarem a pretensão salarial na capa.

Aberta inscrições para teste seletivo na UFPR
Estão abertas as inscrições para o teste seletivo para professor substituto da disciplina de Meios Eletrônicos, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná. Os interessados podem fazer as inscrições na Secretaria do Departamento de Comunicação Social (Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê), das 8h às 14h. A carga-horária é de 40 horas semanais e a titulação mínima exigida é de graduação em Comunicação Social com mestrado na mesma área ou em áreas afins. Mais informações pelo fone (41) 3313-2005.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Câmara rejeita MP da pilantropia


A Câmara dos Deputados rejeitou ontem a Medida Provisória 446, que renovava todos os certificados de entidade beneficente de assistência social (Cebas). A rejeição foi acertada em reunião do Colégio de Líderes. O relator da MP, deputado Ricardo Barros (PP-PR), deu parecer pela rejeição da MP, nos quesitos de urgência e relevância, que são os primeiros dispositivos a serem votados. Barros disse que em relação ao mérito da proposta era favorável, mas que a proposta não atendia os requisitos constitucionais de relevância e urgência. Os deputados aprovaram então o parecer do relator e a MP foi então rejeitada.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Solucionador de problemas

Esquema encontrado por um operador do "Lixo que não é lixo" da Prefeitura de Curitiba.

Será que vai dar praia? e-surf responde



Uma dica para quem vai para o Litoral (RJ, PR, SP, SC) e deseja saber se vai dar praia, acesse o e-surf e tenha imagens ao vivo do que se passa na praia. Não vale ficar olhando as mocinhas tomando sol, este negócio é para quem leva pegar onda a sério!

Rede Massa (Sbt) demite outra jornalista


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) informa que o “passaralho” voltou a dar o ar da graça nas emissoras do apresentador Carlos “Ratinho” Massa, a Rede Massa de televisão, retransmissora do SBT no Paraná. A jornalista Rachel Ribas foi demitida exatamente um mês depois de retornar de sua licença maternidade. Embora a Convenção Coletiva dos jornalistas tenha previsão de manter o emprego até quatro meses depois de encerrado o benefício previdenciário (120 dias), Rachel não foi “alcançada” pela proteção (Cláusula 34 da CCT), pois seu vínculo com a Rede Massa é de radialista. Mesmo exercendo atividades jornalísticas como produção de conteúdo para o sítio; produção de imagem e texto e edição do boletim interno das emissoras e trabalho de assessoria de imprensa. Vale ressaltar que o Sindicato encaminhou à Superintendência Regional do Trabalho ofício pedindo fiscalização de irregularidades, como era o caso de Rachel e de sua substituta, a qual, segundo o “rádio-corredor” da emissora, vai receber salário abaixo do piso, contrariando o que estabelece o Artigo 7.º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Estudantes protestam pelo passe livre e contra aumento










No final da manhã desta segunda-feira, os estudantes realizaram um protesto no bairro do Tarumã contra o aumento da passagem e pelo passe livre em Curitiba. De acordo com as lideranças estudantis, a turma do prefeito Beto Richa não vai ter refresco enquanto não atender às reivindicações do estudantado. (fotos: Paulo Rosa).

farinha do mesmo saco

A Gazeta do Povo informa: em Curitiba, 24 anos de farinha do mesmo saco.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O neoliberalismo determinou a crise econômica



Em 1998, dez anos depois da queda do Muro de Berlim, as Bolsas de Valores davam claros sinais que algo não estava funcionando bem no sistema capitalista. As expressões da moda eram neoliberalismo e globalização. O grande ideólogo, também na moda, era Fukuyama. Vale a pena voltarmos uma década para ver como o Brasil se fez refém do mercado com FHC. Leia mais em nosso artigo "O cachorro louco de Diógenes"... , publicado na Folha de Londrina em 1998.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Curitiba é cabide de emprego de derrotados

A Gazeta do Povo informa que pelo menos sete políticos que não se elegeram para a Câmara de Curitiba no ano passado foram indicados pelos seus partidos para ocupar cargos comissionados na administração do prefeito Beto Richa (PSDB). Quatro deles são ex-vereadores que não se reelegeram: Angelo Batista (PP), Jorge Bernardi (PDT), Nely Almeida (PSDB) e Manassés de Oliveira (sem partido). E o número de ex-vereadores derrotados nas urnas contratados por Richa deve aumentar, já que Elias Vidal (PP) também deve ser chamado pela prefeitura.

Conheça alguns políticos que disputaram a eleição para a Câmara Municipal de Curitiba, não se elegeram, mas participam da administração do prefeito Beto Richa (PSDB):

Ex-Vereadores
Angelo Batista, superintendente da Secretaria de Esportes
Jorge Bernardi (PDT), secretário do Trabalho
Manassés Oliveira, secretário de Assuntos Metropolitanos
Nely Almeida (PSDB), assessora da Secretaria de Governo
Elias Vidal (PP). Ainda não foi nomeado, mas reberá um cargo pela cota de seu partido na administração municipal

Candidatos em 2008
Mauro Ignácio (PDT), diretor de Planejamento da Secretaria de Trabalho
Hirotoshi Taminato (DEM), diretor do Departamento de Edificações
Gói Mello (PP), assessor da Secretaria Antidrogas
Fonte: Diário Oficial do Município e lideranças partidárias.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Feira de livros franceses

Os amantes da literatura francesa que encontram dificuldades em adquirir títulos originais podem aproveitar a Feira de Livros Franceses para atualizarem suas bibliotecas. Promovida pela Aliança Francesa de Curitiba, a Feira de Livros Franceses será realizada de 5 a 14 de fevereiro, no Café Babette, anexo à sede da Aliança. Além de títulos dos principais escritores da literatura francesa, na feira será possível encontrar publicações sobre história, vinhos, culinária, artes, cinema, guias de viagem e um acervo atualizado com diversos métodos para o aprendizado da língua e dicionários. A feira vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 10h30, das 13h30 às 16h30 e das 17h às 20h30. Aos sábados, das 8h às 12h. A Aliança fica na Rua Prudente de Morais, 1.101. O telefone de lá é o (41) 3223-4457.

Renault de S. J. dosPinhais reduz potência da Scénic

Sem causar muito alarde, a Renault realizou um reposicionamento na sua linha de minivans oferecidas no Brasil. A partir da linha 2009, a Scénic nacional, fabricada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), será oferecida somente com o motor 1.6 16V Hi-Flex de 115 cv de potência e 16 kgfm de torque com álcool.

Segundo a assessoria de imprensa da marca informou, a Scénic continua em linha somente com câmbio manual nas versões Authentique, Expression e Sportway, com preço inicial tabelado em R$ 49 190. Quem quiser o modelo com propulsor 2.0 e transmissão automática terá como opção somente a Grand Scénic, nova geração da minivan importada da França, que parte de R$ 71 490 ainda no estoque da linha 2008. Como diferenciais, além do projeto mais moderno, a Grand Scénic tem capacidade para 7 passageiros, ar-condicionado e painel digitais.(Terra).

A farra das barracas no Largo da Ordem


Foi-se o tempo em que o artesão carregava sua própria barraca e a armava para a "feirinha" do Largo da Ordem. Agora, o trabalho é feita por empresa particular e no sábado à tarde. O trabalho do "artesão-feirante" é só levar a mercadoria para vender (quase tudo industrializado).
A queixa dos comerciantes e turistas é simples, por que a Prefeitura autoriza que se arme as barracas no sábado, se a feira é no domingo? Os turistas não conseguem nem mesmo fotografar os prédios de nosso setor histórico e à noite tem que pedir licença para as barracas para transitar pelo Largo.
Talvez, a prefeitura de Curitiba queira mostrar isso mesmo: nossa história não passa de um monte de barracas vazias.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Imbecil & Beócio confirmam a tese da Urbs da porta assassina

Imbecil - Enquanto arrumo a toga, S. Ex.ª poderia me dizer se está correta a hipótese levantada pela Urbs e prefeitura de Curitiba a respeito de um assassinato. Elas acusam uma porta de matar uma passageira de ônibus?

Beócio
- Ex.ª, até mesmo antes de examinar os autos, posso adiantar que a tese está corretíssima...

Imbecil
- Mas como, um crime, assassinato diga-se de passagem, precisa de no mínimo um autor dotado de vida e vontade...

Beócio
- Engano! A porta do ônibus é um ser que se move e uma placa avisava para a passageira não ficar ali.

Imbecil
- Mas o ônibus estava lotado... Como ela poderia obedecer ao aviso?

Beócio
- Ex.ª! Pedindo licença aos outros passageiros!...

Imbecil
- Bem pensado!

Beócio
- Penso em firmar jurisprudência a partir deste caso, Ex.ª. De hoje em diante, num caso de assassinato a tiros, a culpada será a bala, ou até mesmo o revólver; no caso de arma branca, a culpa será da faca; no caso de irresponsabilidade com o transporte coletivo, a culpa será da porta!!!

Imbecil
- Brilhante, Ex.ª!! Somente um juiz Beócio para formular tal raciocínio magno!!!!

Começa a cair a máscara da propaganda de Richa


A grande mentira curitibana começa a ser desfeita. A imagem do bom moço Beto Richa construída na base da propaganda milionária e no discurso irresponsável de que Curitba é o céu na terra está indo para o brejo. Há ainda muita lenha para queimar, mas deixem os estudantes retornarem às aulas, os rios começarem a feder e a encher e o curitibano descobrir que a Linha Verde não ajudou em nada o trânsito em Curitiba para ver como é que fica.
É lógico que a Secretaria de Comunicação vai tentar continuar maquiando a cidade e investindo na propaganda pessoal do translúcido e vitaminado prefeito, para isso estão sendo contradas novas agências de publicidade. Mas o que é a publicidade diante da realidade?
A popularidade do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), apresentou a primeira queda desde julho de 2007. Levantamento exclusivo encomendado pela Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisas revela que a aprovação da gestão de Richa sofreu uma redução de 6,5 pontos porcentuais em relação a dezembro. Segundo a pesquisa, realizada no fim de janeiro, 83,1% dos eleitores curitibanos aprovam a gestão Richa. Em dezembro, esse índice era de 89,6%. Uma das causa apontadas para a queda de popularidade é o aumento da tarifa dos ônibus, de R$ 1,90 para R$ 2,20.

Câmara dá R$ 16,5 mil a Taniguchi por um dia de "trabalho"


O deputado federal Cassio Taniguchi (DEM-PR) - alguém se lembra dele? Foi prefeito de Curitiba - ganhou R$ 16,5 mil por um único dia de trabalho no Congresso Nacional. Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, Taniguchi reassumiu a cadeira na Câmara apenas para participar das eleições para a presidência da Casa e, logo depois, voltou à secretaria de Brasília. Apesar da passagem relâmpago na votação da segunda-feira, ele recebeu a ajuda de custo no valor do salário mensal. Gazeta do Povo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cohab-CT torra R$ 64 mil em cortinas e R$ 478 mil em móveis




Os sem teto de Curitiba podem ficar tranquilos, nada de luz no rosto enquanto eles estiverem dormindo nas ruas, a Cohab de Curitiba já comprou as cortinas:

OBJETO: Contratação de empresa para a prestação de serviços de fornecimento, confecção e instalação de cortinas, em tecido não deformável, com freio dinâmico negativo, decorrente da Carta Convite SEAQ/021/2008 COHAB-CT, Contrato DJU 0231/2008; autorizado pela Diretoria da COHAB-CT, conforme homologação na 1683ª RD da COHAB-CT de 02/12/2008; Parecer SEAQ/161/2008; CONTRATADO:
SHEPHERD NEGÓCIOS INTERNACIONAIS LTDA; VALOR: R$64.407,55; PRAZO: 30 (trinta) dias (DOM 20/01)

OBJETO: Contratação de empresa para o fornecimento e montagem de mobiliário para nova sede da COHAB-CT (mesas, gaveteiros, armários, painéis, conexões e suportes para CPU), decorrente do PregãoEletrônico SMAD/003/2008, Contrato DJU 0244/2008; autorizado pela
Diretoria da COHAB-CT, conforme homologação na 1686ª RD da COHAB-CT de 22/12/2008; Processo nº 123792/2008; CONTRATADO: DANISARTE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS LTDA; VALOR: R$478.117,00;
PRAZO: 30 (trinta) dias

Mais uma graninha para a Cavo

EXTRATO DE CONTRATO
Partes: MUNICÍPIO DE CURITIBA
CAVO SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE S.A.
Objeto: Aditivo 15561/11 ao Contrato de Empreitada celebrado em
22.12.04. Acréscimo de Serviços. Concorrência Pública Nacional n.º
001/2004-SMMA.
Data: 14.11.08
Valor do Acréscimo: R$ 321.392,16 (trezentos e vinte e um mil, trezentos
e noventa e dois reais e dezesseis centavos)
Valor Mensal: R$ 7.783.979,18 (sete milhões, setecentos e oitenta e três
mil, novecentos e setenta e nove reais e dezoito centavos)
Valor Total: R$ 450.459.655,54 (quatrocentos e cinquenta milhões, quatrocentos
e cinquenta e nove mil, seiscentos e cinquenta e cinco reais e
cinquenta e quatro centavos)
Dotação Orçamentária:
10001.154520077.2035 - 3.3.90.37.00.00.0.1-000 – SMMA
Processo: 136.516/2008-PMC

As idas e vindas da licitação para agências de publicidade do Beto

SECRETARIA MUNICIPAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

COMUNICADO REPUBLICAÇÃO DO AVISO DE LICITAÇÃO (D.O.M. 20/01)
Comunicamos às empresas que retiraram o edital e/ou as interessadas em participar do Processo Licitatório - Concorrência nº 031/2008, cujo objeto é: Seleção e contratação de empresas especializadas para a prestação de serviços de publicidade aos Órgãos e Entidades da Administração Direta e da Indireta do Município de Curitiba, a REPUBLICAÇÃO do
aviso de licitação, em decorrências das alterações necessárias que foram feitas no edital.
O novo edital estará disponível aos interessados a partir do dia 22/01/2009 (quinta-feira) na Secretaria Municipal da Comunicação Social, situada na Av. Cândido de Abreu, 817 - 1º andar, Centro Cívico, Curitiba (PR). Portanto a abertura marcada para o dia 28/01/2009 foi cancelada.
A abertura do certame será realizada no dia 30/03/2009 (segunda-feira) às 9h. O presente aviso consta no Diário Oficial do Município e Jornal de grande circulação do dia 20/01/2009, bem como está inserido no site da Prefeitura Municipal de Curitiba www.curitiba.pr.gov.br
Para acessar as informações relativas à Concorrência, os interessados deverão escolher a opção acesso rápido, escolher a Secretaria Municipal de Administração, clicar em Licitações, informar os dados da licitação e na opção órgão escolher Secretaria Municipal da Comunicação
Social.
Curitiba, 19 de janeiro de 2009.
SILVANA BEATRIZ DE BRITO NASCIMENTO-PRESIDENTE

Inscrições prorrogadas Concurso da Prefeitura de Curitiba


Este concurso tem tudo para gorar já na primeira ação judicial questionando a contratação sem licitação da Opet para realizar as provas, mas mesmo assim a turma do Beto, o Opaco, insiste em realizá-lo. A Prefeitura de Curitiba prorrogou até sexta-feira o prazo para inscrições ao concurso público para os cargos de assistente social e auxiliar de serviços escolares, no segmento de saúde social. O prazo foi prorrogado em virtude de greve dos vigilantes bancários. A inscrição deverá ser feita pela internet, acessando o site da Prefeitura www.curitiba.pr.gov.br.

Sentença judicial: gostosas da TV e Flamengo


Decisão do 2º Juizado Especial Cível de Campos (RJ) foi para o paredão. Na sentença sobre a compra de uma TV com defeito, semana passada, o juiz Cláudio Ferreira Rodrigues reconheceu dano moral do consumidor e concedeu indenização de R$ 6 mil. Para exemplificar o que o comprador deixou de ver, o magistrado citou “as gostosas do Big Brother” e o Flamengo. “Nem assisto ao Big Brother!”, garantiu o juiz, que é rubro-negro.Na sentença, o juiz pergunta como o consumidor “poderia assistir às gostosas do Big Brother ou ao Jornal Nacional, ou a um jogo do Americano x Macaé, ou principalmente a um jogo do Flamengo, do qual o autor se declarou torcedor”. Logo depois, mexe com vascaínos e tricolores: “Se o autor fosse torcedor do Fluminense ou do Vasco, não haveria a necessidade de haver televisor, já que para sofrer não se precisa de televisão”. O juiz se mostrou surpreso com a repercussão. “Foi uma maneira descontraída de se manifestar sem violar os direitos das partes. Desejo afastar a formalidade. Isso aqui retratou o que aconteceu na audiência de instrução e julgamento”, observou ele, sem lembrar se foi o autor que usou o termo “as gostosas”. (O Dia)

Perseguição: presidente do Sinjor-PA é demitida

O Sindijor-PR se solidariza à presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Pará, Sheila Faro, demitida na última quarta-feira, dia 27 de janeiro, pelo presidente da Companhia Docas do Pará. A jornalista, com 14 anos de profissão, é uma das principais lideranças daquele estado do Norte. A demissão gerou uma reação do presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, o qual emitiu uma nota repudiando a maneira arbitrária pela qual se deu a demissão de Sheila Faro. A demissão agride a Constituição Brasileira, a CLT, a regulamentação profissional do Jornalista e tratados internacionais, os quais protegem dirigentes sindicais. Essas amplas defesas da livre organização sindical são recepcionadas pela legislação brasileira, e estão inscritos nas Convenções 87 e 98 da Organização Internacional dos Trabalhadores (OIT). “A demissão imotivada é uma séria ameaça à liberdade de organização dos trabalhadores”, diz a nota da federação.

Justus promete lista de funcionários da Assembléia

O deputado estadual Nelson Justus afirmou que vai divulgar a lista de funcionários da Assembleia e também a prestação de contas sobre como são gastas as verbas de gabinetes dos parlamentares, que é de aproximadamente R$ 39,5 mil por mês.

Greve dos vigilantes: começa a faltar dinheiro nos caixas eletrônicos

Os vigilantes do Paraná acertaram na tática da greve. No final da tarde de ontem já faltava dinheiro em alguns caixas eletrônicos, principalmente nos do Banco 24 Horas. Início do mês é época de pagamento de salários e de contas. O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e região metropolitana, João Soares, disse que nenhum carro forte circulou para repor o dinheiro no autoatendimento dos bancos. Ao todo, 21 mil vigilantes trabalham no Paraná, dos quais 6,8 mil atuam em Curitiba e região. A adesão foi de 60% da categoria na capital.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lula vai ter que dizer amém ao PMDB


O governo do PT conseguiu a façanha de perder as presidências da Câmara e do Senado. Lula agora é refém do PMDB. José Sarney (PMDB-AP) é o novo presidente do Senado. Ele foi eleito por 49 votos contra 32 do senador Tião Viana (PT-AC) nesta segunda-feira (2), e vai substituir no cargo o senador pelo Rio Grande do Norte Garibaldi Alves, também do PMDB. O deputado Michel Temer (PMDB-SP) recebeu 304 votos, superando os concorrentes Ciro Nogueira (PP-PI), que teve 129 votos, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com 76 votos. Dos 513 deputados, votaram 509 parlamentares.

Ministério Público investiga Beto Richa no esquema gafanhoto

Reportagem da Gazeta do Povo informa que O Ministério Público do Paraná, por determinação da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), abriu um procedimento para investigar se o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), tem algum envolvimento com o esquema gafanhoto na Assembleia Legislativa, que está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Richa exerceu mandato de deputado estadual entre os anos de 1995 e 2000.